...

...
...

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Eu tenho um nome



Objetivos:
  • Conhecer o(a) catequizando(a);
  •  Mostrar que Deus o(a) conhece e o(a) ama.

Ambiente:
  •   Altar com toalha branca
  •   Bíblia;
  •   Imagem de Nossa Senhora
  •   Flores 

Recursos:
  • Crachás em formato de coração, feitos em papel cartolina. No verso do crachá, escrever a seguinte frase: “Eu tenho um nome. Sou feliz. Deus me conhece. Deus me chama pelo nome.”
  • Cartõezinhos com mensagem de boas-vindas.
  • Trazer bombons, pirulitos, ou balas, para distribuir no final do encontro.

1. Acolhida e Oração Inicial 
  • Receber as crianças com entusiasmo. Colocar crachás, se necessário. Os crachás devem  ser usados até que todos se conheçam pelo nome.
  • Cantar a música nº 1 (versão 2), do CD do Livro do Padre Orione Silva, fazendo a seguinte brincadeira: Organizar a turma em uma roda.  Ir cantando  e batendo palmas. Na segunda estrofe, cada criança será chamada pelo nome e entrará para o meio da roda, formando-se assim, aos poucos, uma roda dentro da outra. A roda de fora vai diminuindo e de dentro vai crescendo. O último a entrar na deve ser o catequista. Ao terminar a brincadeira, explicar que todos unidos passam a formar a turma de Jesus, que deve seguir unida nos encontros da catequese.
  • Criar clima de silêncio para conversar com Deus.
  • Convidar a turma para erguer as mãos  e repetir: Estamos hoje reunidos, ó Senhor, começando os nossos encontros de catequese. Queremos aprender todas as coisas bonitas que o Senhor tem para nos ensinar. Pedimos que o Senhor nos abençoe, no começo desse encontro, para que o nosso coração esteja sempre pronto para acolher a sua palavra e nós possamos formar uma turma muito unida e animada. Amém.

2. Desenvolvendo o tema:
  • Terminada a oração, perguntar quem sabe o que significa o seu nome. Quem o escolheu? Por que o escolheu?
  • Falar do significado  de alguns nomes na Bíblia. Explicar porque o nosso nome é importante.
  • Todos temos um nome. Gostamos quando os outros sabem o nosso nome e não o esquecem.  Há alguém que conhece o nome de cada um de nós: Deus. Ele já conhecia o nosso nome antes de nascermos. A Bíblia mostra que todas as vezes que Deus quer se comunicar com alguém, o chama pelo nome.

3. História:
  • Narrar para os catequizandos o chamado de Samuel (1Sm1, 1-27; 2, 1-10; 3,1-21).
  • Propomos um resumo do texto bíblico para o melhor entendimento dos catequizandos.
  •  Sugere-se usar figuras ou fantoches para narrar a história.
    Era uma vez uma mulher chamada Ana, casada com Elcana. Ela não tinha filhos e estava triste porque seus vizinhos, às vezes, diziam que Deus não a tinha abençoado. Ana rezava e pedia a Deus a graça de ter filhos. Fez até uma promessa de consagrar a Deus seu primeiro filho. Deus atendeu o pedido de Ana e, meses depois nasceu um menino a quem chamou de Samuel. Quando o menino já estava mais crescido Ana foi ao templo cumprir sua promessa e disse ao sacerdote Heli: “Ouve, meu Senhor, Deus ouviu as minhas orações e hoje venho consagrar o meu primeiro filho ao serviço de Deus, para que sirva a Deus durante toda a sua vida.” E deixou o menino no templo.
    Samuel cresceu, servindo no templo, com o sacerdote Heli. Ele fazia alguns trabalhos e aprendia a história de seu povo e de seu Deus. Um dia, enquanto Samuel dormia, ele escutou um chamado: “Samuel, Samuel”. Ele pensou que era Heli que o chamava e correu logo a falar com ele: “O senhor me chamou, Heli? -  Não, meu filho, não o chamei, vai deitar-se de novo!
    ”Samuel voltou para sua cama e logo depois tornou a ouvir: “Samuel! Samuel!” Levantou-se depressa e foi ao quarto de Heli que lhe disse: “Não fui eu, filho. Pode dormir sossegado”.
    Samuel voltou a deitar-se e pela terceira vez ouviu o mesmo chamado. E de novo foi ao quarto de Heli. Ele lhe explicou que esse chamado poderia ser de Deus, e por isso deveria voltar a se deitar e, se ouvisse o chamado novamente, deveria responder para Deus: “Fale, Senhor, que o seu filho está escutando”.
    Pouco depois que Samuel voltou a deitar-se, veio o chamado. Então Samuel se pôs de joelhos sobre a cama e muito concentrado respondeu: “Fale Senhor, que o seu filho está escutando!” E Deus revelou a Samuel muitas coisas importantes para o seu povo e lhe pediu para ajudar o povo a ser bom e corrigir os seus erros.
    Samuel crescia e o Senhor Deus estava com ele e era seu amigo.

    Partilha:
    • Como se chamava a mulher da história? E como era o nome de seu esposo?
    •  Por que ela estava triste?
    • O que Ana, ao rezar, pedia a Deus?
    • Qual foi a promessa que Ana fez a Deus?
    •  Deus atendeu ao pedido de Ana?
    • Que nome foi dado ao filho de Ana?
    • Como era o nome do sacerdote?
    • O que fez Ana quando menino já estava meio crescido?
    • O que ela disse ao sacerdote Heli? E o que fez a seguir?
    • Samuel cresceu, servindo no templo, com o sacerdote Heli. O que exatamente ele fazia?
    • O que aconteceu, um dia, enquanto Samuel dormia?    O que Samuel pensou? O que ele fez? O que Heli lhe respondeu?
    • O que aconteceu quando Samuel voltou para sua cama? O que novamente ele fez? O que mais uma vez Heli lhe respondeu?
    •  Samuel voltou a deitar-se e pela terceira vez ouviu o mesmo chamado. O que ele fez? E dessa vez, o que Heli lhe explicou? 
    • Pouco depois, Samuel voltou a deitar-se, e de novo, ouviu o chamado. O que ele fez desta vez?
    • Depois da resposta de Samuel, o que aconteceu?
    Vimos que Deus conhece a todos pelo nome, como Samuel na Bíblia. Há outras passagens que nos mostram isso. Vejamos uma delas:


    4. Leitura: Is 43, 1-4

    “Não tenhas medo: Chamei-te pelo nome, és meu. Tu és precioso para mim e eu te amo.”

    Mensagem:

    Somos todos filhos de Deus. Ele conhece cada um de nós para estarmos aqui reunidos na Catequese.

    Pedir aos catequizandos que leiam juntos a frase que está no verso de seus crachás.

    5. Atividades:
    • No final da folha.

    6. Oração Final e Encerramento:

    Catequista:  
    Senhor Deus, Tu chamaste a cada um de nós para    estarmos reunidos na Catequese e, como Samuel, quero responder:

    Todos:       Eis-me aqui, Senhor!

    Criança 1:  Para te conhecer melhor.

    Todos:       Eis-me aqui, Senhor!

    Criança 2:  Para ouvir Tua Palavra. 

    Todos:       Eis-me aqui, Senhor!

    Criança 3:  Para cumprir Tua Palavra.

    Todos:       Eis-me aqui, Senhor!

    Catequista: Abençoe-nos, Senhor, hoje e sempre.


    • Encerrar cantando o refrão da música "Eis-me aqui, Senhor!"


    SIGNIFICADOS DE ALGUNS 

    NOMES DA BÍBLIA:


    ABRAÃO – Pai de uma multidão      
    ANA – Graça
    ELI – Deus
    EMANUEL – Deus conosco
    GABRIEL – Mensageiro de Deus
    ISABEL – Deus é perfeição
    JESUS – Salvador
    JUDITE – Judia
    MARIA – Senhora
    MIGUEL – Quem como Deus?
    MOISÉS – Salvo das águas
    PEDRO – Pedra
    PRISCILA – Princesa
    RAFAEL – Deus cura





    ATIVIDADES



    Colorir os desenhos abaixo:






















    Complete agora seus dados pessoais:


    Meu nome é ____________________________________________


    Tenho __________ anos de idade.

    O nome do meu pai é _____________________________________

    O nome da minha mãe é ___________________________________

    Meus irmãos têm nome: ___________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    Coisas que gosto de fazer: 

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________






    Você quer saber por que tem esse nome? Vamos tentar descobrir?
    Entreviste alguém de sua casa para saber por que escolheram esse nome para você e se sabem o que ele significa.




    Anote aqui a sua entrevista:


    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________

    _______________________________________________________















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário