...

...
...

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Maria Santa e Fiel

"Maria é o modelo mais perfeito de santidade."


Maria se levantou, após ter recebido a noticia de que estaria grávida do Senhor, do Salvador, e de que também sua prima estaria gravida, mesmo na velhice, e foi às pressas às montanhas. O que significa esses ‘às pressas’? Vamos refletir durante toda a passagem, mas prestemos atenção nessa parte: Maria foi correndo para as montanhas pois queria ajudar e servir Isabel; mas quem estava grávida do próprio Deus? Quem necessitaria de mais bajulações, ou mais atenção? Aquela que era a mãe do Cristo! Mas não, ela foi correndo ajudar sua prima, com um ato de servidão, de não se preocupar consigo mesma, com suas necessidades particulares, com sua família e José, que ficara aflito sem entender nada do que tinha acontecido; ela foi de prontidão! Prontidão, achamos a primeira característica de santidade.

Então Maria chegou em casa de Zacarias, esposo de Isabel, e foi somente Maria saudar Isabel e a criança que estava no seio de Isabel estremeceu. Um bebê de 6 meses não estremece por qualquer coisa, muito menos por uma saudação. É nisso que compreenderemos quão grande era a força do Espirito Santo, dentro de Maria. Maria era tao esposa, tao cheia do Espirito, do Animador, que era só saudar, somente acolher, que todos ao seu redor ficavam cheios também do mesmo Espírito. Maria deixava marcas de paz e de amor por onde ela passava; mais um sintoma de santidade.

Devemos como Maria, transbordar de amor e de paz por onde passamos. E isso é possível, mesmo sendo tao pecadores e tao imundos? Sim é! Um exemplo é uma historia do meu fundador, Alex Soares: “Ele ia com sua esposa fazer uns exames, e quando chegou na portaria, uma mulher aparentemente protestante, o recebeu; e percebe que eles não tinham dinheiro para pagar a consulta, mas ele tão cheio do Espírito, foi confiando na Divina Providencia. E quando foi “pagar” a consulta, a mesma mulher, disse que não precisaria, pois ela sentiu nele tão forte a presença do Espirito Santo, que ela não queria receber dinheiro algum deles. Eles a agradeceram e partiram” Vimos que é possível ser tão cheio do Espirito, que deixaremos marcas onde passamos. E você, está deixando marcas de amor, de benção, ou outro tipo de marcas? Reze para que o mesmo Espírito Santo, que habita em Maria, também habite em nós!

Continuando nossa meditação, a criança e Isabel, ficaram cheios do Espírito Santo ao ouvir a saudação de Maria, e Isabel exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!

Isabel, então, exclamou um louvor pela presença da mãe do seu Senhor em sua casa; mas Maria havia contado a Isabel que estava grávida? E além de estar grávida, ela teria contado que era de Deus? Não! Mais uma vez, a manifestação do Espírito foi tamanha, que isso foi revelado a Isabel, também pelo Paráclito.

Ouvindo toda exaltação de Maria, por Isabel, o que ela fez? O que você faria? Poderia ter falado: Sim, é verdade Isabel, sou mesmo a Mãe de nosso Senhor. O anjo me escolheu pois sou a melhor entre todas, a mais pura, a mais cheia de graça! Ele me escolheu por merecimento, pois sou a mais santa para esse cargo. Maria poderia sim ter se elevado, pois era mesmo muito mais do que essas características. Mas o que ela fez? Elevou tudo, exaltou tudo, ao Tudo que é Deus, entoando o cântico Magnificat: “Minha alma glorifica o Senhor,…, pois ele viu a pequenez de sua serva..” Ah! Que humildade! Mais um sintoma de santidade!

Maria é a perfeição de Deus num ser humano! Maria é o conjunto de todas as graças reunidas, como diz São Luis Maria. Maria foi o consolo de Deus, num mundo tão mau, tão corrupto, tão orgulhoso, tão cheio de marcas de pecado.  Nossa Senhora soube muito bem ornar a mais bela coroa do céu, ao qual o próprio Deus colocou em sua cabeça. Que a humildade de Maria, em não querer fazer nada para se mostrar, e sim para transparecer Deus, que seu silencio e sua vida oculta, invadam nossa alma, para que possamos ser como ela. Guardemos nossos méritos, que conseguimos com nossas boas obras, para ornar nossa coroa de pérolas no céu, pois toda boa obra regada de aplausos na terra, perdem todo seu valor

Por isso, queiramos ser ocultos, e fazer tudo por Ele, como Ela! Assim, no céu, Deus reunirá todos os nossos sintomas de santidade, e ornará o tesouro que Ele reservou em particular, para cada um de nós! Que o Senhor seja louvado a todo tempo pela vida de Maria Santíssima, nossa Mestra! Que sejamos cada dia mais santos, para honra e gloria daquele que É!

Carol Muniz
Comunidade Católica Vida Missão





Nenhum comentário:

Postar um comentário