...

...
...

domingo, 3 de maio de 2015

Um Sim Especial


Hoje iniciamos o nosso encontro rezando uma dezena do terço, o que faremos em todos os sábados do mês de maio, meditando um Mistério por semana, que serão os Gozosos. Hoje meditamos o primeiro Mistério (A Anunciação), tema do nosso encontro já iniciado na semana passada. Depois da oração inicial, falei às crianças que a Igreja dedica a Maria todo o mês de maio e que no dia 31, celebramos a visita de Maria a Isabel. Nesse mês são realizadas muitas orações pedindo que ela interceda por nós junto ao seu Filho e uma forma de oração é o Terço. Uma das orações que estão presentes no terço é a "Ave Maria". A Ave Maria é uma oração que contém as palavras do Anjo na "Anunciação" como já vimos: "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco". Contém também a saudação de Isabel: "Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus". A segunda parte da oração, "Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte" é o reconhecimento da Igreja ao longo dos séculos, que Maria é mãe de Jesus e Jesus é o Filho de Deus, portanto, ela é mãe de Deus Filho. Ela que se encontra junto do Filho, pede a Ele por nós. 
A seguir, falei às crianças que faria algumas perguntas, às quais elas deveriam responder "sim" ou "não" com gestos, sem falar. O gesto do "sim", com os braços estendidos e o gesto do "não", com os braços cruzados sobre o peito. Gostaram e riram muito durante a brincadeira! rs Depois da dinâmica, conversei com os pequeninos, mostrando-lhes que todos os dias tomamos decisão e dizemos"sim" ou "não". Dei alguns exemplos.Convidei as crianças para escutar como Maria respondeu ao anjo. Fizemos uma pequena procissão da Bíblia, ao som da Ave Maria instrumental. Depois da leitura, refletimos juntos sobre esse "sim" muito especial, dado por uma mulher muito especial. Maria disse "sim" a Deus e, através do seu "sim, Jesus veio ao mundo, viveu aqui na terra e ensinou muitas coisas. O "sim" de Maria mudou a história.Vimos mais uma vez como em nosso dia-a-dia podemos dizer "sim" a Deus: em casa (obedecendo pai e mãe, não brigando com os irmãos...), na catequese (indo aos encontros com alegria, participando das missas...), na escola (respeitando os colegas, as coisas dos outros, obedecendo a professora...).No momento das atividades, cantamos juntos a música Maria de Nazaré. Encerrando, entreguei uma rosa para cada criança e motivei-os para rezar uma Ave-Maria. Em seguida, colocamo-nos de frente para o altar e cada criança estendeu a sua mão com a flor em direção à imagem da Virgem maria, cantando o refrão: "Quero dizer meu sim, como tu Maria, como tu, um dia, como tu, Maria...". Levaram a rosa para casa para lembrar de rezar durante a semana a Ave-Maria.Foi muito bom o nosso encontro! Fiquei muito feliz! 


ROTEIRO DO NOSSO ENCONTRO

Objetivos:
  • Conhecer como Jesus entrou na história dos homens por meio do “sim” de Maria;
  • Aprender dizer “sim” aos convites que Deus nos faz;
  • Imagem de Maria com o Menino Jesus.

Ambiente:
  • Imagem de Maria
  • Imagem do Anjo Gabriel
  • Bíblia, vela, flores
Recursos:
  • Flores de papel, de acordo com o número de crianças;
  • Terços para cada criança.

1. Acolhida e Oração Inicial
  • Acolher a turma alegremente. Perguntar se todos estão entusiasmados para mais um encontro. Cantar música animada.
  • Criar clima de oração, para conversar com Deus.
  • Motivar: A Igreja dedica a Maria todo o mês de maio. No dia 31 de maio celebramos a visita de Maria a Isabel. Nesse mês são realizadas muitas orações pedindo que ela interceda por nós junto ao seu Filho.  Muitas comunidades fazem a coroação de Nossa Senhora, onde as crianças se vestem de anjo e levam flores, o véu e a coroa para ofertar a ela. Outra forma de oração é o Terço. Uma das orações que estão presentes no terço é a “Ave Maria”. A “Ave Maria” é uma oração que contém as palavras do anjo na anunciação: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”. Contém também a saudação de Isabel: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. A segunda parte da oração “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte” é o reconhecimento da igreja ao longo dos séculos que Maria é mãe de Jesus e Jesus é o Filho de Deus, portanto ela é a mãe de Deus Filho. Ela que se encontra junto do Filho pede a ele por nós. Por isso rezamos: “Ave Maria, cheia de graça... ". Neste mês, a nossa oração inicial será o Terço. Rezaremos uma dezena em cada sábado (Explicar para as crianças o que é o Terço, falar sobre os mistérios...).
  • Iniciar a oração do Terço, com a participação de toda a turma. O catequista inicia com o Pai Nosso e cada criança reza uma Ave Maria.
  • Deixar as crianças à vontade, sem exigir muito silêncio, pois com certeza farão perguntas e conversarão com os coleguinhas do lado, até para certificar-se de que estão com a mãozinha na continha certa.
  • No final, cantar a música “Maria de Nazaré”, do Padre Zezinho.

2. Desenvolvendo o tema:

Antes do nascimento de Jesus, o povo esperava que Deus enviasse um salvador. Para o povo, esse salvador iria libertá-lo do poder de outros povos que o dominava e iria construir um mundo novo. No meio desse povo havia uma jovem chamada Maria. Era noiva de um homem chamado José. Antes de se casar com ele foi escolhida por Deus para ser a mãe do Filho  de Deus, que viria ao mundo como Salvador, mas um Salvador um pouco diferente do que o povo esperava.
Um anjo anuncia a Maria a boa notícia de que seria Mãe do Salvador dizendo: “Alegra-te, o Senhor está contigo!” E o anjo conta que ela será a mãe de Jesus por obra de Deus. Mara acolhe esse anúncio com um grandioso “sim”. Após algum tempo, Maria colocou-se a serviço de sua parenta Isabel que também estava grávida e precisava de cuidados porque tinha a idade avançada. Quando Maria chegou  à casa de Isabel e a saudou, a criança estremeceu no seu ventre. Isabel disse à Maria: “Bendita é tu entre as mulheres é bendito é o fruto  de teu ventre”.
Algum tempo depois, nasceu Jesus. Maria cuidou dele, o criou, o educou e o seguiu como discípula até a morte dele. Ela sempre foi um modelo para a Igreja de discípula fiel.


3. Dinâmica: “Sim ou não”
  • As crianças poderão ficar em pé ou sentadas, formando um círculo. O catequista explica que fará algumas perguntas às quais elas devem responder apenas “sim” ou “não”, mas sem falar.
  • O gesto do “sim” são os braços estendidos para a frente e o gesto do “não” são os braços cruzados sobre o peito. Na sequência, o catequista faz as perguntas: Quer tomar um sorvete? Quer levar um beliscão? Arrumar sua cama? Foi à missa no domingo passado? E outras, de acordo com a sua realidade.
  • Após a dinâmica, conversar com as crianças, dizendo que todos os dias tomamos decisão e dizemos sim ou não.
  • Dizer-lhes que neste encontro vamos conhecer a história de uma mulher especial, que deu um sim também muito especial.
  • Convidar as crianças para escutar como Maria respondeu ao anjo. Pode-se fazer uma pequena procissão da Bíblia, com velas, flores e a imagem de Maria. Colocar música instrumental.

5. Leitura: Lc 1,38 

Podemos ler o texto da Bíblia ou contar a história conforme abaixo.


“Um Sim Especial”

Há muitos e muitos anos, na cidade de Nazaré, na Galiléia, morava uma moça chamada Maria.
Todas as pessoas daquele lugar conhecia as palavras dos profetas, que diziam que Deus escolheria uma moça para ser a mãe do Seu Filho.
Maria era humilde e confiava em Deus. Tinha um coração aberto para Deus. Rezava, fazia com amor seus afazeres e olhava a todos com bondade e ternura.
Um dia, um anjo foi enviado à Maria e lhe disse:
- Deus escolheu você, Maria, para ser a Mãe do Salvador, porque Deus olhou para a sua bondade e humildade.
Maria ficou rezando baixinho e disse:
- Meu Deus, seja feita a Sua vontade. Sim, eu aceito.
E o anjo voltou para Deus.

Sugestão: Usar gravuras de Maria e do Anjo para ilustrar a história.

Conversando com a história:
  • O texto fala de quê?
  • Quem aparece no texto?
  • Como era Maria?
  • Maria foi escolhida para que?
  • Qual foi a resposta de Maria?
  • O que a Palavra fala para mim, para nós?

Mensagem:
  • Refletir com as crianças: Maria disse “sim” a Deus e, através do seu “sim”, Jesus veio ao mundo, viveu aqui na terra e ensinou muitas coisas. O “sim” de Maria mudou a história.
  • Em nosso dia-a-dia podemos dizer “sim” a Deus: em casa (obedecendo pai e mãe, não brigando com os irmãos), na catequese (indo aos encontros com alegria, participando das missas...), na escola (respeitando os colegas, as coisas dos outros, obedecendo a professora...).

6. Oração Final e Encerramento
  • O catequista entrega uma flor para cada criança. Motivar para rezarem uma Ave-Maria.
  • Em seguida, colocam-se de frente para o altar, e cada criança estende a sua mão com a flor em direção à imagem de Maria, cantando a música:

Quero dizer meu sim

Quero dizer meu sim, como tu Maria,
Como tu, um dia, como Tu, Maria

Quero negar-me a mim, como Tu, Maria,
Como tu um dia, como tu, Maria

Quero seguir Jesus, como Tu, Maria,
Como Tu, um dia, como Tu, Maria

                     


  

Maria de Nazaré

Padre Zezinho

Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé 
E por filho me adotou
Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Virgem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu
Ave-Maria (3X), Mãe de Jesus!

Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus

Maria do povo meu

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário