...

...
...

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sacramentos de Cura




Objetivos:
  • Entender por quê os Sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos são chamados de Sacramentos de Cura. 
  • Compreender que, na Igreja, mediante a ação sacramental do sacerdote, é o próprio Jesus que nos oferece o perdão de Deus e a cura de nossas doenças e feridas.

Ambiente: 
  • Bíblia, crucifixo, vela e flores


1. Acolhida e Oração Inicial
  • Receber a turma com disposição.
  • Fazer momento de animação cantando.
  • Ver com os catequizandos como passaram a semana. Trocar idéias, partilhar algumas experiências da semana etc.
  • Sossegar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz.
  • Cantar a música número 3 do CD do livro Somos Igreja, do padre Orione Silva
  • Motivar: “Nossa vida nem sempre é um mar de rosas. Tem muitos atropelos e sofrimentos. Mas, na peleja da vida, não estamos sozinhos. Está conosco Jesus que nos ama e nos dá sua força. Ele ilumina nosso caminho com sua presença.  Ele é nossa força na jornada da vida. Vamos então fazer bastante silêncio e confiar a Deus a nossa vida."
  • Fazer breve pausa para rezar. Depois, o catequista convida a turma para erguer os braços e repetir a seguinte prece: “Jesus, nós confiamos no Senhor e sabemos que nunca estamos sozinhos. Na hora da dor, o Senhor está conosco. Na hora do sofrimento, o Senhor está conosco. Na hora do medo, o Senhor está conosco. Obrigado, Jesus, por sua presença e força na nossa vida. Amém!”
  • Cantar a música número 6 do mesmo CD.



Recordando o encontro anterior:

Já aprendemos que os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Vimos também que os sete Sacramentos são agrupados por sua finalidade:
  • Sacramentos de Iniciação Cristã
  • Sacramentos de Cura
  • Sacramentos de Serviço e Comunhão

Os Sacramentos de Iniciação são:  Batismo, Crisma e Eucaristia. Por eles, são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.
  • O Batismo, Eucaristia, Crisma são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.
  • A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço à comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.
  • Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos de cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos de doença.


Já falamos em encontros anteriores sobre o Batismo, a Crisma e a Eucaristia, que são os Sacramentos de Iniciação Cristã. 


2. Anúncio do tema do encontro
  • Perguntar como as crianças se sentem quando estão doentes.
  • O que a doença faz com o nosso corpo? Gostamos de brincar, de correr, de conversar, quando estamos doentes?
  • O tema deste encontro são os sacramentos de cura: a Penitência e a Unção dos Enfermos.
  • Estes dois sacramentos são chamados de cura porque o pecado que nos afasta de Deus nos torna doentes na mente, no espírito e no coração. E a doença verdadeira é aquela onde Deus já não está presente.
  • Pelos sacramentos de cura, Deus vem ao encontro de quem está sofrendo, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, dando-nos a vida que não passa.
  • Na Igreja, mediante a ação sacramental do sacerdote, é o próprio Jesus que nos oferece o perdão de Deus e a cura de nossas doenças e feridas.


3. Leitura da passagem bíblica: Mc 2, 1-2

No evangelho de hoje, vemos Jesus rodeado de grande multidão numa casa pequena. Certamente ele já era conhecido do povo e muitos o procuravam para serem curados de seus pecados.
Um homem paralítico é levado por quatro homens ao encontro de Jesus, ma chegando nesta casa , viram que as portas estavam lotadas e não havia passagem para eles entrarem com o paralítico na maca.
Eles então abrem um buraco no telhado da casa e descem com a maca e o paralítico pelo teto na frente de Jesus. Ao ver a fé destes homens Jesus diz a ele: “Filho, teus pecados estão perdoados”.
Algumas pessoas que estavam ali para vigiar Jesus, acharam que ele fez uma coisa muito errada perdoando os pecados, pois só Deus tem o poder de perdoar. Elas não falaram nada, mas pensaram...
Então Jesus, adivinhando o pensamento delas, perguntou: “O que é mais fácil dizer ao paralítico: teus pecados estão perdoados, ou dizer, levanta, toma teu leito e vai para casa. Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados, disse ao paralítico: “Eu te ordeno, levanta-te, toma teu leito e vai para casa. E o paralítico começou a andar.


Compreendendo o texto:

1. Esta passagem do Evangelho une em si os dois sacramentos de cura.  Jesus sente em seu coração que o homem estava paralisado por causa de seus pecados e de suas fraquezas. Ao chamar este homem de “meu filho”, Jesus assume a ação de Deus que quer a vida para seus filhos e ao oferecer-lhe o perdão, acorda nele a força da vida que estava dormindo, cura seu espírito, seu coração, sua alma.

3.  A partir deste momento, o paralítico já tinha em si a força de Deus, mas foi a Palavra de Jesus com autoridade que lhe ordenou, levantar-se, pegar seu leito e ir par casa. O sacramento da “Unção dos Enfermos” é esta graça de curar fisicamente o corpo que sofreu por causa das fraquezas e dos pecados que são cometidos.

4.  Muitas pessoas hoje ainda estão paralíticas. Crianças e jovens que acabam ficando viciados em drogas, que não conseguem sair de dentro do quarto porque ficam o tempo todo no videogame, quem bebe, fuma, e é vítima da tristeza e da raiva... tudo isso é pecado e doença que paralisa e nos impede de ir a Jesus.

5.  Hoje quem no leva a Jesus, como naquele tempo, são as pessoas de fé que se reúnem nas comunidades. São nossas catequistas, são pessoas mais adultas que já se encontravam com a graça do perdão na comunidade e agora desejam que também nós a encontremos.


4. Atividades
  • Convidar as crianças para escrever numa folha, nomes ou situações de pessoas que precisam do perdão e da cura que vem de Jesus.
  • A seguir, resolver as atividades do livro.

5. Oração Final  e Encerramento
  • Como resposta à Palavra, rezemos hoje por todas as pessoas que estão sem força para caminhar, pelos doentes,  por todos os sofredores e angustiados.
  • Lembrar as crianças de pedirem, de maneira especial, por aqueles ou pelas situações que eles escreveram papel que lhes dei (deixá-los livres para falar ou não os nomes, explicando que se não desejarem falar, basta que pensem na pessoa e/ou na situação e peçam por ela, pois Jesus conhece o nosso coração e sabe de todas as coisas).
  • Finalizar rezando um Pai-Nosso.
  • Motivar para o próximo encontro.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO









































Nenhum comentário:

Postar um comentário