...

...
...

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sacramentos: Celebração da Presença Viva de Jesus Entre Nós



Objetivos:
  • Identificar os sacramentos como presentes de Deus e sinais de vida nova;
  • Apresentar os sete sacramentos como meio de vivermos em união com Deus;
  • Suscitar o desejo de receber e viver os sacramentos.

Ambiente:

  • Crucifixo
  • Bíblia
  • Vela

Recursos:

  • Recursos com gravuras de pessoas se abraçando ou fazendo qualquer gesto que comunique algo;
  • Logomarcas conhecidas (marcas de lojas, emissoras de televisão, símbolo das Olimpíadas, emblemas de times de futebol...).
  • Tiras de papel com palavras: SACRAMENTOS - BATISMO - CONFIRMAÇÃO - EUCARISTIA - PENITÊNCIA E RECONCILIAÇÃO OU CONFISSÃO - UNÇÃO DOS ENFERMOS - ORDEM - MATRIMÔNIO 

1. Acolhida e oração inicial
  • Acolher a turma com alegria. Cantar músicas bem animadas.
  • Convidar a turma para rezar. Silenciar o grupo e fazer o sinal da cruz.
  • Motivar: "Estamos reunidos mais uma vez em nome de Deus. Ele nos ama e por isso no reúne como sua Igreja. Ele está junto de nós todo o tempo. Sua presença amiga é um certeza que ele não nos abandona. Por mais que a gente não o veja, nós sabemos que ele está conosco e não estamos sozinhos. Por mais que saibamos de nossas fraquezas, confiamos na força dele. Nós contamos com a força transformadora de fé em Jesus ressuscitado. Ele é nosso companheiro de caminhada e nos guia pelo caminho da vida. Então, vamos com confiança cantar a música 17 (do CD do livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva) e nos preparar para rezar. Vamos reforçar nossos laços de comunhão e amizade com Jesus e com os irmãos".
  • Depois, cada um poderá fazer uma prece entregando a Deus a sua vida. O catequista motiva a turma a renovar a sua fé, seu compromisso com Jesus. Cada um poderá dizer algo como: "Senhor, eu renovo o meu compromisso com o Senhor" Ou: "Jesus, ajude-me a ser seu fiel seguidor". Ou: "Jesus, aumente minha fé e minha confiança no Senhor". Depois de cada prece, todos dirão: "Renove nossa vida, Senhor Jesus!"
  • Cantar novamente a música anterior

Antes de iniciar o tema de hoje, lembrei as crianças que estamos no mês de junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Falei um pouco sobre a origem dessa devoção, sobre os símbolos e as doze promessas de Jesus.

Depois conversamos sobre as festas tradicionais realizadas neste mês, em todo o país, em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, nos dias 13, 24 e 29 de junho. Contei mais uma vez aos catequizandos o que diz a tradição católica sobre esses santos juninos. Trouxe algumas amostras de comidas típicas dessas festas para distribuir para as crianças no final do encontro (bolo de milho, paçoca, cocada e pé de moleque).



2. Anúncio do tema do encontro

Dinâmica: Preparar um cartaz e apresentá-lo, evidenciando em cada cor como devemos viver como pessoas de fé.


  1. PREGUIÇA - MEDO - RAIVA - DESOBEDIÊNCIA - INVEJA - CIÚME - MENTIRA
  2. ATENÇÃO - ESCUTA - OBEDIÊNCIA
  3. ACOLHIDA - AMOR - SOLIDARIEDADE - RESPEITO - AMIZADE - ORAÇÃO - ALEGRIA

3. Desenvolvendo o tema
  • Trazer para a sala algum recurso que se torne sinal. Por exemplo: Recortes de gravuras de pessoas se abraçando ou fazendo qualquer gesto que comunique algo.
      - Perguntar: O que estas gravuras querem nos comunicar?
  • Pode-se usar também logomarcas conhecidas.
    - Perguntar: Estes símbolos significam o quê para vocês?

Iniciar o tema conversando sobre o cartaz e a importância dos sinais em nossa vida. Perguntar às crianças que outros sinais nos orientam em nosso dia a dia. Lembrar sinais que indicam lugares, atitudes, proibições e permissões.

a) Fazer memória do caminho percorrido e começar a propor o passo novo que estamos dando, apresentando o sentido do sacramento como sinal sagrado;

b) Fazer uma comparação com os sinais do nosso dia a dia e os sinais que nos dão a graça para perseverar na fé.

Após esta conversa inicial, mostrar que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importantes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguma coisa.

Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa. Por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor.  Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais especiais chamados SACRAMENTOS.

Jesus, conhecendo bem nossa natureza humana, quis não só revelar o Pai, mas comunicar a graça, a vida de Deus em nós. E, a fim de tornar mais fácil a percepção desta vida de Deus, Jesus nos deixou sete sinais especiais da graça: os SACRAMENTOS.

Os Sacramentos são sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais de vida ou presentes que ele confiou à sua Igreja. O autor dos sacramentos é Jesus Cristo. 

Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé; eles tornam atual a presença de Jesus em nosso meio e dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.

Os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma ou Confirmação, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade: 
  • Sacramentos de Iniciação Cristã
  • Sacramentos de Cura
  • Sacramentos de Serviço e Comunhão 
O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus. Por eles são lançados os funamentos de toda a vida cristã.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço à comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos de Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos de doença.

Jesus quis deixar os sacramentos em sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida.

Vejamos: se nascemos para esta vida, nascemos também para Deus pelo Batismo.

Precisamos crescer e nos tornar adultos, participantes da vida da sociedade, mas para nos ajudar a nos tornarmos adultos em Cristo, temos o sacramento da CONFIRMAÇÃO.

Para termos forças e uma boa saúde, precisamos de alimento. Para alimentar nossa vida espiritual, Jesus nos deixou o sacramento da EUCARISTIA.

Se ficarmos doentes, precisamos de remédio; para a doença da alma, que é o pecado, temos o sacramento da PENITÊNCIA ou RECONCILIAÇÃO.

Se vamos viajar, precisamos de passaporte; para os que se encontram enfermos ou se aproximam da morte, Jesus deixou o sacramento da UNÇÃO DOS ENFERMOS, que os ajuda e conforta no sofrimento e na dor. Porém, é bom lembrar que a Unção dos Enfermos não é só viático (passaporte para a viagem), é também sacramento de cura, de conforto, mesmo se a doença não é fatal.

Quando é a nossa hora de servir à comunidade, encontramos dois sacramentos: o da ORDEM, para os rapazes que são chamados a ser sacerdotes e o do MATRIMÔNIO, para os que são chamados a se casar e constituir família com as bênçãos de Deus.

Jesus dá esse presente aos homens que aceitam recebê-lo com amor. Como vimos, os Sacramentos são sete. Vamos procurar na Bíblia onde estão. 

Conforme for falando sobre cada um deles, afixar a tira de papel correspondente.


BATISMO

É o Sacramento que nos faz Igreja; a partir deste Sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar; enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus. "Ide e pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28,19).

CONFIRMAÇÃO ou CRISMA

O Batismo, geralmente é a criança que recebe. Assim sendo, são os pais e padrinhos que prometem introduzir a criança na Igreja. Já a Crisma é o sacramento da responsabilidade, pois quem o recebe (geralmente jovens) já tem consciência daquilo que quer e do seu importante papel de soldado de Cristo, comprometido com a Igreja na luta pela evangelização. "Pedro e João impuseram as mãos sobre as pessoas, para que recebessem o Espírito Santo." (At 8,17).

EUCARISTIA

É o centro dos sacramentos, o próprio Corpo de Cristo que vem alimentar a nossa via espiritual e fortalecer nossa união com Deus e com os irmãos. "Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomais e bebei, isto é o meu sangue." (Mc 14,22-24).

RECONCILIAÇÃO ou CONFISSÃO

É o sacramento que limpa a nossa alma de todo o mal, de todo o pecado. Através desse sacramento nós nos voltamos para Deus, através do padre, e pedimos perdão de todos os nossos pecados e nos propomos a assumir uma vida nova. "Recebei o Espírito Santo. Os pecados que perdoardes serão perdoados." (Jo 20, 22-23).

