Objetivos:
- Conhecer o(a) catequizando(a);
- Mostrar que Deus o(a) conhece e o(a) ama.
Ambiente:
- Altar com toalha branca
- Bíblia;
- Imagem de Nossa Senhora
- Flores
Recursos:
- Crachás em formato de coração, feitos em papel cartolina. No verso do crachá, escrever a seguinte frase: “Eu tenho um nome. Sou feliz. Deus me conhece. Deus me chama pelo nome.”
- Cartõezinhos com mensagem de boas-vindas.
- Trazer bombons, pirulitos, ou balas, para distribuir no final do encontro.
- Receber as crianças com entusiasmo. Colocar crachás, se necessário. Os crachás devem ser usados até que todos se conheçam pelo nome.
- Cantar a música nº 1 (versão 2), do CD do Livro do Padre Orione Silva, fazendo a seguinte brincadeira: Organizar a turma em uma roda. Ir cantando e batendo palmas. Na segunda estrofe, cada criança será chamada pelo nome e entrará para o meio da roda, formando-se assim, aos poucos, uma roda dentro da outra. A roda de fora vai diminuindo e de dentro vai crescendo. O último a entrar na deve ser o catequista. Ao terminar a brincadeira, explicar que todos unidos passam a formar a turma de Jesus, que deve seguir unida nos encontros da catequese.
- Criar clima de silêncio para conversar com Deus.
- Convidar a turma para erguer as mãos e repetir: Estamos hoje reunidos, ó Senhor, começando os nossos encontros de catequese. Queremos aprender todas as coisas bonitas que o Senhor tem para nos ensinar. Pedimos que o Senhor nos abençoe, no começo desse encontro, para que o nosso coração esteja sempre pronto para acolher a sua palavra e nós possamos formar uma turma muito unida e animada. Amém.
2. Desenvolvendo o tema:
- Terminada a oração, perguntar quem sabe o que significa o seu nome. Quem o escolheu? Por que o escolheu?
- Falar do significado de alguns nomes na Bíblia. Explicar porque o nosso nome é importante.
- Todos temos um nome. Gostamos quando os outros sabem o nosso nome e não o esquecem. Há alguém que conhece o nome de cada um de nós: Deus. Ele já conhecia o nosso nome antes de nascermos. A Bíblia mostra que todas as vezes que Deus quer se comunicar com alguém, o chama pelo nome.
3. História:
- Narrar para os catequizandos o chamado de Samuel (1Sm1, 1-27; 2, 1-10; 3,1-21).
- Propomos um resumo do texto bíblico para o melhor entendimento dos catequizandos.
- Sugere-se usar figuras ou fantoches para narrar a história.
Samuel cresceu, servindo no
templo, com o sacerdote Heli. Ele fazia alguns trabalhos e aprendia a história
de seu povo e de seu Deus. Um dia, enquanto Samuel dormia, ele escutou um
chamado: “Samuel, Samuel”. Ele pensou que era Heli que o chamava e correu logo
a falar com ele: “O senhor me chamou, Heli? - Não, meu filho, não o chamei, vai deitar-se de
novo!
”Samuel voltou para sua cama
e logo depois tornou a ouvir: “Samuel! Samuel!” Levantou-se depressa e foi ao
quarto de Heli que lhe disse: “Não fui eu, filho. Pode dormir sossegado”.
Samuel voltou a deitar-se e
pela terceira vez ouviu o mesmo chamado. E de novo foi ao quarto de Heli. Ele
lhe explicou que esse chamado poderia ser de Deus, e por isso deveria voltar a
se deitar e, se ouvisse o chamado novamente, deveria responder para Deus: “Fale,
Senhor, que o seu filho está escutando”.
Pouco depois que Samuel
voltou a deitar-se, veio o chamado. Então Samuel se pôs de joelhos sobre a cama
e muito concentrado respondeu: “Fale Senhor, que o seu filho está escutando!” E
Deus revelou a Samuel muitas coisas importantes para o seu povo e lhe pediu
para ajudar o povo a ser bom e corrigir os seus erros.
Samuel crescia e o Senhor
Deus estava com ele e era seu amigo.
Partilha:
- Como se chamava a mulher da história? E como era o nome de seu esposo?
- Por que ela estava triste?
- O que Ana, ao rezar, pedia a Deus?
- Qual foi a promessa que Ana fez a Deus?
- Deus atendeu ao pedido de Ana?
- Que nome foi dado ao filho de Ana?
- Como era o nome do sacerdote?
- O que fez Ana quando menino já estava meio crescido?
- O que ela disse ao sacerdote Heli? E o que fez a seguir?
- Samuel cresceu, servindo no templo, com o sacerdote Heli. O que exatamente ele fazia?
- O que aconteceu, um dia, enquanto Samuel dormia? O que Samuel pensou? O que ele fez? O que Heli lhe respondeu?
- O que aconteceu quando Samuel voltou para sua cama? O que novamente ele fez? O que mais uma vez Heli lhe respondeu?
- Samuel voltou a deitar-se e pela terceira vez ouviu o mesmo chamado. O que ele fez? E dessa vez, o que Heli lhe explicou?
- Pouco depois, Samuel voltou a deitar-se, e de novo, ouviu o chamado. O que ele fez desta vez?
- Depois da resposta de Samuel, o que aconteceu?
Vimos que Deus conhece a
todos pelo nome, como Samuel na Bíblia. Há outras passagens que nos mostram
isso. Vejamos uma delas:
4. Leitura: Is 43, 1-4
“Não
tenhas medo: Chamei-te pelo nome, és meu. Tu és precioso para mim e eu te amo.”
Mensagem:
Mensagem:
Somos todos filhos de Deus.
Ele conhece cada um de nós para estarmos aqui reunidos na Catequese.
Pedir aos catequizandos que
leiam juntos a frase que está no verso de seus crachás.
5. Atividades:
- No final da folha.
6. Oração Final e
Encerramento:
Catequista:
Senhor Deus, Tu chamaste a cada um de nós para estarmos reunidos na Catequese e, como Samuel, quero responder:
Senhor Deus, Tu chamaste a cada um de nós para estarmos reunidos na Catequese e, como Samuel, quero responder:
Todos: Eis-me aqui, Senhor!
Criança 1: Para te conhecer melhor.
Todos: Eis-me aqui, Senhor!
Criança 2: Para ouvir Tua Palavra.
Criança 1: Para te conhecer melhor.
Todos: Eis-me aqui, Senhor!
Criança 2: Para ouvir Tua Palavra.
Todos: Eis-me aqui, Senhor!
Criança 3: Para cumprir Tua Palavra.
Criança 3: Para cumprir Tua Palavra.
Todos: Eis-me aqui, Senhor!
Catequista: Abençoe-nos, Senhor, hoje e sempre.
- Encerrar cantando o refrão da música "Eis-me aqui, Senhor!"
SIGNIFICADOS DE ALGUNS
NOMES DA BÍBLIA:
ABRAÃO – Pai de uma multidão
ANA – Graça
ELI – Deus
EMANUEL – Deus conosco
GABRIEL – Mensageiro de Deus
ISABEL – Deus é perfeição
JESUS – Salvador
JUDITE – Judia
MARIA – Senhora
MIGUEL – Quem como Deus?
MOISÉS – Salvo das águas
PEDRO – Pedra
PRISCILA – Princesa
RAFAEL – Deus curaATIVIDADES
Colorir os desenhos abaixo:
Complete agora seus dados pessoais:
Meu nome é ____________________________________________
Tenho __________ anos de idade.
O nome do meu pai é _____________________________________
O nome da minha mãe é ___________________________________
Meus irmãos têm nome: ___________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Coisas que
gosto de fazer:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Você quer saber por que tem esse nome? Vamos tentar descobrir?
Entreviste alguém de sua casa para saber por que escolheram esse nome para você e se sabem o que ele significa.
Anote aqui a sua entrevista:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário