Estamos nos aproximando do dia da Primeira Comunhão. As crianças, agora quase adolescentes, vão receber o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez. Isso é muito importante! E sempre que estamos às vésperas de um momento importante, precisamos parar um pouco para pensar, para rezar, para preparar nosso coração para este momento.
Iniciei o encontro, contando a história do Lipe, um menininho que queria participar da comunhão, e que por ser muito novinho ainda, não havia frequentando a Catequese. E o padre, para agradar o menino que estava adoentado, disse à família que o levasse até a sacristia que ele daria a hóstia para ele Mas quando Lipe viu a hóstia não consagrada, não quis recebê-la, dizendo não ser essa que ele queria. O padre pegou outra hóstia e Lipe continuou dizendo que não era essa, que a hóstia que ele queria era aquela que os pais recebiam. O padre resolveu perguntar para Lipe por que ele acreditava que não era igual e o menino respondeu sem pensar um segundo: "Aquela que meus pais comem, BRILHA!"Aqui, com certeza os catequizandos sempre querem saber se o menino comungou a hóstia que brilha, então explico que o Lipe primeiro terá que ir para a Catequese para fazer a primeira comunhão.
A seguir, contei a história de Carlo Acutis, Beato protetor da Internet. Carlo Acutis morreu em 2006, aos quinze anos, de leucemia. Durante a doença, ofereceu seu sofrimento pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja. Costumava dizer que a Eucaristia era a sua autoestrada para o céu e é chamado "ciberapóstolo da Eucaristia". De acordo com a Igreja, criança brasileira foi curada de grave doença, após tocar em vestes do Beato.Carlo Acutis foi chamado de "ciberapóstolo da Eucaristia", apóstolo dos millennials e, recentemente, "apóstolo da Internet", e há razões para isso. Carlo foi um promotor dos milagres eucarísticos no ciberespaço. Criou um site com essa finalidade, onde escreveu coisas belas como estas: "quanto mais frequente for a nossa recepção da Eucaristia, mais seremos como Jesus. E nesta terra, poderemos experimentar o Céu"."A sua vida é um modelo particularmente para os jovens, a não encontrar gratificação somente nos sucessos efêmeros, mas nos valores perenes que Jesus sugere no Evangelho, ou seja, colocar Deus em primeiro lugar nas grandes e pequenas circunstâncias da vida, e para servir os irmãos, especialmente os considerados "últimos", disse o Cardeal Agostino Vallini, na homilia pela beatificação de Carlo Acutis, em 20 de outubro de 2020, em Assis (Itália). Carlo Acutis viveu como um menino comum no final do século XX - passeava, brincava, estudava, ajudava em casa, divertia-se com os amigos e a família - mas se focou no eterno, na melhor parte, sem se deixar levar pela corrente. Teve contato frequente com a Eucaristia - na oração diante do Santíssimo Sacramento e na comunhão frequente - e uma bela relação com a Virgem Maria. Depois de conhecermos um pouco a história desse jovem, exemplo de fé e santidade, rezamos a oração oficial a Carlo Acutis.
Em seguida, convidei as crianças a entender melhor o sentido e a beleza da Eucaristia, e refletimos sobre a importância desse sacramento em nossa vida. Com isso, percebemos duas coisas muito importantes:
1. A Comunhão é para quem quer ser discípulo de Jesus;
2. A Comunhão não é uma festa para receber a hóstia pela primeira vez. É um compromisso de viver a vida em união com Jesus.(Conversamos um pouco sobre esses itens acima. Vi o que eles acham disso. Deixei que eles falassem).
Depois, numa conversa em grupo, vimos: Como comungar? Que cuidados precisamos ter para receber bem e devidamente Jesus na Eucaristia? Que frutos a Sagrada Comunhão produz em nossas vidas? Aproveitei esse momento para esclarecer alguns pontos que costumam gerar dúvidas sobre como comungar.
Esclarecidas as questões, preparando as crianças para o momento seguinte, lembrei-lhes da Festa do Corpus Christi, quando celebramos a presença REAL e VERDADEIRA de Jesus Cristo na Eucaristia. Tendo falado sobre a Eucaristia e explicado sobre a presença de Jesus no sacrário, convidei as crianças a irmos até a Capela, onde juntos fizemos a Adoração ao Santíssimo Sacramento.