UNÇÃO DOS ENFERMOS

É o sacramento da fortaleza de Deus (que demonstra a presença de Deus para as pessoas doentes e velhinhas). Este sacramento não é para quem está à beira da morte, mas para aqueles que estão fracos fisicamente e querem a graça de Deus."Chame o padre para ungir o doente com óleo santo em nome do Senhor." (Tg 5,14).

ORDEM

Sacramento da consagração a Deus e à Igreja, para servir ao povo. Através deste sacramento, o homem se torna sacerdote, recebendo os poderes de Cristo, para levar a boa nova do amor a todos os homens. "Fazei isto para celebrar a minha memória." (Lc 22,19).

MATRIMÔNIO
União do homem e da mulher, que através do amor e da bênção de Deus se tornam um só corpo, uma só alma. O matrimônio é indissolúvel (ou seja, não pode acabar. Só a morte pode separar o homem e a mulher casados). "Não separe o homem o que Deus uniu." (Mc 10,9).



Todos os sacramentos nos ajudam a viver melhor como filhos e filhas de Deus e irmãos uns dos outros. Precisamos não só receber os sacramentos, mas vivê-los bem durante toda a nossa vida cristã.



4. Oração Final e Encerramento
  • Sossegar a turma para rezar.
  • Motivar: "Vamos agradecer a Deus porque ele é bom e está sempre conosco." Cantar a música nº 6. (CD do livro Somos Igreja, do Pàdre Orione Silva).
  • Depois, cada um poderá dizer uma frase de agradecimento. Após cada prece, dizer juntos: "Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!"
       
Catequista:
Senhor, Tu nos deste os  sete sacramentos,  que são  sinais  eficazes do teu amor por nós e que nos acompanham a vida inteira.

Criança 1:
Pelo Batismo nos tornamos Filhos de Deus  e membros  da  Igreja.   Por isto, queremos dizer:

Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Criança 2:
Através   do  sacramento  da   Crisma  confirmamos nosso Batismo e recebemos, com os dons do Espírito Santo, uma força especial,  nova para nossa vida cristã. Por isto, queremos dizer:

Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!
        
Criança 3:
O sacramento da Eucaristia é o grande presente de Jesus para  todos nós. É o sacramento da união com Ele, conosco e entre nós. Jesus se dá a nós na comunhão, através do pão e do vinho consagrados.  Por isto, queremos dizer:
Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Criança 4:
O sacramento da Penitência nos reconcilia com Deus, quando d'Ele  nos afastamos por meio do pecado.  Deus  é  Pai que nos perdoa com amor. Por isto, queremos dizer:
Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Criança 5:
Através  do  sacramento  da  Unção  dos  Enfermos recebemos  a  graça de  Deus  para  termos  força, coragem e amor  na doença. Por  isto,  queremos dizer:

Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Criança 6:
O  sacramento  da  Ordem  confere  o  sacerdócio  a homens que Deus escolhe  para  o  serviço  total  à Igreja  e aos irmãos e irmãs. Por  isto,  queremos dizer:

Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Criança 7:
No sacramento do Matrimônio, Deus se faz presente na família, através do amor dos esposos e dos filhos. Por isto, queremos dizer:

Todos: Obrigado, Senhor, porque tu estás sempre conosco!


Catequista: De mãos dadas, peçamos ao bom Deus. 

Todos: Senhor, queremos corresponder à Tua Graça, que recebemos através dos Sacramentos, com uma vida plena de fé, esperança e amor. Amém!


  • Ao final, se for oportuno, encerrar cantando a música número 7 do mesmo CD.
  • Despedir a turma com alegria, motivando a participação nas diversas atividades da comunidade.


Fontes: 
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro O Caminho, Diocese de Duque de Caxias (RJ)
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva




ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




































































MIMOS QUE PREPAREI PARA OS MEUS CATEQUIZANDOS:












Amostra de algumas comidas típicas das festas juninas: bolo de milho, paçoca, cocada e pé de moleque.











                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário