...

...
...

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Batismo das Crianças e Jovens da Catequese - Abril 2017




Manhã de muita alegria para todos nós! Hoje, onze crianças/jovens de cinco comunidades de nossa Paróquia receberam o Sacramento do Batismo. Quatro crianças são da minha turminha de Catequese e, no próximo mês, junto com nove coleguinhas, irão comungar pela primeira vez. Estamos muito felizes!


"O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito  e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como Filhos de Deus: tornamo-nos membros de missão." 


O Sacramento do Batismo foi instituído por Jesus com o objetivo de santificar a humanidade, conforme podemos ler no Evangelho escrito por São Mateus, que reproduz as palavras de Jesus:"Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos." (Mt 28, 18-20)



Quando foi que Jesus instituiu o batismo?

Jesus o instituiu logo no início de Sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista. O batismo de João não era um sacramento. Apenas quando Jesus santificou as águas do Jordão com Sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir "Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências”, e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba” (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o batismo.
Essa instituição é confirmada por Jesus quando Ele diz a Seus apóstolos: "Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Leia, na Bíblia, o Evangelho de São Mateus 3,13.

Matéria e forma

Jesus instituiu, então, o batismo e determinou que seria usada a água como matéria desse sacramento. Foi também Jesus quem determinou a forma: "Eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!". O rito do batismo consiste, assim, em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma. Mas, só isso não basta. É preciso ainda que o ministro tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja Católica no sacramento do batismo.
A Santa Igreja acrescentou também diversas orações preparatórias que completam a cerimônia. Quem já assistiu a um batismo sabe que o padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos (o santo crisma), entrega a vela acesa aos padrinhos, veste a roupa branca no batizado e, principalmente, reza as orações contra o demônio, para que o pai da mentira nem se aproxime do batizado. Esse é o batismo católico, o único instituído por Jesus, o único capaz de nos tornar filhos de Deus.


Fonte: Formação Canção Nova











































Nós, as catequistas!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário