...

...
...

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Na Oração do Creio afirmamos que cremos na Santa Igreja Católica. O que isso significa?


Muito feliz, turminha completa! 

Iniciamos o nosso encontro com a oração do Creio.

Estamos refletindo sobre o Creio, a oração em que nós cristãos professamos a nossa fé. Essa fé é um tesouro precioso do qual não podemos abrir mão, nem deixar de proclamá-lo.

Nessa quinta-feira, a Igreja celebrou a festa de Corpus Christi. Celebrar a festa de Corpus Christi é mais do que celebrar a Eucaristia. Como nos ensina o Padre Gabriel Vila Verde, "Isto a Igreja já faz todos os dias, em todos os lugares do mundo, em todos os altares! Então, para que um dia de festa sobre a Eucaristia? Para testemunhar publicamente, nas ruas e praças, que Jesus está vivo na hóstia consagrada. Para nós, católicos, isto já é uma verdade inegociável e eterna, mas nós queremos gritar essa verdade ao mundo. Queremos que todos, sem exceção, saibam e reconheçam que a Eucaristia não é teatrinho de quinta categoria, mas sim o grande mistério da fé, Deus entre nós, Deus conosco, Deus sobre os altares. Enquanto muitos, por ignorância ou falta de catequese, buscam a Deus nas falsas doutrinas e seitas, a Igreja canta e reza: “Deus de amor nós te adoramos neste sacramento”. Viva Jesus Sacramentado! Viva Jesus Eucarístico! Viva o Santíssimo Sacramento do Altar!"

Na nossa Paróquia também vivemos este lindo mistério da Eucaristia, que é o mistério também da partilha. Crianças, jovens, adultos, educadores e missionários se empenham para a confecção do tapete, por onde Jesus presente na Eucaristia passará. Confeccionar o tapete é também uma forma de demonstrar a nossa fé na Eucaristia.

Falamos mais um pouco sobre a "Festa de Corpus Christi" (retornaremos a esse tema em encontro próximo ao dia da Primeira Eucaristia).

A seguir, recordando a nossa celebração de quarta-feira sobre o arrependimento, fizemos uma dinâmica, lembrando que estamos no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, cuja solenidade acontece na sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi.


Feita a dinâmica do Sagrado Coração de Jesus, relembramos os nossos encontros anteriores em que falamos sobre a Morte e Ressurreição de Jesus, suas aparições aos discípulos e sua Ascensão, e sobre Pentecostes, quando aconteceu o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos, se cumprindo assim o que Jesus havia prometido.

Na segunda-feira, depois de Pentecostes, a Igreja celebra a memória de "Maria, Mãe da Igreja".

Maria estava com os apóstolos no dia de Pentecostes, e desde aquele dia até hoje continua presente na história da Igreja, ajudando a seus filhos mais necessitados que recorrem à sua intercessão.

Maria é a mãe de Jesus e a nossa mãe, especialmente dos membros do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.

E quem é a Igreja? A Igreja somos nós.

Em seguida, depois de convidar as crianças a fazer uma lista das Igrejas que nós conhecemos e que existem em nosso bairro, perguntei: Vocês já foram a algumas delas? Como é a celebração lá? O que é falado? Vocês veem alguma diferença entre essas igrejas e a nossa comunidade? O que nos trouxe a estar nesta comunidade católica?

Depois de ouvir os catequizandos passamos à leitura bíblica: Mateus 16,18

Hoje os cristãos se encontram muito divididos. São muitas as denominações cristãs e cada uma apresenta Jesus de uma forma diferente. Nós cristãos católicos temos a nossa forma de ter fé e a professamos na oração do Creio como vimos nos encontros anteriores. Nós cremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo. E afirmamos também que cremos na Santa Igreja Católica. O que isso significa?

Nós não cremos sozinhos e é a Igreja o lugar onde expressamos nossa fé. Ao dizermos que cremos na Santa Igreja Católica, estamos afirmando que a Igreja é iluminada por Deus, e ilumina os nossos caminhos. A Igreja está unida a Cristo que é Santo, por isso ele a santifica. Nós cremos no que a Igreja acredita porque ela é conduzida pela ação do Espírito Santo. Por isso precisamos conhecer o que a Igreja nos transmite. É a Igreja que nos transmite a fé.

A partir das ações de Jesus e da força do Espírito Santo que animou os discípulos nasce a Igreja. Pelo Batismo nos tornamos membros e formamos a Igreja. Somos povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo.

Encerrando o nosso encontro, de mãos dadas, rezamos a oração do Pai Nosso, pedindo a Jesus que nos ajude a fazer somente as coisas que deixam o nosso coração semelhante ao seu.

Neste mês, festejamos o dia de Santo Antônio, de São João e de São Pedro, por isso trouxe lembrancinhas com amostras de algumas guloseimas servidas nas festas juninas. Já havia falado, desde o início do mês sobre os referidos santos.

Assim foi o nosso encontro de hoje!













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário