...

...
...

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Sacramento da Crisma



Objetivo:
  • Refletir sobre a crisma ou confirmação, que é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.

Ambiente:
  • Água; vela acesa; óleo; cartaz com os dons do Espírito Santo.


1. Acolhida e Oração Inicial
  • Receber a turma com alegria.
  • Cantar músicas animadas. Que tal a número 5, CD do livro do Somos Igreja, do Padre Orione?
  • Depois, sossegar a turma para rezar. Lembrar que é Deus quem nos reúne e depois fazer o Sinal da Cruz.
  • Motivar: “Jesus nos chama a segui-lo e servi-lo assumindo a nossa missão na Igreja, desempenhando a tarefa para a qual estamos habilitados. Todos nós temos  dons e capacidades incríveis e podemos colaborar com a construção do reino de Deus nas tarefas de nossa comunidade. Vamos responder nosso sim a Jesus rezando juntos”.
  • O catequista reza e a turma repete: “Jesus, nós somos teu discípulos e nos alegramos com isso. Tu nos chamaste pra te seguir e viver sempre na tua presença. Obrigado, Senhor. Ajuda-nos a colocar a nossa vida sempre a serviço dos irmãos para que a gente forme uma Igreja cada vez mais unida e mais forte. Amém!”
  • Cantar a música número 9 (mesmo CD).

2. Anúncio do tema 
  • Iniciar o encontro convidando as crianças a fazer um exercício de respirar fundo, contando de um dez enquanto vão pouco a pouco relaxando.
  • A seguir, conversar sobre a importância do ar em nossa vida. Sem o ar nós não vivemos.
  • A partir da dinâmica e da conversa, perguntar como foi a semana e o que se lembram do encontro passado.
  • Relacionar a água do batismo com o ar (sopro) que nos vem pela força do Espírito Santo em nós.

Recordando o encontro anterior:

Os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade:

  •  Sacramentos de Iniciação Cristã
  •  Sacramentos de Cura
  • Sacramentos de Serviço e Comunhão

Os Sacramentos de Iniciação são:  Batismo, Crisma e Eucaristia. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.

O Batismo, Eucaristia, Crisma são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço à comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos de Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos de doença.

Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais de vida ou presentes que ele confiou à sua Igreja. O autor dos sacramentos é Jesus Cristo.

Jesus quis deixar os sacramentos em sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida. 


No encontro passado falamos sobre o Batismo. Vimos que o Batismo é o Sacramento que nos faz Igreja; a partir deste Sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar; enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus. "Ide e pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28,19).

Hoje vamos refletir sobre o sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação:


3. Desenvolvendo o tema


A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por um vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica."
Fonte: http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-sacramento-da-confirmacao-crisma/)

O sacramento da Crisma confirma o batismo com a força do Espírito Santo, dom de Deus, simbolizada no óleo do crisma.  Por meio deste Sacramento, a Igreja confirma a pessoa crismada como testemunha de Cristo, comprometida a fazer o que Jesus fez, difundindo e defendendo a fé. Na crisma somos ungidos pelo Espírito de Deus para vivermos com alegria e força os dons de Deus que são sua marca: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.


O Batismo, geralmente é a criança que recebe. Assim sendo, são os pais e padrinhos que prometem introduzir a criança na Igreja. Já a Crisma é o sacramento da responsabilidade, pois quem o recebe (geralmente jovens) já tem consciência daquilo que quer e do seu importante papel de soldado de Cristo, comprometido com a Igreja na luta pela evangelização. "Pedro e João impuseram as mãos sobre as pessoas, para que recebessem o Espírito Santo." (At 8,17). 

"Portanto, esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o Batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus, e assim, cheios dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor. Se preciso for, a dar a vida, uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida." (Fonte:http://formacao.cancaonova)


O que significa o óleo do Crisma?

Havia um antigo costume de se ungirem as pessoas em algumas ocasiões. Quando uma pessoa recebia uma missão especial, como é o caso do profeta  ou do rei, essas pessoas eram ungidas. Uma boa porção de óleo perfumado era derramada sobre a cabeça da pessoa e, desde então, ela era considerada escolhida para uma missão especial.

A unção significava a força de Deus. Na missão que aquela pessoa estava assumindo, ela não estava sozinha. Deus estava com ela, fortalecendo-a, amparando-a para que ela pudesse desempenhar sua missão com competência. Ungir uma pessoa significava que Deus confiava nela para cumprir uma tarefa, e a comunidade de fé esperava que essa pessoa correspondesse à confiança nela depositada.

No Novo Testamento, Jesus aparece como o Ungido do Pai. Lucas até retoma Isaías para dizer que, em Jesus, esse texto ganha pleno cumprimento. Daí vem a palavra Cristo, que significa aquele que foi ungido para uma missão (cf. Lc 4,18-19).

 
A palavra “Crisma” vem de unção. O sacramento da Crisma também tem esse sentido. A pessoa é ungida com óleo, ou seja, é crismada, em um ritual que lembra que ela, como batizada, tem a mesma missão de Jesus.


4. Leitura 

Ler Is 61-1-3

Ajudar a turma a localizar o texto na Bíblia.

Partilha:
  • O que significa ser ungido pelo Espírito Santo?
  • Qual a missão do profeta?
  • No Novo Testamento reaparece esse texto. Quem se lembra onde? Que tal conferir Lc 4,14-22

Jesus volta para a sua terra e, conforme seu costume vai à Sinagoga (comunidade) para ouvir a Palavra de Deus. O Rabino que dirige a oração, chama Jesus  para ler um texto do Antigo Testamento: Isaías 61, onde se lê: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.”

Quando ele terminou a leitura, fechou o livro e acrescentou: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir".


Compreendendo o texto:

1.  O evangelho narra a ação do Espírito Santo na vida de Jesus, conforme já estava prometido pelos profetas.

2.  Na passagem vemos Jesus que vai visitar seu próprio povo e ali apresenta sua missão.

3.  Com a Crisma, o jovem é chamado a despertar e assumir sua missão na comunidade e na sociedade. É para isso que ele recebe a força e graça do Espirito Santo.

4.  A missão de Jesus e de todo batizado  ungido pelo Espirito Santo é de anunciar uma Boa Notícia aos pobres, iluminar os caminhos dos que estão cegos e libertar quem está oprimido. Só assim ele anuncia que o “ano da graça de Deus” chegou e seu Reino está entre nós.

5.  O “hoje” que Jesus proclama também nós somos chamados a proclamar e assumir. Hoje somos nós que devemos assumir, com a graça e o dom do Espirito Santo, a missão de tornar presente e atuante o Reino de Deus entre nós.


Conclusão:

A gente vai crescendo em idade. E, com a idade, vai crescendo também na fé, vai amadurecendo e se preparando para assumir novos desafios que a vida nos apresenta , renovando sempre a alegria de ser cristão ungido, ou seja, nomeado para uma missão bonita. O sacramento da Crisma é para celebrar  este amadurecimento da fé e confirmar o jovem no caminho de Cristo. Assim, a Igreja vai acompanhando as pessoas por toda a vida, desde o nascimento até a velhice, no desejo de ajudá-las a permanecerem firmes no caminho de Deus. Dessa forma, a Igreja cumpre sua missão de ser sinal de Deus para o mundo, ou seja, sacramento de Deus, uma luz para o mundo.

5. Oração Final  e Encerramento:
  • Fazer um momento de reflexão e oração, a partir da música número 2, “Você é Igreja”. 
  • Repartir a letra com a turma. Pode-se cantar a música. Depois pedir que leiam o texto e reflitam sobre ele. Pode ser em pequenos grupos, em duplas ou individualmente, como parecer melhor. Depois, fazer um debate sobre o que significa ser Igreja. Cada um poderia destacar a mensagem que achou mais importante nessa música.
  • Pode-se encerrar com um momento de oração. Cada um pode dizer a Deus, em oração, por que deseja ser Igreja. Por exemplo: “Eu quero ser Igreja, Senhor, porque eu acredito na força da união.” Todos respondem: “Queremos ser Igreja, Senhor!” Cantar de novo a música ou apenas o refrão. (Se quiser incrementar, ao fazer a prece, cada um acende uma vela, para lembrar que, sendo Igreja, somos luz do mundo. Ir colocando todas as velas em um altar em local previamente preparado, como uma bandeja, por exemplo).
  • Encerrando: "Inspirados pelo Espírito Santo, rezemos a oração que proclama sua presença e ação entre nós pedindo a Ele que nos inspire e sejamos como Jesus:

Ó Espírito Santo,
Amor o Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, 
aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, 
aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever,
 como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar
 Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, 
ensina-nos a sermos fiéis àquele que 
habita em nosso coração. Amém!"


Fontes: 
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias (RJ)
  • Livro Ser Igreja, do Padre Orione Silva
ALGUNS MOMENTOS DO 
NOSSO ENCONTRO

































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário