...

...
...

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Parte da Oração do Creio em que professamos a nossa fé na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade

Hoje o tema do nosso encontro foi uma parte da oração do Creio, em que professamos a nossa fé na terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Iniciamos o nosso encontro cantando e fazendo a coreografia da música: "Vem, vem, vem Espírito Santo..."

Em seguida, rezamos juntos a oração: "Vem Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém."

Depois relembramos os nossos encontros anteriores, em que professamos a nossa fé no Pai e no Filho Único de Deus Pai, nosso Senhor Jesus Cristo.

Antes de adentrarmos no tema de hoje, fiz a dinâmica do spray. Pedi que olhassem em volta e me dissessem se viam alguma coisa no ar. Em seguida, convidei as crianças a fecharem olhinhos e só abrissem quando e eu falasse para abrir. Borrifei então um spray com perfume e segundos depois, disse que podiam abrir os olhos. Perguntei então: Vocês veem alguma coisa? Disseram que não.

Voltei a perguntar: Mas sentem alguma coisa? Disseram que sim, que sentiam o perfume.

Então disse-lhes que o cheiro pode ser sentido, mas não pode ser visto; expliquei que não podemos ver o gás, mas podemos sentir o seu cheiro. Assim é com Deus. Não podemos vê-lo com os olhos humanos, mas podemos sentir sua presença em nossa vida em nosso coração.

Terminada essa dinâmica (a primeira, porque hoje caprichamos nas dinâmicas! rsrs), anunciei o tema: Desde os dois últimos encontros estamos refletindo nossa profissão de fé: o Creio. Vimos que desde o início da Igreja, depois da morte de Jesus os cristãos se reuniam para rezar. Em suas orações repetiam o que Jesus havia falado para eles. Eles diziam em que acreditavam. Uma dessas orações muito antigas e importantes dizia que Deus é Pai, quem é Jesus Cristo e quem é o Espirito Santo, isto é, o Deus em que os cristãos acreditam. Essa oração chegou até nós hoje e a rezamos principalmente a cada domingo na missa ou na celebração. A chamamos de "profissão de fé". Também a chamamos de Creio ou Credo.

Como disse, estamos vendo mais de perto, desde o último encontro, esse Símbolo Apostólico. Para começar, vamos lê-los juntos. (Apresentei o cartaz e fizemos a leitura). Hoje veremos a terceira parte, onde professamos a nossa fé no Espírito Santo.

Em alguns encontros falamos sobre ação do Espírito Santo na vida de Jesus e da Igreja. Vocês se lembram de algumas dessas ações? O Espírito Santo aparece nessas ações como uma pessoa humana como Jesus? Qual é a sua aparência? Como ele é representado? (Deixei que falassem e depois os ajudei a lembrar).

Para explicar a importância do Espírito Santo em nossa vida de discípulo de Jesus, antes é preciso relembrar a Ascensão de Jesus.


Jesus cumpriu sua missão e nos confiou uma tarefa importante. Ele não ficaria humanamente presente entre nós para sempre. Depois de ressuscitado, ele voltou para junto do Pai. Mas sua ascensão não foi para se ausentar. Ele se tornou presente, de modo espiritual, por meio do Espírito Santo.

Podemos lembrar sua promessa: "Eis que estarei sempre com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Só que a sua presença é diferente. Não mais está entre nós como estava com o grupo dos doze apóstolos, caminhando com eles. Mas essa presença espiritual não é menos importante, de modo algum. Em tudo o que fazemos, em todos os momentos, temos uma certeza: Jesus está na glória de Deus e ao mesmo tempo, está sempre conosco, presente espiritualmente em nossos corações.

O Espírito Santo é um presente super incrível que Jesus prometeu à sua Igreja que somos nós. Mas o Espírito Santo não é uma coisa, Ele é alguém: é Deus, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a “Terceira Pessoa da Santíssima Trindade”. Quer dizer, havendo um só Deus, existem nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho.

(Aqui fiz duas dinâmicas para que entendessem a Santíssima Trindade: a das velas e a do fidget spinner).

Nós cremos em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Os três juntos são um único Deus. É a Santíssima Trindade. Quando somos batizados, o batismo é realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Mais fácil que entender o Espírito Santo, é sentir a força que vem dEle, abrindo o presente que Jesus nos entregou no batismo. A gente chama isso de PENTECOSTES.

Tudo começou naquele dia em que os apóstolos estavam reunidos pedindo muuuuito: Jesus manda logo o presente que o Senhor prometeu: O Espírito Santo!

Eles não entendiam bem "o que", ou "quem" era o Espírito Santo, só sabiam que era algo maravilhoso, pois foi Jesus quem prometeu.

Vamos ver como tudo isso aconteceu?
Leitura: Atos 2, 1-13

No texto que lemos, o Espírito Santo é o personagem principal. Ele aparece a partir de um ruído, como se fosse um vento forte, em forma de línguas de fogo e as pessoas que estavam ali reunidas, que eram de locais diferentes e de línguas diferentes começaram a se entender.


Em outros textos, como no batismo de Jesus, aparece em forma de pomba. São todas imagens que mostram como o Espírito Santo é a força de Deus e que ninguém pode prendê-lo. Essa força age nas pessoas e faz com que a Igreja tenha a coragem de seguir a Jesus e a viver como ele viveu.
O Espírito Santo sempre esteve presente: na criação do mundo; na vida pública de Jesus e continua presente na vida da Igreja.

É muito importante a nossa intimidade com o Espírito Santo. Ele é nosso amigo que nos conduz na caminhada. Por isso precisamos desejar estar cheios, repletos do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo significa ter uma experiência poderosa com o Espírito de Deus.

Mas como posso ser cheio do Espírito Santo? Para ser cheio do Espírito Santo, basta buscar e pedir com fé.

Para que compreendessem o que é estar cheio do Espírito Santo, fiz a dinâmica do balão vermelho, desses de festas, e comparei o cristão a esse balão. O balão vazio para nada serve... É preciso estar cheio para ter serventia... o que enche esse balão? (...)

Depois de falar da alegria, da força, da coragem, da fé, da capacitação que nos concede o Espírito Santo, convidei os catequizandos para ouvir a história de duas crianças muito diferentes uma da outra, em que cada uma tinha uma forma de viver: Uma tinha muita intimidade com o Espírito Santo, e a outra não O conhecia. (Fiz a narração e duas catequizandas representaram as duas meninas da história).


Encenação: Espírito Santo, nosso amigo!


Narrador: Era uma vez duas crianças muito diferentes uma da outra, em que cada uma tinha uma maneira de viver. Uma delas se chamava Maria. Maria tinha muita intimidade com o Espírito Santo. Para ela, ele era o seu melhor amigo, que morava em seu coração. Todos os dias ela acordava e agradecia a ele pela sua vida e por tudo que ela tinha. Assim, o Espírito Santo sempre lhe fazia companhia. Maria era muito feliz por ter o Espírito Santo ao seu lado, por isso ela estava sempre a todos que podia, dividia seu lanche com os coleguinhas, ajudava sua mãe em casa, fazia toda a lição, tinha muitos amiguinhos para brincar e fazia tudo sempre com alegria e principalmente com muito amor. Ela amava rezar para o Espírito Santo. Era muito dedicada a ele, porque ele era seu melhor amigo e a ajudava a todo momento.

Mas não podíamos dizer a mesma coisa de Joana, que não conhecia o Espírito Santo, não fazia ideia de quem ele era. Por isso, ela respondia mal pro papai, pra mamãe, pra vovó. Batia nos coleguinhas, não ajudava em casa, só vivia triste e sem amigos... Não tinha alegria em seu coração! Era uma pessoa que não sabia ajudar ao próximo. Faltava alguma coisa em seu coração... Ela não entendia por que as outras crianças eram tão alegres! Por isso ela só chorava, enquanto Maria que tinha o Espírito Santo vivia alegre.

Um belo dia as duas se encontram na escola, Maria vê que Joana está triste, aproxima-se e senta do seu lado, e pergunta o que ela tem. Joana fica brava, mas mesmo assim Maria fica perto.

Maria: Por que você está triste?

Joana: Por que tudo dá errado na minha vida, ninguém fica perto de mim, acho que é porque eu sou pobre.

Maria: Calma, não fica assim assim não. (pausa)

Maria: Posso te fazer uma pergunta?

Joana: Pode!

Maria: Você conhece o Espírito Santo?

Joana: Não, quem é esse?

Maria: Ahhh, ele é meu amigo, sabia? Quer conhecê-lo?

Joana: Sim, eu quero!

Narrador: Já que Joana não tinha amigos e era triste, resolveu aceitar.

Joana: Mas será que ele vai gostar de mim?

Maria: Por que você tem medo de não gostar Joana?

Joana: Ah porque eu, sabe, respondo mal ao meu meu pai, à minha mamãe, brigo na escola, faço um tanto de coisa errada.

Maria: Claro que vai Joana! O Espírito Santo gosta de todos nós, ele nos ama, é nosso melhor amigo! E está sempre nos esperando, basta abrirmos o nosso coração para deixá-lo entrar.

Joana: Ebaaaa!!!!! Então vamos logo conhecê-lo!!!

Narrador: Então Maria convidou Joana para ir rezar para o Espírito Santo e ainda explicou para Joana que o  Espírito Santo é um amigo que mora no nosso coração, que podemos sempre contar com ele, fazer nossos pedidos a ele. E além de tudo, ele ainda nos faz companhia sempre, e por isso ela era tão feliz, e toooodo mundo também pode ser assim!!

Joana ficou curiosa e com muita vontade de conhecê-lo. E como Maria,  Joana ficou amiga do  Espírito Santo. E assim, teve a sua vida transformada. Passou a ser uma menina feliz, cheia de alegria em seu coração, sempre desejando fazer coisas boas.

Nesse momento, perguntei às crianças o que elas entenderam, se elas ficaram curiosas, assim como Joana, para conhecer o Espírito Santo... Se elas estão mais parecidas com a Maria ou com a Joana.

Vamos rezar?? 

Com a mão no coração e olhinhos bem fechados, vamos rezar: Espírito Santo, vem tocar meu coração. Vem, Espírito Santo, me ajudar a caminhar ao seu lado todos os dias, me ajudar a ti ouvir e a sempre ser uma criança melhor! 

Podemos cantar mais uma vez "Vem, Vem, Vem Espírito Santo...

Fonte: http://grupodeoracaomaezinhadoceu.blogspot.com.br/

Encerrando, invocamos o Divino Espírito Santo, para que Ele nos ajude a discernir a vontade de Deus, a saber "o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito" (Rm22,2).



ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho! Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
Amém!








































Nenhum comentário:

Postar um comentário