...

...
...

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Comparando a Catequese a uma viagem de trem


No próximo sábado vou iniciar com uma nova turminha de Catequese. Estou muito ansiosa para conhecer as crianças! Preparei esta historinha para contar para elas. A ideia da viagem de trem comparada à Catequese eu já tinha ouvido, mas não tinha a narrativa, então resolvi escrever a parábola.


Quem aqui  já viajou de trem? É muito bom, né? Lembro da minha infância, dos passeios de trem que fazia com meus pais e meus irmãos, nas visitas aos meus avós que moravam numa outra cidade.  

A aventura começava na estação... Para chegar à plataforma subíamos escadas, depois passávamos por uma roleta enorme que ficava junto à uma cabine que dava acesso a outra escada, agora descendo, para finalmente embarcar no trem. Ficava fascinada com o movimento de pessoas que iam de lá pra cá... Era gente de todo jeito! Algumas chegando, outras partindo, e tinham aquelas que ficavam por ali vendendo coisas. Quando o trem ia chegando, de longe dava pra ouvir o apito: Piuí!!! Piuí!!! Meu pai juntava todos nós perto dele. O trem parava, muitos passageiros saíam apressados, e os que estavam na estação entravam, também rapidinho... Tinha muita gente diferente, carregando bagagens diversas e até animais... eu ficava observando tudo! E quando ia partir, o trem apitava novamente: Piuí!!! Piuí!!! 

Eu gostava de sentar  no cantinho do banco, e ficava olhando pela janela, enquanto o trem corria em direção ao seu destino. Posso sentir ainda o vento em meu rosto... ouvindo o barulhinho do trem deslizando sobre os trilhos. E eu via os campos, árvores, nuvens, casas, pessoas, currais, animais... e tudo ia passando rapidamente diante de meus olhos curiosos, atentos. 

Contei isso pra vocês, porque vamos comparar a nossa caminhada na Catequese a uma viagem de trem. Estamos partindo em direção a uma bela experiência. Vocês vão se preparar para a Primeira Eucaristia... um dia muito importante para nós cristãos. E nessa viagem, veremos muitas coisas, faremos belas descobertas ... mas precisamos estar atentos para não perder nada nessa viagem rumo ao nosso objetivo.

O maquinista desse trem é Jesus. Os passageiros somos nós. O nosso Mestre vai nos mostrar maravilhas, vai nos ensinar muitas coisas boas!  

Mas precisamos estar cientes de que surgirão alguns obstáculos pelo caminho, certamente encontraremos algumas pedras, alguns espinhos. Jesus não nos disse que tudo seria fácil, mas Ele disse que sempre estaria conosco! Então podemos estar certos também de que o trem não vai desencarrilhar, e nem desistiremos da nossa viagem durante o trajeto.

O que serão essas pedras? E esses espinhos? São as dificuldades que aparecem na nossa caminhada. Exemplos de pedras e espinhos são o cansaço, o desânimo, convites para outras atividades, tipo shopping, praia, futebol, casa de amigos, no mesmo horário da catequese... É importante o lazer, temos que ter diversão, passeios, mas podemos deixar para depois da Catequese, e nos domingos, para depois da missa.

Muitas vezes estaremos cansados, porque todos estudam durante a semana, alguns têm outras atividades também... Eu sei que não é fácil acordar cedo nos sábados, eu também experimento isso! Mas também posso dizer pra vocês como é bom estar nos nossos encontros, aprendendo as coisas de Deus! Vale o esforço de acordar, levantar rapidinho, tomar o nosso café e sair. Isso também acontece nos domingos, quando a gente faz uma força tremenda para levantar cedo, mas depois que está lá na missa, fica feliz da vida por estar junto dos irmãos, em comunhão, louvando e agradecendo a Deus!

Estamos partindo para essa maravilhosa aventura! Sabemos que as dificuldades aparecerão, mas com muita fé e perseverança, venceremos todas elas. Com Jesus no nosso trenzinho, a viagem continuará e nem pensaremos em desembarcar pelo caminho.

Ah, nessa viagem teremos algumas paradinhas! Serão as Celebrações que acontecerão a cada término de um módulo. Nesse dia, nos reuniremos com os familiares, padrinhos e amigos para fazer uma recordação da nossa caminhada e para celebrarmos juntos! Serão várias celebrações, em que todos devemos participar!

E lá na frente, enfim, teremos uma parada maior, em que faremos uma grande festa: O dia da Primeira Comunhão!!! Alguns aqui, nesse dia, ou um pouco antes, também receberão o Sacramento do Batismo.

Mas a nossa viagem não terminará aí, porque a nossa caminhada vai continuar. No momento oportuno, falaremos sobre isso!   












Nenhum comentário:

Postar um comentário