...

...
...

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Tradição de Coroar a Imagem de Nossa Senhora


São João, no Apocalipse, fala do povo fiel, da Igreja, comparando-a a Maria, e mostrando que ela é Rainha:
"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. 5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono." (Ap 12,1.5)

Na nossa Paróquia, coroamos a imagem de Nossa Senhora no último dia do mês de maio e no encerramento da festa da nossa Padroeira, dia 27 de novembro, dia em que comemoramos o dia de Nossa Senhora das Graças. Tenho postado aqui no meu blog, em várias páginas, o roteiro e o vídeo que enviamos para o Youtube, de todas as Coroações em que tenho participado nos últimos quatro anos. Todas ficaram muito lindas!

Abaixo, transcrevo texto da pesquisa que realizei na internet, sobre a origem da tradição de coroar a imagem de Nossa Senhora e o significado dos símbolos.


Os símbolos resistem à história que os gerou. Coroa, coroação remontam à Antiguidade. Vêm do Oriente. Os orientais amam as pompas, os ritos, as solenidades longas e festivas. O Ocidente romano opta pela sobriedade. Mas mesmo assim eixou-se seduzir frequentemente pelas belezas o Oriente.


Segundo o Mestre em História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, padre Cássio Barbosa de Castro, a tradição de coroar a imagem de Maria chegou ao Brasil através dos portugueses. “Na Europa, é no mês de maio que são colhidos os frutos da terra e as flores do campo são cheias de cores e de perfumes. E isto remete a Maria, que é considerada a flor mais bela no Carmelo”. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante este mês. Padre Cássio explica que a tradição se solidificou no século XIV, em Paris. “A figura de Maria ganhou destaque em Paris. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias, então, surgiram as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio à Maria fazendo a ela homenagens com flores”, explica.

Os símbolos:

coroa de Nossa Senhora mostra que ela é a rainha do céu e da terra, mãe de toda a humanidade;
véu representa a virgindade da mãe de Deus;
palma na mão representa a “a rainha dos mártires, de todos os que derramaram sangue por Jesus” e a pureza de Nossa Senhora;
terço representa a religiosidade do povo;
estrela representa a evangelização e o sinal de Jesus Cristo:
coração representa aquela que acolhe os filhos, a ternura e a disponibilidade de mãe.

São João, no Apocalipse, fala do povo fiel, da Igreja, comparando-a a Maria, e mostrando que ela é Rainha:
"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono."(Ap 12,1.5)




Fonte:
http://amagiadeeducar.spaceblog.com.br/2446493/Coroacao-a-Maria-no-mes-de-Maio-Nossa-Senhora-cuida-de-mim/

Um comentário: