...

...
...

sábado, 20 de dezembro de 2014

O Senhor vê o coração


“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” – 1Samuel 16,7 
Deus não se concentra em nossa aparência externa. É o que está no nosso interior que importa para Ele. A Escritura nos diz que a nossa beleza não deve vir do adorno externo, como penteados sofisticados e o uso de jóias de ouro ou roupas finas, que chamam a atenção para nós. Pelo contrário, a beleza deve vir de dentro e deve consistir de um espírito manso e tranqüilo. Esta beleza tem grande valor diante de Deus. (1 Pedro 3,3-4)  
Muitas vezes nós olhamos para o que podemos ver do lado de fora – beleza, talento, fama etc., mas Deus olha diretamente para o coração – os motivos, intenções e caráter.  
Infelizmente vivemos em um mundo superficial onde as pessoas julgam pela aparência. Nós gostaríamos de dizer que isso é algo que não fazemos e que olhamos além do que está no exterior, mas praticamente todos nós somos muitas vezes influenciados pela aparência.
Mesmo Samuel foi influenciado pela aparência física. Ao encontrar o primeiro filho de Jessé, Eliabe, ele assume imediatamente que certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei.”  (1 Samuel 16,6)
Como podemos ver, da perspectiva de Deus, a aparência não é a melhor maneira de julgar uma pessoa. Há um velho ditado: ‘não julgue um livro por sua capa.’ Seu significado é simples, a aparência de uma pessoa, ou seus atributos físicos ou roupa, não são indicações do seu ser interior. Precisamos ter muito cuidado porque a aparência exterior pode ser muito enganadora. Há pessoas neste mundo que muitos consideram bonitas por fora, mas seu interior não corresponde a sua beleza exterior temporária. “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira, mas a (pessoa) que teme ao Senhor, essa será louvada.”  (Provérbios 31,30)  

Jesus disse aos mestres da lei e fariseus: “hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.”  (Mateus 23,27-28) 
A beleza é apenas superficial, e muitas vezes a pessoa vaidosa e arrogante parece ser a mais bela para aqueles que não tem discernimento de Deus, porque nosso Pai celestial aclara que o que realmente importa para Ele é o que está em nosso coração. 
Muitos admiram e tentar imitar as pessoas famosas, ou seguem o ensinamento de alguém sem antes orar a Deus pedindo-Lhe para orientação e respostas. Cuidado porque o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1Pedro 5,8) e ele usa lobos disfarçados como cordeiros para fazer seu trabalho. 
Por outro lado, há momentos em que não damos chance para uma pessoa e a julgamos pela nossa primeira impressão. Precisamos realizar que a primeira impressão raramente nos diz muito sobre uma pessoa, por isso, devemos dar um tempo para que ela possa revelar o que está em seu coração antes de fazer uma decisão. 
Um verdadeiro filho de Deus refletirá um espírito humilde, amor por Deus e por outros, bem como a alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5,22-23). Esta é verdadeiramente uma pessoa bonita perante os olhos de Deus. “Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”  (Mateus 7,20) 
Senhor, somente Você conhece cada coração, peço por discernimento do Seu Espírito Santo para reconhecer as qualidades das pessoas que entram na minha vida e não olhar apenas para a aparência exterior, mas olhar para o seu coração.
Fonte: mvm português

Nenhum comentário:

Postar um comentário