...

...
...

domingo, 28 de agosto de 2016

Sacramento da Reconciliação (Confissão)



Objetivos:
  • Comprender o significado e a importância do sacramento da Reconciliação, Confissão ou Penitência.
  • Descobrir a beleza do perdão, uma das atitudes mais nobres e poderosas vivenciadas e ensinadas por Jesus.

Ambiente:
  • Bíblia, vela, flores.
  • Um vaso com um galho bem verdinho e outro com um galho seco.


1. Acolhida e Oração Inicial
  • Acolher a todos com alegria.
  • Conversar um pouco, informalmente. Ver quem está participando das celebrações eucarísticas da comunidade. Motivar.
  • Fazer momento de animação, cantando músicas apropriadas. Pode ser a número 6 do CD do Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva.
  • Depois, sossegar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz.
  • Convidar para cantar a música número 17 do mesmo CD.
  • Em clima de oração, motivar a  turma a rezar com  confiança, entregando sua vida nas mãos de Deus. Em silêncio, cada um faz sua prece.
  • Depois o(a) catequista convida para rezar com ele(a): “Senhor Jesus, recebe nossa vida, que hoje te entregamos com confiança. Sabemos que tu és o Deus da vida, que nos liberta do mal. Sabemos que tu nos ama e nunca nos abandonas. Sabemos que, mesmo nas nossas fraquezas e limites, tu estás conosco. Por isso, nós te entregamos nosso coração, nossa vida, tudo o que nós temos e somos, na certeza de que tu cuidas de nós. Amém!”

2. Fazer uma recordação dos encontros anteriores

Os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade:

  • Sacramentos de Iniciação Cristã
  • Sacramentos de Cura
  • Sacramentos de Serviço e Comunhão
Os Sacramentos de Iniciação são:  Batismo, Crisma e Eucaristia. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.

O Batismo, Eucaristia, Crisma são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço à comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos da cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos de doença.


3.  Anúncio do tema
  • Convidar a observar os galhos que estão colocados no centro de nossa sala. Conversar sobre eles:
  • Por que um galho está seco e o outro verde?
  • O que faz um galho ficar seco?
  • E nós, podemos também ser galhos verdes ou secos? Quando estamos verdes? Quando secamos?
No final, convidar as crianças a escrever numa palavra o que “seca” nossa vida e o que “alimenta” nossa vida para ela ficar verdinha.

1.  O tema do encontro  hoje é o sacramento da Reconciliação, também chamado confissão ou penitência. Vocês se lembram que já tratamos deste tema há alguns meses? Do que se recordam?

2.  Este sacramento é um convite de Jesus a pedir perdão por nossos pecados e a nos reconciliar com Ele e com as pessoas.

3.  Mediante o Sacramento da Reconciliação, nós nos aproximamos do Ministro de Cristo – o padre – em atitude de humildade para confessar o amor e a bondade de Deus sobre nós e nossas pequenas ou grandes infidelidades a este amor e bondade.

4.  O evangelho que vamos ouvir nos ajuda a refletir como este sacramento é importante para fortalecer a comunhão da comunidade.


4. Leitura da passagem bíblica: Mateus 18, 12-22

Compreendendo o texto:

Jesus está ensinando os discípulos como é a vida em comunidade e recorda que muitas vezes nós erramos, nos afastamos dos irmãos. Ele explica, então, qual é o caminho para retomar a comunhão e viver o perdão. Vejamos, passo a passo, como Jesus nos convida a viver o sacramento do perdão:

1.  Ele começa a falar de ovelhas. Uma parábola para as pessoas compreenderem como são queridas por Deus como suas ovelhas. Para o pastor cada ovelha é tão importante que ele deixa noventa e nove nos morros para buscar aquela que se perdeu do grupo.
2.  A alegria de Deus é que ninguém de seus filhos e filhas se perca, por isso oferece a graça de reconciliação e do perdão.
3.  Depois Jesus continua ensinando-nos o que significa o perdão: ele ensina a viver a correção fraterna e isso nos mostra  que junto com o perdão deve haver também o desejo de mudança e de conversão.
4.  Ele diz também que “se dois ou três estiverem reunidos em seu nome ele estará presente”. Isso significa que no sacramento da Reconciliação, entre nós e o padre a quem confessamos nosso pecado, o próprio Jesus se faz presente concedendo-nos a graça do perdão.
5.  Finalmente, Simão Pedro pergunta quantas vezes deve perdoar. Jesus então que o perdão é sem limites, portanto, todas as vezes que erramos, Deus nos dá uma nova chance e nos convida também a dar uma nova chance ao irmão que errou.
6.  A partir deste evangelho vemos o que é necessário para uma boa confissão:
  • Recordar as vezes que no afastamos de Deus fazendo só o que nos interessa. Fazemos isso quando agimos com desobediência, inveja, ciúme, gula, raiva...
  • Cair em si,ou seja, assumir que estamos errados e que precisamos melhorar. Desejar voltar para Deus e ter coragem de pedir perdão, confessando nossos pecados.
  • Receber a graça da absolvição, ou seja, do perdão de Deus e da Igreja que nos vem pelo sacerdote.
  • Assumir um gesto concreto de penitência que o padre no sugere.
  • Desejar não pecar mais.


5. Atividades
  • Do livro

6. Oração Final e Encerramento
  • Queremos responder à Palavra hoje, voltando nossos olhos  para os dois galhos. Em silêncio vamos escrever nas tirinhas de papel as coisas que nos fazem secar, nossos pecados, nossa falta de amor para com Deus e com os irmãos.
  • Depois vamos pedir perdão em voz alta e, pedir ao Senhor para sermos como o galho verde que produz frutos bons. Podemos escrever em duplas, quais os frutos bons que queremos produzir a partir do perdão de Deus.
  • Cantar a música número 13, do CD do livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva.
  • Convide-os a rezarem juntos o Ato de Contrição: “Meu Deus, me arrependo de todo o coração por vos ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a sua graça, nunca mais pecar. Amém!”
  • Convidar a turma para rezar a Deus, confiantes no seu perdão. Salmo 32/31 - Rezar alternando os versículos em dois coros:
A – Feliz aquele cuja fraqueza foi perdoada, cujo pecado foi absolvido.
B – Feliz o homem a quem Deus não interroga sobre suas faltas, e em cujo coração não há mentira.
A – Enquanto me conservava calado, sofria angustiado, e lamentava minha sorte.
B – Pois, dia e noite, sentia o peso do pecado, esgotavam-se as minhas forças como em dia de forte calor.
A – Então, eu vos confessei meu pecado e não mais escondi a minha culpa.
B – Disse: “Sim, vou confessar ao Senhor a minha fraqueza”. E vós perdoastes todo meu pecado.
A – Assim também todos os pecadores virão a vós no momento de necessidade, e serão socorridos por vós.
B – Vós sereis meu refúgio, das angústias me preservareis, e me envolvereis na alegria de minha salvação.
A – Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
B – Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

  • Cada um poderá repetir o versículo de que mais gostou.
  • Cantar a música número 6, agradecendo a Deus pelo perdão.
  • Motivar para o próximo encontro.

Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias (RJ)
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário