...

...
...

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra

Iniciamos hoje o nosso estudo sobre a Oração do Creio. Foi tão bom o nosso encontro, conversamos tão animadamente sobre Deus, que esquecemos de tirar uma foto do grupo!

Depois da oração inicial, provoquei um diálogo com os catequizandos sobre a vida real. Olhando para a realidade: Acontecem acidentes? Tem gente que mata por não perdoar? Tem gente que não se importa com o sofrimento dos outros? Por que isso acontece?

Motivados, passei a desenvolver o nosso tema...

Cremos que Deus criou o homem à sua imagem. Mas o homem quis ser igual a Ele e se revoltou, pecou (Gênesis 3,1-24). Mas como Deus não é vingativo, Ele prometeu fazer as pazes com o homem e enviar seu próprio Filho, por Maria, para nos livrar desta nossa revolta que chamamos de pecado.

Continuando, conversei com os catequizandos a respeito de um Deus Pai de bondade que nos entende, perdoa sempre e nunca se esquece de nós. Jesus pede para que acreditemos nesse Pai amado que quer somente nosso bem e vai nos acolher para sempre na sua morada eterna no céu, depois da nossa morte.

1a. Leitura: João 14,1-12

Comentei com as crianças: Qual é a casa de Deus? (O céu e todo lugar).
Jesus disse: "Vou preparar-vos um lugar" - o que Ele quer dizer com isso? Que Ele veio para perdoar nossos pecados e nos garantir a felicidade para sempre. Podemos confiar no que Jesus falou? Jesus é tão unido com seu Pai que são uma só pessoa. Não podemos entender isso, mas acreditamos no que disse: "Eu estou no Pai e o Pai está em mim".

Então podemos dizer: Eu creio em Deus Pai, porque Jesus nos ensinou. E nós acreditamos em Jesus e por isso cremos também no Pai.

Jesus veio à terra, nascido de uma jovem pura - Maria - para falar do Reino de Deus, falar de Deus Pai, criador, bondoso e misericordioso, que quer o nosso bem, que nos ama e nos aguarda para estarmos com ele na morada eterna.

Dialoguei mais com as crianças sobre isso, retomando partes do Evangelho.

Passamos para uma dinâmica, em que gravuras são descritas por cada catequizando, sem mostrá-las aos demais. Nós não vimos a gravura de cada um, mas acreditamos no que cada um falou sobre a sua gravura? Por que? O que é crer?

A seguir, convidei os catequizandos a ouvir agora, um texto que narra que um discípulo de Jesus, chamado Tomé, não acreditou no que os outros lhe contaram.

2a. Leitura: João 20, 19-29

Tomé não acreditou nas palavras dos outros discípulos que contaram que Jesus ressuscitado havia aparecido para eles. Ele queria ver e tocar para crer. Crer é ato de fé. É acreditar naquilo que é transmitido. Com as minhas palavras eu digo se acredito ou não.

Desde o início da Igreja, depois da morte de Jesus, os cristãos se reuniam para rezar. Em suas orações repetiam o que Jesus havia falado para eles. Eles diziam em que acreditavam. Uma dessas orações muito antigas e importantes, dizia quem é Deus Pai, quem é Jesus Cristo e quem é o Espírito Santo, isto é, o Deus em que os cristãos acreditam. Essa oração chegou até nós hoje e rezamos principalmente a cada domingo na missa ou na celebração. A chamamos de "Profissão de Fé". Também a chamamos de "Credo" ou "Creio".

O Creio é uma oração muito antiga que apresenta o que nós cristãos católicos acreditamos, por isso se tornou a nossa profissão de fé. Professar a fé significa dizer para todos que cremos no que estamos anunciando.

Esta oração recebeu o nome de Símbolo Apostólico, porque é a herança que os apóstolos nos deixaram.

Hoje conhecemos um pouco sobre o que está escrito no cartaz na cor verde:
"Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra".

Creio em Deus Pai todo poderoso - A fé em Deus nos leva a voltar só para Ele como nossa primeira origem e nosso fim último, e a nada preferir a Ele e nem substituí-lo por nada. Seu próprio ser é Verdade e Amor. Se não cremos que o amor de Deus é todo-poderoso, como crer que o Pai pôde nos criar, o Filho remir-nos, o Espírito santificar-nos?

Criador do céu e da terra - Deus criou todas as coisas, homem e mulher. O homem foi feito senhor do mundo, mas em Deus. Ao desobedecer a Deus, vivendo livremente e separando-se do Criador (pecado original), Adão e Eva abrem as portas do mundo à morte (separação de Deus). A morte não estava no plano inicial. A Aliança de fidelidade entre os homens e Deus foi assim rompida. Em Jesus, resgata-se a Aliança e cumprem-se as promessas de Deus de nos enviar o Salvador. Adão e Eva x Jesus e Maria - Os primeiros povoaram a Terra, os segundos repovoaram no amor de Deus restabelecendo a aliança e compromisso.

Encerrando, fizemos um momento de silêncio. Depois fiz uma oração espontânea agradecendo ao nosso Deus misericordioso que perdoa todo o pecado, que nos quer felizes junto Dele, depois desta vida, que ama como paizinho querido a cada um, tanto que pediu a seu Filho Jesus para vir atrás de nós para não nos perder, para nos dar uma vida nova, renovada. Agradecemos também pela nossa Mãezinha do Céu, que dedicou a sua vida para Jesus e por Jesus.

No fim, convidei as crianças a cada uma fazer sua oração espontânea.

























Obrigada Pai, pelo seu amor, pela sua misericórdia, por nos querer felizes junto do Senhor depois desta vida. Obrigada por nos amar como paizinho querido a cada um de nós, tanto que pediu a seu Filho Jesus para vir atrás de nós, para não nos perder, para nos dar uma vida nova, renovada.

Obrigada pela nossa Mãezinha do Céu, que dedicou a sua vida a Jesus e que cuida de nós, seus filhos, com carinho e amor de mãe.

Agradeço por me perdoar quando eu não posso ou não quero me perdoar. Obrigada Senhor, pela sua compaixão, pela sua graça, pela sua bondade, que estão sempre presentes, sustentando-nos nos momentos mais difíceis. Obrigada Senhor, por não nos deixar esquecer que o Senhor habita em nós e é a força que dá vida à nossa alma. Agradecemos Senhor, pela pessoa que somos.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário