...

...
...

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Jesus Nasceu!



Objetivo:
  • Refletir sobre a pessoa de Jesus Cristo, a partir de sua Encarnação, de sua presença no meio de nós.

Ambiente:
  • Imagem do Menino Jesus
  • Bíblia
  • Vela
  • Flores

1. Acolhida
  • Receber a turma com alegria.
  • Começar cantando a música nº 1 fazendo os gestos. Coloca-se a turma em círculo: primeiro se canta batendo palmas; depois se canta de mãos dadas; depois se canta com os braços entrelaçados, numa corrente de amizade; depois se canta com a mão no ombro do colega, abraçando-o, e depois se canta erguendo e movendo os braços, louvando a Deus.
  • Criar clima de oração. Fazer o sinal da cruz.
  • Repetir juntos: Ó Bom Jesus, nós te agradecemos, porque o Senhor nasceu entre nós, veio ao nosso encontro. Agora, nós também queremos ir ao seu encontro, acolhendo sua presença em nosso coração. Fique conosco, Jesus. Amém.
  • Cantar suavemente a música nº 13.
Obs: As músicas sugeridas são do CD que acompanha o Livro "Jesus, nosso Salvador", do Pe. Leone Silva e Solange Maria do Carmo - Ed. Paulus).

2. Motivação

Relembrar o nosso último encontro. Pedir as crianças que coloquem em ordem os cartazes que foram preparadas no nosso último encontro: Deus Caminha com a Gente.

No encontro anterior, falamos sobre a História da Salvação. Entendemos o que é um pacto de amizade e o significado de uma aliança. Falamos da Aliança que Deus fez com o povo para libertá-lo da escravidão.

Vimos ainda que somos fracos, sujeitos ao pecado, que estraga a nossa vida e a harmonia do mundo.

Nessa etapa, vamos ver que Deus vem em socorro de nossa fraqueza. Ele vai fazer um grande gesto para nos ajudar e vencer aquela teimosia que insiste em nos separar de Deus. Vai nos ajudar a encontrar a vida plena. Que gesto é esse? Deus vai enviar o seu filho ao mundo. Esse gesto mudará para sempre a história de toda a humanidade. Nunca mais seremos os mesmo. Deus se fez gente como nós e isso muda nossa história. Quem é este filho de Deus? Como ele veio morar entre nós? A que povo ele pertenceu? Onde viveu e morou? Quem foram seus pais? Vamos tentar responder a essas perguntas nesse encontro de hoje.

3. Desenvolvendo o tema


Como já vimos, os homens estavam esperando a chegada do Messias. Muitos pensavam que ele se manifestaria como um "rei poderoso", que iria libertar o povo hebreu do poder dos romanos. De fato, o povo estava sofrendo com muitos impostos, com a miséria, fome, doença e orgulho dos poderosos.

Como falei, muitos esperavam um "rei poderoso" e nasceu uma criança num lugar pobre, numa cidadezinha do interior, num lugar sem importância, no meio de um povo escravo.

Os primeiros a saber a notícia do nascimento de Jesus não foram as pessoas orgulhosas e poderosas, mas os pastores porque tinham coração aberto; eram simples, generosos e disponíveis.

Vamos ver como tudo isso aconteceu:



4. Leitura

No primeiro texto, o evangelista Lucas fala de Maria; no segundo, o evangelista Mateus fala de José. Vamos entender o que estes dois têm a ver com o nascimento do Filho de Deus.



1º Texto: Lc 1,26-38




Um anjo chamado Gabriel, foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, para visitar uma jovem chamada Maria. Maria era noiva de José  e estava com casamento marcado. O anjo, então, entrou em sua casa e lhe disse: "Alegre, Maria, pois Deus está com você". Maria ficou pensativa e não entendeu bem o que significavam aquelas palavras. Mas o anjo continuou a dizer: "Não tenho medo, Maria, pois Deus escolheu você. Você terá um filho e colocará nele o nome de Jesus. Ele será Filho de Deus e virá ao mundo para ser o salvador. Ele vai construir um reino novo". Maria perguntou ao anjo: "Como terei um filho,  se ainda não tenho marido? O anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre você e o poder de Deus vai lhe envolver; assim, a criança que nascer será o Filho de Deus". Então, Maria disse ao anjo: "Estou aqui para servir ao Senhor Deus. Ele pode fazer em mim o que for de sua vontade". E o anjo foi embora.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!


2º Texto: Mt 1,18-21.24

Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava comprometida com José. Antes de irem morar juntos, aconteceu que ela ficou grávida por um milagre de Deus. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo prejudicá-la, resolveu afastar-se dela secretamente. 




Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: "José, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi concebido vem de Deus. Ela terá um filho em que você deve pôs o nome de Jesus, porque ele salvará o povo de seus pecados". Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

Agora, nesse texto, vamos ver como se deu o nascimento de Jesus:


3º Texto: Lc 2,1 


Naquele tempo, o imperador César Augusto fez um decreto, ordenando o recenseamento de todo o povo da região. Todos iam alistar-se, cada um na cidade onde nasceu. Foi assim que José, o esposo de Maria, viajou da cidade de Nazaré, onde estava, para a cidade de Belém, onde residia sua família, para se alistar com sua esposa, que estava grávida.



Estando eles em Belém, completaram-se os dias para o nascimento do menino. Maria deu à luz seu filho e, envolvendo-o em mantos, reclinou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles no quarto de hóspedes.
Havia nos arredores uns pastores que guardavam o rebanho nos campos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, uma luz imensa brilhou em volta deles e sentiram grande medo. O anjo lhes disse: "Não tenham medo. Eu lhes anuncio uma boa notícia que será alegria para todo o povo: Hoje nasceu para vocês, na cidade de Belém, um salvador, que é Jesus, o Filho de Deus. Isto lhes servirá de sinal: Vocês acharão um recém-nascido enrolado em mantos e deitado numa manjedoura". De repente, ao anjo se juntou uma multidão celeste que louva a Deus e dizia: "Glória a Deus no céu e na terra paz aos homens por ele amados."
Os pastores, então, disseram: "Vamos a Belém e vejamos o que aconteceu". Eles foram com grande pressa e acharam Maria e José e o Menino deitado na manjedoura.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!


Partilha:

  • Quem era Maria? Com quem ela estava comprometida em casamento?
  • Quem apareceu para ela? O que ele lhe disse e como ela reagiu?
  • Qual foi a resposta de Maria?
  • O que aconteceu, então, antes que Maria fosse morar junto com seu esposo José?
  • O que Deus revelou a José, em sonho?
  • Como José acolheu o pedido de Deus?
  • Quem era o imperador na época em que Jesus nasceu? O que o imperador resolveu fazer?
  • Por que José teve de viajar com sua esposa até Belém?
  • O que aconteceu de especial quando chegaram a Belém?
  • Quem foram as primeiras visitas a chegar ao lugar onde Jesus havia nascido?

Conclusão:

Deus nos ama tanto que mandou seu filho para nos aproximar de novo dele. Então, Jesus veio morar entre nós, nascendo de uma jovenzinha chamada Maria. Maria prontamente disse seu sim a Deus e colaborou para que o Filho de Deus viesse nascer entre nós. Jesus é alguém especial. É gente como nós, pois nasceu de Maria. Mas é também Filho de Deus, por isso é o nosso salvador. Deus mesmo tomou a iniciativa de nos mandar seu filho para nos salvar. José entrou nessa história como uma espécie de pai adotivo de Jesus. Sabendo que ele era filho de Deus, José se dispôs a acolhê-lo e dele cuidar com muito carinho.

O fato de Jesus ter vindo ao mundo envolvido em simplicidade e acolhendo os pobres, na figura dos pastores, é muito importante. Ele, que tinha a glória de Filho de Deus, preferiu nascer na simplicidade, colocando-se em primeiramente ao lado dos mais simples e pobres, geralmente desprezados pela sociedade. Com isso, Jesus nasce dando uma lição bonita, mostrando que Deus não despreza ninguém. Ao mostrar que Deus se importa com os mais simples, Jesus está deixando claro que a salvação é para todos e não somente para alguns mais importantes. O que conta para Deus é como a pessoa acolhe Jesus. Quem abre a ele seu coração encontra nele a paz e a salvação.

5. Atividades

  • No final da página.

6. Oração Final e Encerramento
  • Colocar a turma em clima de oração. Cantar música apropriada (pode ser a nº 14 do CD do Livro "Jesus Nosso Salvador", do Pe. Orione) ou outra à escolha;
  • Motivar: Quando o anjo apareceu aos pastores, anunciou-lhes a mensagem de paz e alegria. Vamos fechar nossos olhos e pensar nas palavras do anjo, que hoje são dirigidas a cada um de nós: "Não tenham medo. Eu anuncio para vocês uma boa notícia que será alegria para todo o mundo. Hoje nasceu o salvador". Vamos pensar em nós e nas pessoas mais simples, naqueles que mais necessitam dessa mensagem alegre de Deus, e vamos rezar por elas.
  • Fazer preces espontâneas. A resposta pode ser: "Venha nos alegrar, Senhor Jesus". O catequista pode começar:
         - Venha alegrar, Senhor Jesus, as pessoas que estão doentes.

         - Venha trazer a paz, Jesus, para todos os que vivem aflitos. Etc.
  • Encerrar com um canto apropriado. Pode ser  um canto de agradecimento, como o nº 11.
  • Despedir-se da turma. Motivar para o próximo encontro.
  


Fontes:


  • Bíblia Sagrada
  • Livro do Catequista -  Fé - Vida - Comunidade
  • Livro Jesus, nosso salvador, do Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo










Nenhum comentário:

Postar um comentário