...

...
...

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Jesus Tem Uma Mãe




Objetivos:

  • Considerar a ação de Deus na vida das pessoas e na própria vida;
  • Manifestar o desejo de acolher a presença de Deus na vida pessoal e na vida da comunidade.

Ambiente:

  • Imagem de Maria com o Menino Jesus
  • Bíblia, vela, flores

Recursos:

  • Um coração feito de cartolina;
  • Terço para cada criança.



1. Acolhida e Oração Inicial
  • Acolher as crianças com muita alegria.
  • Cantar a música nº 1.
  • Acalmar a turma e convidá-la para rezar.
  • Repetir todos juntos, com a mão no coração. O catequista reza e a turma repete: Ó Deus de amor, mais uma vez estamos aqui e pedimos ao Senhor: Venha iluminar e abençoar nosso encontro. Venha nos dar muita paz e muita alegria, para que possamos viver sempre unidos ao Senhor. Venha nos dar um bom coração, para acolher Jesus. Amém.
  • Criar clima de oração, para conversar com Deus.
  • Motivar: Estamos no mês de Maria. Na semana passada rezamos uma dezena do Terço. Hoje vamos rezar mais uma dezena e meditar o segundo Mistério Gozoso.
  • Entregar um terço para cada catequizando e combinar como será rezado.
  • Cantar “Maria de Nazaré”.
  • Pedir às crianças para que contem como foi experiência vivida por eles na participação da Celebração de Adesão à Jesus Cristo, realizada na última quarta-feira.

2. Relembrando o tema anterior

Conversar com os pequeninos sobre os vários títulos que a Igreja atribui a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe.


3. Desenvolvendo o tema de hoje

O que é um coração? O que o coração faz? No corpo humano qual é a importância do coração? Quando vemos a figura de um coração, o que pensamos? Que significados pode ter? Quando falamos em coração, queremos nos referir ao interior do ser humano. Dizemos que no coração nascem os sentimentos (cf Sl 14 (13), 1-2; Sl 17 (16), 3-4; Sl 27(26), 13). Dizemos: Deus está em nosso coração, eu amo de todo o e outras frases parecidas. “É no coração do ser humano que nasce o mal”, disse Jesus. São formas figurativas de demonstrar a realidade. É no coração que nascem os sentimentos bons e maus (cf. 1 Sm 2,1; 13,14; 16,7; Jr 11,20; 2Cor 2,4; 1Jo 3,19ss; Hb 8,10). O coração é o símbolo do amor. Dizemos que com o coração amamos a Deus e ao próximo (cf. Dt 6,5; Mt 22,37; Mc 12,30.33; Rm 5,5; 2Cor 3,3).

Gesto litúrgico: Colocar a mão no coração.

O gesto de colocar a mão no coração tem vários significados. Na catequese vamos refletir dois deles:
  • Penitência – colocamos a mão no coração, batendo no peito, quando rezamos o ato de contrição, ajoelhados, pedindo perdão a Deus pelos nossos pecados, reconhecendo o nosso pecado (na Eucaristia o ATO PENITENCIAL). 
  • Intimidade com Deus – em muitas imagens e figuras de Maria vemos que suas mãos estão no peito e com a cabeça inclinada. Este é um gesto de recolhimento e de oração. Queremos manifestar externamente o nosso desejo de estar com Deus, recolhendo as nossas mãos, sobre o peito. Mãos que seguram os desejos do coração, para estar somente com Deus, em oração.

Vivenciando a liturgia: 

O Amém depois das orações é sinal de nossa adesão ao “Projeto de Deus”. Todas as orações que fazemos terminam com o Amém. Nas celebrações eucarísticas, quando rezamos em casa ou em grupo, dizer o Amém é sempre sinal de nossa adesão à vontade de Deus em nossa vida. Este Amém deve ser pronunciado com voz firme, mostrando que nosso coração e nossa mente realmente sabem o que foi pedido a Deus e o que Deus pede para cada um de nós.

Gesto concreto: Dizer sim a Deus.

Maria disse SIM a Deus. Quando fazemos nossas orações, no final nós dizemos AMÉM. Procuremos nos lembrar do SIM de Maria quando dizemos nosso AMÉM. Maria aceitou a missão de ser Mãe de Jesus, sem impor condições. Durante as celebrações, principalmente na Celebração Eucarística, precisamos prestar mais atenção às palavras das orações, para conscientemente dizer Amém.

Vamos procurar, durante a semana, perceber os sentimentos que brotam do coração: os bons e os maus. Como Maria, vamos procurar dizer SIM a Deus, principalmente ajudando aqueles que precisam de nós: em casa, nossos familiares; na escola, os coleguinhas, convidando-os para brincar ou estudar juntos; nossos vizinhos, prestando pequenos serviços.


6. Oração Final e Encerramento
  • Convidar as crianças para uma oração silenciosa.
  • Realizar com os pequeninos a dinâmica do coração.

1º momento: No silêncio de nosso coração, colocando nossa mão direira sobre ele, vamos sentir a sua pulsação (fazer silêncio por uns instantes).

2º momento: Vamos procurar lembrar dos momentos em que dissemos NÃO a Deus (fazer silêncio por uns instantes).

3º momento: Vamos escrever os sentimentos que nos levam a dizer NÃO a Deus (distribuir os papéis).

4º momento: Em pé. Vamos pedir perdão pelo NÃO que dissemos a Deus. Segurando o papel escrito com os sentimentos que nos levam a dizer não a Deus e colocando a mão no coração, vamos pedir que Ele no ajude a dizer SIM (fazer silêncio por uns instantes).

5º momento: Vamos jogar agora no lixo o papel que escrevemos com os maus sentimentos, simbolizando o desejo de arrancar  do nosso coração estes maus sentimentos (cantar um canto penitencial).

6º momento: Agora vamos escrever os sentimentos que nos ajudam a dizer SIM a Deus, como Maria disse (distribuir os papéis e dar um tempo para que escrevam os sentimentos bons).

7º momento: Todos em pé, vamos colocar nossa mão sobre nosso coração, segurando o papel com os bons sentimentos; vamos pedir que Deus abra o nosso coração para o amor a Deus e ao próximo (fazer silêncio por uns instantes). Vamos colocar os bons sentimentos no coração.

(Cantar um canto de Maria).


Quero dizer meu sim, como tu Maria,
Como tu, um dia, como Tu, Maria

Quero negar-me a mim, como Tu, Maria,
Como tu um dia, como tu, Maria

Quero seguir Jesus, como Tu, Maria,
Como Tu, um dia, como Tu, Maria

  • Rezar com a mão no coração a Ave-Maria e a Salve Rainha.
  • Pai-nosso
  • Abraço da paz
  • Canto Final: Maria de Nazaré

    Fonte:
  •     A Caminho da Eucaristia (Editora Vozes)                                                                                                               

                               
                                

                        Catequese da Comunidade Nossa Senhora das Graças



CATEQUIZANDO(A)_________________DATA: ______/_____/______
      
                 
                            JESUS TEM UMA MÃE

           




    Vamos pensar e responder




  Quando nos referimos a Maria, Mãe de Jesus, falamos Nossa Senhora”, e acrescentamos, por exemplo “Aparecida”. Maria recebeu na Igreja muitos títulos, conforme a devoção de determinadas épocas e lugares, pelos quais os cristãos a invocam para pedir a sua intercessão junto de Deus, por nós que ainda peregrinamos para Deus.   

    Escreva alguns dos títulos de Nossa  Senhora que você conhece:

    ____________________________________________________

    ____________________________________________________

    ____________________________________________________

       
   Vamos guardar em nosso coração e colocar em prática

    Na festa de casamento, quando faltou vinho, Maria disse aos servos:  “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Maria hoje, nos diz também:


                
  “Fazei tudo o que Ele vos disser.”




    Nosso gesto concreto

   Maria estava atenta aos acontecimentos e às pessoas que estavam perto dela. Ela se preocupava com todos. Ela ajudava os que precisavam.

  •    Escreva o que Jesus quer que façamos para os nossos amigos, parentes e para todos aqueles que estão perto de nós.
          __________________________________________________ 

          __________________________________________________


  Vamos  desenhar  um 
   coração bem bonito












   









  •   Agora, escreva do lado de fora do coração que você desenhou, formando uma coroa, os sentimentos bons que nascem de um coração “cheio de graça” como o de Maria. Dentro do coração escreva o gesto concreto que você vai procurar fazer em casa, na escola ou na vizinhança.













Nenhum comentário:

Postar um comentário