...

...
...

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Somos Sal da Terra e Luz do Mundo




No encontro de hoje, quis saber dos meus catequizandos como foi a sua experiência na participação da celebração de quarta-feira passada. Depois de todos falarem, refletimos juntos sobre as bonitas palavras de Jesus, em Mateus 5,13-16, nas quais ele nos compara com o sal e a luz. 

Por que será que Jesus nos compara com o sal e a luz? Para que serve o sal e para que serve a luz? (Deixei que falassem).

Bom, vimos que o sal tem duas características muito importantes: O sabor e a conservação. 

Sabemos que o sal é um produto extremamente essencial na culinária. É um tempero que serve para dar sabor aos alimentos. Jesus nos comparou com o sal porque nós cristãos temos a capacidade de dar sabor ao mundo, com nossas palavras, com nossos exemplos. Assim como o sal dá sabor à comida, os cristãos dão gosto de viver para as pessoas com quem convivem. 

É muito ruim uma comida sem sal. É quase intragável! Mas você já experimentou uma comida salgada demais? Ninguém consegue comer! Portanto, o sal na comida tem que ser na medida certa. Comparados ao sal, nós, discípulos de Jesus, temos que ser sal na medida exata, temos que ser tempero bom, moderado...  Não ser sem sal, nem salgado demais!

O sal serve para temperar, para dar sabor... mas também é utilizado para conservação dos alimentos. Vimos que sendo sal, temos capacidade de fazer a diferença, de dar sabor a esse mundo, mas como podemos agir com a caracteristica de conservação ou preservação?

Nos ensina o Monsenhor Jonas Abib: "O sal preserva. E como é preciso no mundo atual, preservarmos os valores! Vemos como as pessoas estão se estragando nos conceitos do próprio corpo... A corrupção passou a ser cotidiana, não somente nas grandes coisas, mas nas pequenas também. Criou-se uma cultura de corrupção em que todos querem tirar alguma vantagem de alguma coisa ou de alguém. As pessoas precisam ser resgatadas. É necessário não somente resgatar, mas prevenir as pessoas para que elas não entrem nesse círculo vicioso. Por isso o Senhor nos constituiu sal, a fim de preservarmos os bons costumes. E isso acontece por meio de pequenos hábitos que são deixados e lado, a começar pelas roupas, por exemplo, entre muitos outros bons costumes. Por isso o Senhor nos chama a ser sal para preservar a pureza nos olhos, nos hábitos, pois sabemos que a impureza nos leva a perder o sentido da vida. Nada tem valor, tudo passa a ser natural."

Jesus também nos compara a outro elemento: à luz. Ele nos diz que somos a luz do mundo. Como vocês disseram no início: a luz afasta as trevas, a luz nos afasta dos perigos, a luz aponta rumos e direções... a luz também nos fala da pureza. Imaginem a nossa vida sem a luz! Experimentem colocar um venda nos olhos e tentar caminhar... é horrível! Sem a luz viveríamos nas trevas, perambulando por caminhos tortuosos, tateando no escuro sem encontrar o rumo certo. É dessa forma que vivem as pessoas que não conhecem a Jesus! 

Só conseguimos ser plenamente feliz quando somos iluminados pela luz de Cristo. Nós, que conhecemos e caminhamos com Jesus, somos a luz que revela a Verdade da Palavra, que mostra quem é Cristo e que leva uma mensagem de esperança e paz aos corações aflitos, que se encontram distantes do amor do Senhor. Temos a missão de ser luz do mundo. Deus quer iluminar o mundo, e quer fazer isso através de nós.

Ao nos compararmos com o sal e a luz, Jesus quis nos ensinar com essa narrativa que somos importantes. Logo, a nossa vida não pode ser insossa, sem graça... E como luz que somos, em Jesus, precisamos ser revelados, não podemos ficar escondidos.

"Todos nós batizados, somos discípulos missionários e somos chamados a nos tornarmos no mundo um Evangelho  vivo: com uma vida santa darmos "sabor" aos diferentes ambientes e os defenderemos da corrupção, como faz o sal; e levaremos a luz de Cristo com o testemunho de uma caridade genuína. Mas se os cristãos perdem o sabor e se apagam, a sua presença perde a eficácia." (Papa Francisco)

"É pois, muito bela a missão do cristão no mundo: ser sal e luz", acrescentou o Papa, sublinhando que o cristão não deve sê-lo apenas de nome. "Como quereis viver, como lâmpadas apagadas ou como lâmpadas acesas?", perguntou aos presentes. E concluiu afirmando que "ser lâmpada acesa é vocação do cristão".

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,16).


Como Igreja de Cristo, deixemos que a luz do Senhor brilhe em nós!

Sejamos sal da terra e luz do mundo! 
  • Depois as crianças resolveram algumas atividades sobre o tema (copiei do Blog Pãozinho do Céu); 



Oração Final e Encerramento:

  • Motivação: Hoje Jesus está nos convidando a fazer somente aquilo que é bom. Quem age assim é como uma luz que brilha forte e ilumina o mundo. Vamos colocar a mão no coração e rezar:  "Ó meu Jesus, eu quero ser bom! Quero ter um coração cheio de paz e cheio de luz. Quero ser como uma luz forte que brilha e ilumina o mundo. Venha me ajudar, Jesus! Amém!" 

AMBIENTE E ALGUNS MOMENTOS 
DO NOSSO ENCONTRO








































































































MIMOS PARA OS MEUS CATEQUIZANDOS





















Nenhum comentário:

Postar um comentário