...

...
...

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dizimista Mirim - Diferença entre Dízimo e Oferta


O QUE É O DÍZIMO?

É uma contribuição mensal, realizada com amor, fruto do compromisso pessoal com Deus, como reconhecimento por tudo que foi recebido tanto em bens materiais como espirituais. O dízimo tem o dom de formar comunidade, é portanto, tudo o que entregamos na comunidade e que contribui no seu crescimento de forma madura.

DIFERENÇA ENTRE DÍZIMO E OFERTA

DÍZIMO é um compromisso mensal regular com a Igreja. É aquela parcela que todo o mês devolvemos a Deus através da Comunidade, calculada sobre toda a renda mensal. E sendo entregue regularmente, possibilita à Paróquia atender todas as despesas mensais da Evangelização. OFERTA é algo que  se dá  além do dízimo. Por  exemplo: As ofertas que  se  colocam nas Missas e Celebrações da Palavra, ou  mesmo ofertas dadas na Comunidade. Pois bem, essas ofertas não são  dízimo, são ofertas ocasionais.
OFERTAS são contribuições espontâneas ocasionais e DÍZIMO é uma contribuição mensal e periódica.

O QUE  GANHO  DANDO O DÍZIMO?
Não  se deve dar o Dízimo por  causa  do  retorno. Deus também nos dá tanta coisa boa e qual retorno que Ele recebe? Como o dízimo eu aprendo a ser generoso. Um coração agradecido sempre agrada a Deus. Eu retribuo um pouco a Deus, do muito que Ele me dá? Dízimo é gesto de fé, de gratidão, de fraternidade.

QUANTO DEVO DAR DE DÍZIMO?
 “Cada um dê conforme o impulso de seu coração, não dê de má vontade os constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria” ( II Cor 9,7). São Paulo não fala de dízimo de dez por  cento, nem de um por  cento. Ele prefere dizer que o cristão faça a sua entrega: “Segundo o impulso do  seu  coração”. Portanto, para ser dizimista é importante ter um coração generoso e agradecido.
Deus não olha a  quantia que  lhe  oferecemos. Deus olha a nossa  sinceridade e a quantia de amor e da gratidão que  temos para  com Ele. A Igreja Católica, no Brasil, sempre sensível às  necessidades do povo, pede que  cada um dê o dízimo de acordo com seu  coração e de acordo com sua  consciência.

QUEM DEVE DAR O DÍZIMO?
Todos devem dar o dízimo. Independente da classe social, ninguém está dispensado, nem o Bispo, nem o Padre e nem o Diácono. Todos sem exceção, formam a Comunidade e, portanto, são responsáveis por ela.

Fonte: Blog da Paróquia São Roque (Salto - SP)
ORAÇÃO DO DIZIMISTA MIRIM
Ó querido Papai do Céu, obrigado pela vida que me deste.
Obrigado pelo papai e pela mamãe.
Obrigado pela minha família.
Ajuda-me Senhor, para que
eu seja sincero, humilde e paciente.
Dá-me um coração generoso,
amigo e solidário, para que eu aprenda a partilhar 
o pouco que tenho na Comunidade.
Abençoa, Senhor, nossas famílias,
nossos amigos e todas as pessoas
que estão ao nosso lado.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário