...

...
...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Como falar da Santíssima Trindade com os pequeninos



Lembro de um dia, quando iniciei como catequista (ainda na pré-catequese), descendo a escada com as crianças em direção à nossa salinha, ao encontrar com o padre de nossa Paróquia, olhei para ele e disse: - Hoje, padre, vou falar com os pequeninos sobre o Mistério da Santíssima Trindade. Estou insegura... Como falar de um assunto que nem mesmo eu consigo entender? Ele me olhou muito tranquilo, sorriu e nem precisou responder, pois eu sabia o que ele estava pensando. Ele tinha certeza que eu sabia o que dizer... rs Pedi socorro ao Espírito Santo e Ele veio em meu auxílio...  e foi maravilhoso o nosso encontro! Tudo deu muito certo! As crianças sempre me surpreendem pela facilidade que têm de entender as coisas de Deus...  Para elas tudo é muito simples! rs

Não disse exatamente com as palavras abaixo, porque eram muito pequeninos para entender, mas nós, catequistas, precisamos estudar para passar para as crianças os ensinamentos. Tenho aqui no meu blog, em outra página, como foi o encontro.

"Antes de tudo é preciso explicar que a palavra mistério não quer dizer algo que seja impossível de existir ou de acontecer; mistério é apenas algo que a nossa inteligência não compreende", conforme nos ensina o Professor Felipe Aquino. 

Continua ele: "Se você, por exemplo, não é físico, a teoria da relatividade de Einstein é um mistério para você, mas não para os físicos. Se você não é biólogo, a complexidade da célula, dos cromossomos e dos gens pode ser um mistério, mas não é para aquele que estudou tudo isso. 

Ora, Deus é um Mistério para todos nós, porque a Sua grandeza infinita não cabe na nossa inteligência limitada de criatura. Se entendesse Deus, este  não seria o verdadeiro Deus. O Criador não pode ser plenamente entendido pela criatura; isto é lógico, é normal e é correto. Depois de tentar de muitos modos desvendar o Mistério da Santíssima Trindade, Santo Agostinho abdicou: "Deus não é para ser compreendido, mas para ser adorado!"

As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. 

A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. E justamente, nesta breve dissertação, constatamos a profundidade do mistério da Santíssima Trindade, ante a complexidade em assimilar a magnitude de Três pessoas distintas formando um só Deus. Trata-se, portanto, de um grande mistério, central da fé cristã. As Escrituras são claras a respeito da Santíssima Tindade, desde o antigo, até o novo Testamento. 

A festa da Santíssima Trindade é um dos dias mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos a celebramos convictos pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É dogma de fé estabelecido, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.

Transcrevo abaixo, um texto do livro Mistério da Trindade, do Pafre Alfeu Piso, que encontrei na internet.


"O Mistério: a fonte e o horizonte

Para nós cristãos, falar de Deus é falar do mistério de Deus, que se apresenta como Mistério da Santíssima Trindade. O mistério de Deus Uno e Trino. E aí surge o termo mistério. Termo que pode inicialmente inibir a vontade de pensar e de falar, se não for bem entendido. Na linguagem de cada dia, usa-se o termo mistério, para dizer que uma coisa é complicada, de difícil acesso e de difícil compreensão. “Isso é um mistério – fulano é um mistério”. E daí, para se chegar à conclusão que é perda de tempo refletir sobre o mistério de Deus, é um passo.

Quando falamos de Deus como mistério, estamos falando de uma realidade inacessível aos recursos humanos, inesgotável. Uma realidade a quem ninguém jamais viu: “Ninguém jamais viu a Deus” (Jo 1,18). Mas estamos falando também de uma realidade que se revelou, isto é, que se deu a conhecer e se autocomunicou no amor: “O Filho único que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Jo 1,18). Portanto, uma realidade infinita que, gratuitamente, por amor, veio até nós.


O mistério é semelhante a uma fonte

O mistério de Deus é semelhante a uma fonte de água. O mistério se derrama, se revela e se doa. Dele todos podem beber e se saciar, mas ninguém pode esgotar o mistério, pelo fato de todos se aproximarem da fonte, todos beberem e todos se saciarem, mas ninguém pode esgotar a fonte nem beber a fonte, mas beber da fonte e na fonte. Esta permanece a mesma.


O mistério é semelhante ao horizonte

O mistério de Deus é também semelhante ao horizonte. O horizonte é lá onde parece que o céu a terra se encontram. Você pode ir até onde o horizonte aparece para você. Pode ir até aquele ponto em que parece que se encontram o céu a terra. Mas quando você pisa naquele ponto de referência do horizonte, ele já está à sua frente, talvez ainda maior. E você se senta e contempla alegre, descansando para mais uma caminhada.

É preciso beber da fonte e buscar o horizonte

É preciso aproximar-se para beber, mesmo sabendo que não se pode esgotar a fonte. É preciso aceitar o desafio do horizonte, para se poder andar. Só se vai para frente, tendo o horizonte sempre à frente. Não se perdeu, por não esgotar a fonte, mas se saciou. Não se perdeu, por não tocar o horizonte, mas se andou. Deixou-se o topus, ou seja, o lugar fixo, e se foi para a utopia, ou seja, para o lugar a ser conquistado, sempre aberto, sempre maior.


O mistério da Trindade fonte inesgotável

O mistério da Trindade é a fonte inesgotável na qual todos podem-se saciar. É o horizonte aonde todos chegam, mas está sempre à frente. Mistério que se revela e se doa, mas permanece mistério, sempre maior do que tudo o que se pode imaginar e pensar. E isso, sobretudo, quando estamos falando, não simplesmente de Deus, mas do Deus da fé cristã, do Deus revelado em Jesus Cristo e por Jesus Cristo, ou seja, o Deus uno e trino."


Esse texto eu copiei do blog Catequistas em Formação, postado pela Catequista Angela Rocha. Uma maneira bem legal pra falar com as crinças sobre a Santíssima Trindade.


A SANTÍSSIMA TRINDADE E A ÁGUA EM SUAS DIFERENTES FORMAS


É normal que a gente se questione sobre o grande mistério que é a Santíssima Trindade. São muitas as questões que nos surgem e para as quais não encontramos respostas. Imagine então como é explicar para as crianças algo que nem nós entendemos direito...

Entretanto, existe algo que entendemos, não o mistério no seu todo, porque assim deixaria de ser mistério, mas entendemos a ligação das três Pessoas, que é o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. 

Agora como explicar isto aos nossos catequizandos?

Primeiro vamos lembrar uma história sobre Santo Agostinho, que se debateu muito sobre este mistério, que é a seguinte:Certo dia Santo Agostinho estava caminhando pela praia. Nessa caminhada fazia a sua meditação e procurava entender o mistério da Santíssima Trindade.

Foi quando se deparou com uma criança brincando na areia. Ao observá-la melhor, se dá conta que aquela criança tinha feito um buraco na areia. O mais intrigante de tudo é que a criança caminhava para a água, enchia as suas pequeninas mãozinhas e em seguida dirigia-se para o tal buraco e lá colocava a pouca água que conseguia segurar.Santo Agostinho aproxima-se e pergunta:

- O que você está fazendo?

- Estou colocando a água do mar neste buraco que fiz - responde a criança.

- Mas isso é impossível! - diz Santo Agostinho.

E a criança responde prontamente:

- É mais fácil eu colocar a água do mar neste buraco do que você entender o mistério da Santíssima Trindade. 

- E o pequeno anjo desapareceu...

Ao lermos esta história ficamos com a ideia do mistério envolvente. É de fato um mistério muito grandioso, mas podemos simplificar... 

Quando nós, cristãos, falamos sobre a Trindade estamos afirmando que o Deus que encontramos através da Revelação é um Deus único, mas ao mesmo tempo Trino. Ou podemos dizer de uma outra forma: há um só Deus em três pessoas que é o Pai, Filho e Espírito Santo. Há uma só natureza, mas existem três pessoas.

A essas três Pessoas são identificadas ações próprias, mas é necessário lembrar que quando uma das três Pessoas age, Deus está agindo por inteiro. Assim chamamos o Deus Pai de Criador, o Deus Filho de Redentor e o Deus Espírito Santo de Santificador.

Existe ainda uma comparação simples que se pode fazer, numa linguagem mais comum, que nos ajuda a entender melhor.

Nessa explicação vamos comparar a Santíssima Trindade à água: 

Quando a água está no estado liquido, no estado sólido (gelo) e no estado gasoso (vapor), ela está em estados diferentes? Sim. Mas ela deixou de ser água? Não.

Assim também é a Trindade. Deus Pai está longe das nossas mãos, não podemos abraçá-Lo; Jesus é o Verbo do Pai que se encarnou, é sólido, humano como nós; e o Espírito Santo é a brisa suave, produto do amor do Pai e do Filho.

Viram que coisa simples e bonita?

E dá para usar água benta no encontro...
E dá para usar picolés...
E dá para ferver água... Ops! Essa parte, sei não... rsrs
Fica pela criatividade de vocês.


2 comentários: