...

...
...

sábado, 8 de abril de 2017

Vivenciando a Semana Santa com as crianças da Catequese




Objetivos: 
  • Motivar a vivência da Semana Santa;
  • Relembrar tudo o que aconteceu no caminho que Jesus percorreu até a sua morte e ressurreição, a partir de sua entrada em Jerusalém.

Ambiente:
  • Toalha roxa (porque estamos ainda no período da Quaresma);
  • Toalha vermelha (lembrando o Domingo de Ramos);
  • Cartaz com o período da Quaresma e Semana Santa;
  • Folhas de palmeira;
  • Gravuras da entrada de Jesus em Jerusalém, do lava pés e da Santa Ceia;
  • Cálice, uvas, pão, estola (fiz com TNT e decorada com glitter).

1. Acolhida e Oração Inicial
  • Acolher a  turma com alegria. 
  • Criar clima de silêncio.
  • Ouvir a música Sangue e Água da Banda Yaweh. Terminada a música, colocar a mão no ombro do irmão da direita e rezar para que ele seja fiel. Repetir com o catequista: Jesus, abençoe este meu irmão, para que ele seja sempre corajoso e forte, para que ele não desista de seguir seus ensinamentos, mesmo quando isso for difícil. Dê a ele sua luz e sua força, e ajude-o a superar suas dores e sofrimentos. Amém!
  • Peça que as crianças sentem cada uma em seus lugares e aguardem com muita atenção, pois será um encontro muito especial.


2. Motivação

Mostrei às crianças o cartaz que preparei no início da Quaresma, para acompanharmos todo o período quaresmal. Lembrei-lhes das coisas que aconteceram nestes dias, dos nossos encontros de preparação e a Celebração Penitencial, quando os já batizados receberam o perdão no Sacramento da Confissão. Vimos que hoje é o último dia da Quaresma, e que amanhã, Domingo de Ramos, começa a Semana Santa.



O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde o Senhor passaria montado num jumento.

Jesus entrou em Jerusalém aplaudido pela multidão. Com isso, ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, um trama para condená-lo à morte.

Neste encontro, e durante toda a Semana Santa, vamos fazer memória do caminho que Jesus percorreu até a sua morte e ressurreição. 


3. Desenvolvendo o tema

Depois do seu batismo, Jesus foi para o deserto. Ali ficou sozinho, rezando por quarenta dias. No deserto, teve fome e sede. No deserto, foi tentado por um anjo mau. Ele resistiu e mandou que o anjo mau fosse para bem longe. E na mesma hora, muitos anjos bons se aproximaram para prestar serviços a Jesus.

Depois daqueles quarenta dias, Jesus saiu do deserto e voltou para o meio do povo. Jesus era sempre acompanhado por muitas pessoas que acreditavam n'Ele e seguiam seus ensinamentos. Mas outros não queriam escutá-lo, não o aceitavam, não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus e por isto queriam matá-lo.


a) Entrada de Jesus em Jerusalém

Domingo de Ramos - Ler o texto Lc 19, 28-40

Jesus entrou em Jerusalém aplaudido pela multidão. Mas Jesus sabia que as autoridades queriam prendê-lo e matá-lo. Jesus não era bobo. Ele sabia que os novos ensinamentos de Deus tinham provocado a raiva de muita gente importante. Então, Jesus resolveu fazer uma última ceia com os seus discípuos, para se despedir deles e dar os últimos conselhos, a fim de que, quando morresse, seus amigos continuassem sua missão.

Reze uma Ave Maria e passe para o outro tema...


b) Útima Ceia - Quinta-Feira Santa

Vamos relembrar o que é a Páscoa... 

Vimos lá atrás, no Antigo Testamento, que na noite antes do povo sair do Egito, eles fizeram uma refeição para festejar o grande acontecimento: a libertação da escravidão. Cada família preparou um cabrito, pão, verduras amargas, e comeram. Essa passagem da escravidão para a libertação foi chamada de Páscoa.

Daí em diante, todos os anos o Povo de Deus comemora esse acontecimento com uma refeição igual a que eles fizeram na saída do Egito. Jesus também participou da Festa da Páscoa dos judeus. Jesus queria que as festas tivessem a alegria e a liberdade de filhos de Deus.

Jesus, um dia antes de sua morte na Cruz, pede aos apóstolos para preparar uma sala para celebrar com eles a Páscoa. 

Ler o texto bíblico Jo 13, 1-15.

Na Última Ceia de Cristo com seus discípulos, duas coisas muito importantes aconteceram. Primeiro, Jesus lavou os pés de seus amigos, mostrando que veio para servir a todos e pedindo que eles também vivessem para servir. Era o novo mandamento de Cristo: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei." Depois, Jesus abençoou pão e vinho e repartiu com eles. Estava instituindo um sacramento, ou seja, um sinal sagrado, que chamamos hoje de Eucaristia ou Comunhão. Em todas as missas, o padre repete as palavras de Cristo na Última Ceia. Dessa forma, guardamos na memória tudo o que Jesus fez. Memória serve para lembrar, para atualizar, para recordar. Ao celebrar a Eucaristia, atualizamos o gesto de Jesus e perpetuamos sua presença, junto de nós. Isso nos incentiva a continuar a nossa missão e nos amar uns aos outros, como ele mesmo nos amou.

Lembramos também que foi na Quinta-Feira Santa que, juntamente com a Eucaristia, foi instituído o Sacramento da Ordem, o sacerdócio.

  • Conversei com as crianças sobre a alegria do momento que vão viver no próximo mês: Receber Jesus Eucarístico pela primeira vez! Enfatizei que o Sacramento da Eucaristia foi o próprio Jesus que instituiu: O Corpo e Sangue sacramentados no pão e no vinho.
  • Faça um oração do Pai Nosso e passe para o outro tema.

c) Morte de Jesus

Depois de ser preso, Jesus foi julgado e condenado à morte na cruz. Naquele tempo, havia esse terrível costume. Alguns crimes eram punidos com a morte na cruz. Jesus foi considerado criminoso e foi condenado à morte.
  • Leia o texto Lc 23, 33-46, que fala da crucificação de Jesus e relate com cuidado tudo o que aconteceu, sendo Jesus pregado na cruz e condenado pelas mesmas pessoas que o acolheram na sua entrada em Jerusalém (relembre o Domingo de Ramos). Procure destacar a paixão de Jesus por nós, seus filhos amados.

Partilha:
  • A que tipo de morte Jesus foi condenado?
  • Jesus foi crucificado sozinho? Ou havia mais alguém crucificado junto com ele. Quem eram?
  • O que estava escrito na cruz acima da cabeça de Jesus?
  • O que Jesus falou ao Pai na hora de morrer?

A seguir, pegue a cruz e deixe a imaginação deles falar mais alto. Peça para passar de mão em mão, para que eles possam observar de perto o "sofrimento do amor" de  Jesus por nós. 

No final, reze a oração do Santo Anjo.


Na próxima semana, falaremos sobre o Sábado Santo e a Ressurreição de Jesus (Páscoa).


4. Oração Final e Encerramento
  • Após um instante de silêncio, convidar a turma para agradecer a Jesus pelos seus ensinamentos.
  • Erguer as mãos e rezar: Muito obrigado, ó Jesus, por todas as coisas que o Senhor nos ensinou. Muito obrigado, por nos ensinar a amar e servir aos irmãos, vivendo unidos a todos e tratando a todos com bondade. Venha nos ajudar a praticar todos esses ensinamentos. Amém!
  • Combinar a todos para participar da procissão de Domingo de Ramos. Combinar local para se encontrarem.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro Jesus nosso Salvador, do Padre Orione Silva

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário