...

...
...

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sacramento da Eucaristia


Objetivos:
  • Levar os catequizandos a penetrar no mistério da Eucaristia: Pão do Céu, verdadeira comida, e o sangue doado, verdadeira bebida.
  • Apresentar os principais acontecimentos da multiplicação dos pães, destacando a grande promessa da Eucaristia.
  • Entender a importância da comunhão e partilha.
  • Aumentar a fé no poder divino de Jesus de transformar o pão e o vinho em seu corpo e sangue.
  • Suscitar o desejo de receber Jesus na Eucaristia.

Ambiente:
  • Mesa forrada com uma toalha branca. Sobre ela um prato com um pão ou pãezinhos e suco de uva para serem partilhados no final do encontro.
  • No centro sala, a Bíblia e um cesto com dois peixinhos (pode ser de papel ou outro material) e outro com cinco pãezinhos, representando a multiplicação dos pães e peixes.


1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com alegria.
  • Cantar a música de acolhida (pode ser a número 2 do CD do livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva).
  • Depois, sossegar a turma para rezar. Lembrar que é Deus quem nos reúne e depois fazer o Sinal da Cruz.
  • Motivar: "Vamos nos colocar na presença de Deus com muita confiança e amor. Ele nos ama e cuida de nós. Ele quer nos ajudar a ter força e paz em todos os momentos da nossa vida. Por isso, ele está sempre junto de nós nos amparando e nos mergulhando ainda mais nos seus mistérios, na sua vida nova. Cada um, com muita confiança, pode fechar os olhos, colocar a mão em seu coração e dizer para Jesus que quer ser sempre seu amigo e viver sempre na amizade com ele".
  • Fazer pequena causa para oração silenciosa. Depois, o catequista reza, e a turma repete: "Senhor, nós somos teus amigos, teus discípulos e apóstolos. Nós queremos sempre te seguir e te conhecer cada vez mais. Ajuda-nos, Senhor, a seguir em frente na caminhada da fé sem jamais desanimar. Nós contamos com tua força e teu amor. Amém!"
  • Se quiser, cantar de novo a música anterior. Ou a música número 5 do mesmo CD, para lembrar que a vida é sempre um dom de Deus celebrado em cada sacramento. 


2. Recordando os encontros anteriores

Já vimos que os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos; e que são agrupados por sua finalidade: 

  • Sacramentos de Iniciação Cristã
  • Sacramentos de Cura
  • Sacramentos de Serviço e Comunhão

Os Sacramentos de Iniciação são: Batismo, Crisma e Eucaristia. Por eles são lançados os fundamentos de toda a vida cristã.

O Batismo, Eucaristia, Crisma são chamados Sacramentos da Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço à comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência da sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos de Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos de doença.


BATISMO

O primeiro Sacramento de Iniciação Cristã é o Batismo. É o Sacramento que nos faz Igreja; a partir deste Sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar; enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus. "Ide e pregai o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28,19).


CRISMA

No encontro passado falamos sobre o Sacramento a Crisma, também chamado de Confirmação. O Sacramento da Crisma confirma o Batismo com a força do Espírito Santo, também chamado de Confirmação. O Sacramento da Crisma confirma o batismo com a força do Espírito Santo, dom de Deus, simbolizada no óleo do crisma. Por meio deste Sacramento a Igreja confirma a pessoa crismada como testemunha de Cristo, comprometida a fazer o que Jesus fez, difundindo e defendendo a fé. Na Crisma somos ungidos pelo Espírito de Deus para vivermos com alegria e força os dons de Deus que são sua marca: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.


3. Anúncio do tema do encontro de hoje
  • Convidar as crianças a comentar o ambiente arrumado para uma refeição. Perguntar como são as refeições que eles fazem em casa. Se sentam à mesa, se rezam antes e depois da refeição.
  • Conversar sobre o valor da refeição como lugar de encontro, de comunhão e de partilha, como lugar que alimenta a vida de família.
  • O tema deste encontro é a Eucaristia. O Sacramento da refeição que renova o sacrifício que Jesus fez por nós na cruz.
  • A palavra Eucaristia quer dizer "ação de graças". Em toda refeição somos chamados a agradecer a Deus pelo pão de cada dia que foi preparado com tanto carinho por muitas pessoas antes de chegar à nossa mesa.
  • Jesus escolheu o pão e o vinho como sinais sagrados de sua presença entre nós porque não podemos viver sem alimento e sem alegria, porque o pão é o alimento básico da maioria dos povos.
  • Fazer a Primeira Comunhão é se alimentar de Jesus para assim como nosso corpo encontra força no pão de cada dia, nossa fé possa ser alimentada no Pão da Vida que é o próprio Jesus.



4. Leitura da passagem bíblica: João 6,1-7

Jesus estava num lugar deserto, ensinando para uma grande multidão. A um certo ponto falta pão e é um menino que apresenta cinco pães e dois peixes. Isso é pouco, mas Jesus recebe, abençoa, faz sentar a multidão e reparte o pão e os peixes para todos a ponto de sobrar doze cestos.
Logo depois Jesus se retira para a montanha para rezar, mas as pessoas vão atrás dele porque querem mais milagres. Ele então chama a atenção deste povo e diz que não é ao pão qu elas devem buscar, mas a realização das obras de Deus.
Continuando suas palavras, ele se apresenta dizendo: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida" (Jo 6,51).
Quando ele fala estas palavras, muitos começam a abandonar seu caminho e no final ficam somente os doze.

O texto que escutamos hoje sobre a Eucaristia é tirado do Evangelho de João e nos mostra como Jesus deseja que todos sejamos saciados de nossa fome de pão e de nossa fome de Deus.

Ele realiza com o dom de sua vida o milagre da partilha que abre nosso coração para partilhar o pouco que temos. É um menino que oferece cinco pães e dois peixes, mas certamente seu gesto abriu o coração de muitas outras pessoas para partilhar o pouco que tinham e assim o milagre aconteceu. 

Quando estava próximo de sua morte, na última ceia, Jesus confirma as palavras e os gestos do momento da multiplicação dos pães e tomando o pão, dá graças ao Pai (Eucaristia), parte e dá aos discípulos dizendo: "Tomai e comei, isto é o meu corpo!" Depois faz o mesmo com o vinho dizendo: "Tomai e bebei, ete é o cálice da Nova Aliança que é derramado para o perdão dos pecados". 

FAZEI ISTO PARA CELEBRAR A MINHA MEMÓRIA.

Trazendo este texto para nossa vida hoje e para nossa compreensão do sacramento da Eucaristia, tiramos alguns ensinamentos:
  1. Jesus espera que partilhemos o pouco que temos para alimentar a fome de muita gente. Não podemos ser egoístas e gulosos querendo tudo para nós.
  2. A refeição é o lugar sagrado em que sentimos a presença d Deus. Por isso, em toda refeição devemos fazer uma oração no início e no final, agradecendo a Deus pelo pão de cada dia.
  3. Na comunhão, nos alimentamos do próprio Jesus par aprender a viver como Ele viveu e a amar como Ele amou.
  4. Ao realizar este gesto, nós renovamos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus e agradecemos a Deus Pai por ter enviado Jesus, seu Filho amado, para nos ensinar a amar, a partilhar e dar a vida uns pelos outros. 


5. Oração Final e Encerramento
  • Ao redor da mesa dos pães, convidar as crianças a agradecer a Deus espontaneamente pelo pão de cada dia. Concluir a oração das crianças com o Pai-Nosso. 
  • Pedir a bênção de Deus sobre o pão e partilhar entre todos em clima de oração e refeição.
Oração para a bênção dos alimentos

Senhor, abençoa o precioso alimento que colocas na 
nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, 
não nos falte o vosso Corpo, que é Santíssimo e  
vosso Sangue, que é Preciosíssimo, verdadeiros 
alimento e bebida que nos conduzem à vida eterna. 
E reserva, Senhor, um lugar no teu Reino para aqueles
 que morrem de fome e de sede em todo o mundo.
 E, antes da morte, os alimenta com teu Espírito para
 que tenham chance de salvação. Amém!



Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO









































 =









































































2 comentários: