...

...
...

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Creio em Jesus Cristo, Filho do Deus Altíssimo

Depois da oração inicial, mostrei às crianças o nosso "relógio litúrgico", onde vimos que está terminando o período pascal e que amanhã a Igreja celebra a Festa de Pentecostes.

Na segunda-feira depois de Pentecostes a Igreja celebra a Memória de “Maria, Mãe da Igreja”.

Quando Jesus estava na cruz, nos entregou a sua mãe dizendo primeiro a ela: "Mulher eis aí o teu filho". E a João, seu discípulo amado disse: "Eis aí a tua mãe". Desde então Maria tem cuidado de nós com amor de Mãe.

Ela estava com os apóstolos no dia de Pentecostes, e desde aquele dia até hoje continua presente na história da Igreja, ajudando a seus filhos mais necessitados que recorrem a sua intercessão.

Maria é a mãe de Jesus e também e a nossa mãe, especialmente dos membros do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.

Recordamos que no domingo passado, a Igreja celebrou a Ascensão de Jesus. No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao Céu, quarenta dias depois de sua ressurreição.

Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na terra entre seus discípulos durante quarenta dias, período em que os instruiu sobre o reino de Deus. Seu último momento de vida humana termina com sua subida aos céus e sua passagem para o mundo divino. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1,9-10 da seguinte maneira: "Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, à vista deles. Uma nuvem os encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando o céu, enquanto Jesus subia."

Vem desse acontecimento a passagem na oração do Creio que diz "Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai". A partir de sua ascensão, a presença de Jesus entre os homens se faz sob a forma de sacramento e na figura do próximo.

Em seguida, Cristo promete enviar o Espírito Santo para amparar seus discípulos na tarefa de distribuir a Palavra de Deus ao mundo, o que será comemorado no dia de Pentecostes, neste ano no próximo domingo, dia 5 de junho.

Pentecostes é uma celebração muito importante no calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo
Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado cinquenta dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.

Depois de falar sobre a Ascensão de Jesus e Pentecostes, lembrei que o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. E junho é também o mês dos santos juninos: São João, Santo Antônio e São Pedro.

A seguir passei a falar sobre o nosso tema principal de hoje.

No encontro passado, começamos a ver a primeira parte do Creio, onde professamos que Deus é Pai, criador de todas as coisas. Hoje vimos a segunda parte do Creio, onde professamos a nossa fé em Jesus Cristo.
Leitura: Mateus 16,13-20

No texto que lemos, Pedro faz a sua profissão de fé em Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Todos nós somos convidados a professar essa fé, que é a fé da igreja.

Depois da leitura, fiz com eles a Dinâmica "EU SOU", em que retirava da latinha figuras que representavam a identidade de Jesus, conforme o Evangelho segundo São João. Em seguida, apresentei as sete figuras para que eles as identificassem de acordo com a passagem bíblica.

Terminada a dinâmica, retomamos o nosso cartaz que nos apresenta o Creio e vimos o que ele nos diz no destaque em azul: "e em Jesus Cristo, seu único Filho...", procurando entender cada parte.

Terminada a reflexão, perguntei: Qual dessas afirmações nos chamou mais atenção? Por que?

Ouvidas as crianças, convidei-as a fazer um mutirão de memória para lembrar o que já falamos sobre Jesus Cristo, colocando um cartaz no centro da mesa para que escrevessem ou desenhassem.

Terminada a atividade, encerrando o nosso encontro, rezamos juntos uma linda oração a Jesus Cristo.




ORAÇÃO A JESUS CRISTO

Vós sois, ó Jesus, o Cristo, a face do Pai Santíssimo, meu Deus misericordiosíssimo, meu Rei infinitamente grande; sois meu boníssimo Pastor, meu único Mestre, meu auxílio cheio de bondade, meu Deus bem-amado de uma beleza maravilhosa, meu Pão vivo descido dos céus, meu Sacerdote Eterno, meu guia para a Pátria Celeste, minha verdadeira luz, minha santa doçura, meu reto caminho, minha sapiência, minha pura simplicidade, minha paz e concórdia; sois, enfim, toda a minha salvaguarda, minha herança preciosa, minha eterna salvação.
Ó Jesus Cristo, amável Senhor, por que, em toda a minha vida, amei, por que desejei outro tesouro senão Vós? Onde estava eu quando não pensava em Vós? Ah, que pelo menos a partir deste momento meu coração só deseje a Vós e por Vós se abrase, Senhor Jesus! Desejos de minha alma, correi, que já bastante tardastes; apressai-Vos para o fim a que aspirais; procurai em verdade Aquele que procurais.
Ó doce Jesus, sede o amor, as delícias, a admiração de todo coração dignamente consagrado a Vossa Majestade. Deus de meu coração e minha partilha sagrada, Jesus Cristo, que em Vós meu coração desfaleça, e sede Vós mesmo a minha vida. Acenda-se em minha alma a brasa ardente de Vosso amor e se converta num incêndio todo divino, a arder para sempre no altar de meu coração; que inflame o íntimo de meu ser e abrase o âmago de minha alma, para que no dia de minha morte eu apareça diante de Vos inteiramente consumido em Vosso amor. Amém!































































Nenhum comentário:

Postar um comentário