...

...
...

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sacramento do Batismo




Objetivos:
  • Entender a importância do batismo como início do seguimento a Jesus.
  • Conhecer os símbolos do batismo e o seu significado.


Ambiente: 
  • Mesa forrada com toalha branca, água (fonte), vela acesa, igreja, óleo e uma veste branca.






1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com alegria. Fazer momento de animação.
  • Silenciar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz (podemos cantar). 
  • Motivar: "Estamos reunidos em nome de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Nosso Deus nos ama e por isso nos reúne para crescer ainda mais na comunhão. Como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são unidos a ponto de serem um só Deus, nossa união deve ser tal a ponto de formarmos um só coração e uma só alma, cada um comprometido com a libertação e a felicidade do outro. Vamos fazer silêncio, fechar os olhos e rezar a Deus. Vamos pedir por nós mesmos em primeiro lugar, para que o nosso coração seja livre para o amor; para que as nossas mãos sejam fortes para amparar; para que a nossa mente seja lúcida para discernir os caminhos (silêncio). E vamos também rezar uns pelo outros. Vamos colocar a mão no ombro do nosso companheiro e rezar por ele, pedindo que Deus o fortaleça e anime sempre"
  • Repetir a seguinte prece com o catequista: "Ó Deus de amor, nós te agradecemos pela vida de cada irmão que participa de nossa catequese. Nós te pedimos que cada um de nós tenha tua força e tua luz ao longo da jornada. Derrama, sobre esse irmão o teu Espírito, que nos capacita a seguir Jesus. Nós contamos com tua ajuda e tua força. Amém!"
  • Cantar a música número 18 (CD do livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva).


Recordação da vida:
  • Recordar a semana anterior e que já falamos sobre o batismo em nossos encontros.


2. Anúncio do tema do encontro


  • Conversar com as crianças sobre os símbolos da água, da vela, do óleo e da veste branca.
  • O que estes símbolos nos falam de nosso dia a dia? Para que serve cada um deles?



3. Desenvolvendo o tema

a) Dar continuidade à conversa trazendo os símbolos para a vida de fé:
  • A água purifica, refaz, traz vida nova.
  • A vela serve para iluminar nossas noites escuras. Ela é símbolo da luz de Cristo que não quer que caminhemos no escuro.
  • O óleo era usado no tempo da Bíblia.

b) Colocar sobre a importância do Batismo como porta de entrada na vida cristã.


Pertencemos a vários grupos na vida:
  • Somos membros de um família
  • Alunos de uma escola
  • Cidadãos de um país
  • Alguns grupos a gente escolhe livremente, a outros a gente pertence quase sem querer.

Geralmente, alguma coisa marca o início da nossa participação no grupo: 
  • O nascimento
  • A matrícula na escola
  • O registro no cartório, etc.

A Igreja é a grande comunidade que tem como tarefa a cosntrução do Reino de Deus. Passamos a pertencer a esse grupo pelo Batismo.


c) O Batismo é um novo nascimento. Por ele somos mergulhados em Cristo e nascemos para uma vida nova para aprender a viver como Jesus viveu.


Explique que a palavra Batismo significa mergulho, pois na Igreja primitiva as pessoas eram mergulhadas totalmente na água. Esse era o batismo de imersão.

O gesto de mergulhar na água possui dois significados:

Estar mergulhado em Cristo: quem tomou esse banho não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.

Morrer - viver: Como Cristo morreu por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo que nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo pensando menos em nós mesmos, fazendo da vida uma doação constante.


Através do batismo:
  • Nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja;
  • Assumimos nossa condição de filhos de Deus;
  • Recebemos a graça do Espírito Santo para vencer o pecado original e praticar o bem e a justiça;
  • Assumimos o compromisso de participar da grande missão da Igreja, que é a construção do Reino de Deus.

Muita gente pede o Batismo para seus filhos sem saber o direito o que está fazendo, por tradição ou por outros motivos.

Quase sempre, as famílias pedem o batismo para seus filhos quando eles ainda são bebês; se tem fé e valorizam a comunidade, querem expressar seu desejo de ver a criança fazendo parte da Igreja. Criança tão pequena não é capaz de assumir compromisso. Os pais, então escolhem padrinhos, representantes da comunidade, que acolhem a criança e se responsabilizam por ela.

Pais e padrinhos se comprometem a ajudar a criança a crescer na fé e a dar bom exemplo de vida cristã.
COMO É REALIZADA A CERIMÔNIA DO BATISMO

- O padre acolhe a família, os padrinhos com alegria e lembra a responsabilidade que estão assumindo.

- O padre, pais e padrinhos marcam com o Sinal da Cruz a testa da criança - um modo de dizer que sua vida, seus pensamentos e ações estão ligados ao amor de Jesus.

- Unge-se com óleo o peito e a cabeça da criança (testa) como sinal da força da graça de Deus.

- O momento principal do batismo é quando o padre derrama água na cabeça da criança. A água representa uma vida nova, purificada, cheia da graça de Deus.

- O padre coloca sobre a criança uma veste branca representando a pureza de sentimentos e ações.

- Os padrinhos recebem uma vela que é acesa no Círio Pascal, símbolo da luz da fé que devem transmitir  à criança, ao afilhado.

- Pais e padrinhos rezam junto o Credo, que é tudo que a Igreja acredita e ensina.

Não basta ser batizado; é preciso  viver esta alegria de saber que somos filhos de um Pai que muito nos ama; á preciso cumprir com responsabilidade a tarefa que Jesus deu à Igreja.
O QUE SE USA NA CELEBRAÇÃO DO BATISMO

ÁGUA - Fonte da vida. A água lava, purifica, renova, faz germinar a semente. Sem a água não existe vida.

É o momento principal do batismo. O celebrante derrama água sobre a cabeça da criança e diz: ..............., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A água representa ua vida nova, cheia da graça de Deus.


CÍRIO PASCAL - VELA - O Círio Pascal representa Jesus Ressuscitado. Ele é usado em todo batizado. É onde os padrinhos vão acender a vela e levar para o afilhado, representando a luz de Deus. O celebrante diz: A vocês, pais e padrinhos, é confiada a missão de ampliar essa luz, para que essa criança, iluminada por Cristo, viva sempre como filha de Deus, perseverando na fé e vivendo no amor.


ÓLEO SANTO - Sinal da força e da graça de Deus, este óleo é abençoado pelo bispo na quinta-feira santa (óleo do batismo, do crisma e da unção dos enfermos). O celebrante unge o peito da criança e diz: "Este óleo lhe dê força para ser bom e vencer todo o mal, ele é sinal da força e da graça de Deus. Quando ungida na cabeça, lembramos que a partir daquele momento a criança passa ter a mesma missão de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei.


VESTE BRANCA - A veste branca representa a pureza, a amizade com Deus. 

BATISMO E COMPROMISSO

O Batismo não é um ato isolado em nossa vida. Ele supõe que conhecemos Jesus e que fazemos opção de segui-lo como nosso Senhor e Mestre. É isso que a Igreja exige dos pais e padrinhos quando pedem o batismo para seu filhos ainda pequeninos.

Alguém pode dizer: "Eu não sigo Jesus porque não pedi para ser batizado". Então eu pergunto: E se no dia do seu nascimento, seu pai tivesse aberto uma caderneta de poupança para você com uma quantia bem alta, hoje esse dinheiro seria ou não seria seu?

Jesus chamou pessoas para serem seus seguidores. Após sua morte e ressurreição estas pessoas continuaram a missão de Jesus e chamaram muitas outras pessoas para viver como Jesus viveu e ensinou que todos se tornem seus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus e a introduz na vida da Igreja.

A Igreja recebe a força do Espírito Santo para continuar sua missão. E assim, nós também a recebemos pelo batismo. Quando somos maiores a recebemos também pelo Sacramento da Confirmação (ou Crisma).



BATISMO E COMUNIDADE

O Batismo nos faz filhos de Deus e compromisso de cristão não é só com Deus, mas também com a comunidade. A comunidade paroquial é a Família de Deus. A ela pertencemos e nela temos direitos e deveres. Cada cristão tem na comunidade o seu lugar e seu serviço ou ministério, conforme o dom que recebeu de Deus.


TEMPLO DE DEUS

No Batismo somos ungidos ou consagrados a Deus. Passamos a fazer parte do seu povo eleito, chamado a ser santo e a exercer a missão de Jesus Cristo. Somos o povo escolhido e consagrado para proclamar as maravilhas que o Senhor realizou. São Paulo diz que os cristãos são luz no Senhor. Devem proceder de modo digno da vocaçao que receberam, pois são templos de Deus e morada do Espírito Santo (1 Cor 3, 16-17).
d) Jesus também foi batizado e no dia do seu Batismo Deus se revelou e indicou a ele o caminho a seguir. 



4. Leitura da passagem bíblica: 

Marcos 2, 8-11

Jesus já está adulto, mais ou menos com 30 anos e vem da região da Galileia ond viveu toda a sua infância e juventude. Ele escuta falar de João Batista que prega um batismo de conversão no Rio Jordão.
Ao ouvir esta mensagem de João, Ele também se aproxima dos que desejam receber o batismo. João reage, mas o batiza e logo após o batismo, Jesus vê três sinais vindos do céu: a pomba, o céu aberto e a voz de Deus; nestes sinais Jesus sente confirmada sua missão e parte para o deserto par depois começar a anunciar o Reino de Deus e a conversão. 


Compreendendo o texto:


  • O Batismo de Jesus é um sinal do que será o nosso batismo. Nos símbolos descritos se pode entender como o Batismo é um encontro entre o céu e a terra:
  1. Jesus vê o céu se abrir - sinal da revelação de Deus que quer falar com todos os homens e mulheres.
  2. Ele vê um pomba pousar sobre Ele e reconhece neste sinal a ação do Espírito Santo que é comparado a uma pomba pela sua liberdade e pela fonte de paz que Ele é.
  3. Ele ouve uma voz do céu que dizia: "Tu és meu Filha amado que muito me agrada". Esta voz é a voz de Deus Pai que confirma a missão de Jesus como Filho Amado.


5. Atividades
  • Do livro


6. Oração Final e Encerramento

  • Nós vimos que pelo nosso Batismo nós mergulhamos no mistério da Vida, Paixão e Ressurreição de Jesus para vivermos como filhos adotivos de Deus no Filho Amado Jesus. 
  • Assim nos fala São Paulo Apóstolo sobre nossa vocação de filhos de Deus: "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E vocês não receberam o Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual chamammos Abba! Pai! O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, teno participado dos seus sofrimentos, também participaremos de sua glória."
  • Resposta à Palavra: Respondendo à Palavra de Deus, rezemos um Pai Nosso, com o espírito de filhos adotivos que recebemos em nosso batismo.
  • Em seguida, convidar as crianças para, uma a uma, irem até a fonte, molhar a mãozinha na água e fazer o Sinal da Cruz.  
  • Tendo todos os catequizando feito o gesto de molhar a mão na água, rezar a oração do Credo: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi cruciificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus,  está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureição da carne, na vida eterna. Amém.
  • Encerrar com as palavras: Estivemos reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
  • Convidar para participar de um batismo na comunidade (quando houver).

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO 
ENCONTRO
















































































































DEPOIS, NO PÁTIO, MUITAS BRINCADEIRAS COM AS OUTRAS  TURMAS DE CATEQUESE
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário