...

...
...

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sacramentos da Iniciação Cristã




Objetivos:
  • Entender que na iniciação cristã, o Mestre é Jesus, que nos convida a viver em comunidade;
  • Compreender que nossos encontros de catequese são um caminho para aprendermos a viver em comunidade;
  • Conhecer os três passos deste caminho: o Batismo, a Eucaristia e a Crisma.

Ambiente:
  • Crucifixo, imagem de Nossa Senhora, Vela, Flores
         

1. Acolhida e Oração Inicial
  • Receber a turma com ânimo e descontração. Fazer momento de animação.
  • Convidar a turma  para rezar. Silenciar o grupo e fazer o Sinal da Cruz.
  • Motivar: Estamos reunidos mais uma vez em nome de Deus. Ele nos ama e por isso nos reúne como sua Igreja. Ele está junto de nós todo o tempo. Sua presença amiga é uma certeza que não nos abandona. Por mais que a gente não o veja, nós sabemos que ele está conosco e não estamos sozinhos. Por mais que saibamos de nossas fraquezas, confiamos na força Dele. Nós contamos com a força transformadora da fé em Jesus ressuscitado. Ele é nosso companheiro de caminhada e nos guia pelo caminho da vida. Então, vamos  com confiança cantar  a música nº 17 e nos preparar para rezar. Vamos reforçar nossos laços de comunhão e amizade com Jesus e com os irmãos.
  • Cada um poderá fazer uma prece, entregando a Deus a sua vida. O catequista motiva a turma a renovar sua fé, seu compromisso com Jesus. Cada um poderá dizer algo como: ”Senhor, eu renovo o meu compromisso com o Senhor.” Ou “Jesus, ajude-me a ser o seu fiel seguidor.” Ou: “Jesus, aumente minha fé e minha confiança no Senhor”. Depois de cada prece, todos dirão: Renove nossa vida, Senhor Jesus.

Hehe Depois da oração, eu provoquei os meus catequizandos, dizendo: Como vocês já estão conhecendo muito bem a Jesus, nosso melhor amigo, sei que acertarão todas as palavras que deixei em branco na mensagem que Ele está mandando pra vocês! Entreguei a cada criança uma cartinha para que preenchessem os espaços vazios (modelo da cartinha de Jesus no final do roteiro). E eles mostraram que já estão bem íntimos do nosso Amigão, pois acertaram todas! rs


2. Introdução
  • Recordar a semana anterior
  • Lembrar entre os sacramentos quais são os de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia, Crisma.
  • Propor uma dinâmica de entrosamento: “Quem é o Mestre?” Convidar um voluntário para sair da sala e dentro da sala escolher um do grupo para conduzir os movimentos. O voluntário deve adivinhar quem é o guia do grupo.

3. Dinâmica: 

Em círculo, os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre par encabeçar os movimentos mímicos. Tudo o que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O advinhador tem duas chances para saber quem é o mestre. Se errar, volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.


4. Desenvolvendo o tema

a) Conversar sobre a dinâmica - é muito difícil saber quem é o líder do grupo quando não sabemos como o grupo funciona. É importante observar e entrar no movimento do grupo.

b) Iniciação é isto: o caminho que vamos fazendo para aprender pela prática o que fazemos, o porque fazemos e o mistério que está escondido nas coisas que fazemos.

c) Na iniciação Cristã o Mestre é Jesus que nos convida a viver em comunidade. Nossos encontros de catequese são um caminho para aprendermos a viver na comunidade.

d) O primeiro passo deste caminho é o batismo que nos mergulha em Cristo.

e) Como batizados, já crescidos, somos chamados a participar da missa até compreendermos o mistério que está escondido no pão e no vinho – o Corpo e Sangue de Jesus. Quando compreendemos esse mistério, é hora de “comungarmos”. A primeira Comunhão é o passo que cria em nosso coração o desejo de comungarmos  com Jesus todos os domingos na Eucaristia.

f) A Crisma é o Sacramento que nos fortalece com o Espírito Santo – dom de Deus – para testemunharmos a comunhão com Cristo que celebramos na Eucaristia.


4. Leitura da passagem bíblica: Lucas 2, 41-52

Jesus, quando tinha doze anos foi com Maria e José ao Templo de Jerusalém para uma grande festa. Terminada a festa, o menino ficou em Jerusalém sem que seus pais soubessem. Eles pensavam que Jesus estivesse na caravana, mas depois de caminharem um dia inteiro, tiveram que voltar e procurar o menino durante três dias.
Foi então que encontraram o menino no Templo, sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Maria conversa com Jesus, perguntando por que ele deu este grande susto neles, e Jesus responde: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa do meu Pai?” Os pais de Jesus não compreendem. Ele, porém, depois deste acontecimento, volta para casa e continua obediente a seus pais, crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e  diante dos homens.


  • Compreendendo o texto:
Os meninos, no tempo de Jesus, quando completavam 12 anos, eram levados ao Templo  para começar sua vida adulta. Esta era a iniciação na vida do povo de Jesus e acontecia numa das grandes festas do Povo.

Jesus vai à festa, começa a ser reconhecido como adulto no meio do povo e fica no Templo como gente grande.

Maria e José não compreendem, porque ele é ainda um menino. Como acontece com os adolescentes, aconteceu com Jesus: já era grande para ser considerado criança e ainda era pequeno para ser considerado adulto.

É por isso que depois de dizer a seus pais que o Templo era a casa de Deus que era seu Pai do céu, ele voltou para casa e continuou seu caminho de crescimento.


Resposta à Palavra:
  • O que a Palavra me leva a dizer a Jesus, a Deus?

5. Oração Final e Encerramento
  • O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós. Rezemos juntos, respondendo à Palavra: “Senhor Jesus, tu que foste menino como eu, ensina-me a viver minha infância e adolescência crescendo como tu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver em tua Igreja."
  • Convidar a turma para, de mãos dadas, rezar o Pai-Nosso, lembrando que Deus, que é pai de todos nós, nos dará força  para jamais perdermos o ânimo.
  • Oremos: Deus nosso Pai, fazei que, unidos na fé, em torno de Cristo, em comunhão com os santos e com toda a Igreja, possamos perseverar unidos ao Senhor, lutando confiantes, sem perder o nosso ideal. Isso vos pedimos, por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
       Todos: Amém!
  • Motivar a turma para o próximo encontro. 


Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias (RJ)
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva
Fo




ATIVIDADES







ALGUNS MOMENTOS DO 
NOSSO ENCONTRO 


Huhu!!! Sala lotada... 100% de presença no encontro de hoje!

CATEQUISTA MUUUUUUUUUITO FELIZ! OBRIGADA, JESUS!!! 









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário