...

...
...

sábado, 1 de abril de 2017

Trabalhando a Campanha da Fraternidade com as crianças da Catequese...


Nessas últimas semanas tenho estudado muito os biomas brasileiros para falar sobre a Campanha da Fraternidade com as crianças da minha turminha de Catequese. Relembrando o que já havia aprendido na escola, e agora com muito mais interesse, vejo como nosso país é maravilhoso! Quanta diversidade! Quanta beleza!!! Quanta riqueza!!! Precisamos cuidar mais da natureza!!! Precisamos assumir a nossa responsabilidade!!! Precisamos despertar esse sentimento nas nossas crianças! 

Iniciamos o encontro cantando o Hino da CF 2017. Depois rezamos o Pai-Nosso. Em seguida, lembrei  as crianças sobre a leitura bíblica (Gn 2,4b-15). Depois disse para elas: "Por fim, Deus fez duma parte da Terra um lugar muito especial. Chamou-o de Jardim do Éden. Era simplesmente perfeito. Tudo era bonito. E Deus quis que toda a Terra ficasse assim como este lindo jardim que ele fez." 

Já falamos sobre o tema em outros encontros, mas hoje nos aprofundamos mais. Falei pra eles que faríamos um encontro bem diferente; que podiam sentar-se no chão e ficar bem descontraídos (alguns entenderam que podiam ficar deitados! rsrs). 

Na semana passada contei para eles a história de um menino que morava no interior e que vivia em contato com a natureza, com os animais. E esse menino, convidado por uma prima, foi à cidade passear em casa de familiares, e ficou decepcionado com tudo que viu. Então, convidei um grupinho a fazer em casa um cartaz que mostrasse essas duas realidades e que comentassem. Hoje eles trouxeram o trabalho. Pedi que mostrassem para os colegas o que haviam feito e explicassem a mensagem que queriam passar. 



Depois falei para as crianças sobre cada um dos biomas brasileiros. Deixei que falassem também o que sabiam e alguns até me ensinaram coisas que eu desconhecia. Percebi que o assunto é de muito interesse delas, principalmente porque gostam de ouvir falar sobre as espécies de animais.

Ficaram muito animados e foi difícil conseguir silêncio! rs Passei para eles um mapa do Brasil, com destaque dos biomas, e pedi que observassem onde estavam localizados cada bioma,  e reparassem na figura ao lado (no mapa) as suas características.




Depois de passar por cada um o mapa, distribui várias imagens de diferentes biomas, pedi que os identificassem pelas características e depois de mostrar para os colegas o que viam, colocassem em frente à plaquinha correspondente. Todos acertaram! 




Terminada a atividade, passei uma sacolinha com diversas perguntas  e pedi que cada um pegasse um papelzinho. Um de cada vez leu o que havia tirado e respondeu o que lhe era perguntado. A mesma pergunta eu fiz aos demais e deixei que falassem. 

Foram essas as perguntas. 


1. O que você faz para poupar água?

2. O que você pode fazer para poupar energia elétrica?

3. O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?

4. O que você faz para colaborar com o meio ambiente?

5. O que você mais gosta na natureza?

6. Você se considera parte da natureza? Por quê?

7. Qual a importância da água?

8. Qual a importância da terra?

9.  Para você, qual é o maior problema ambiental?

10. A pobreza é um problema ambiental? Por quê?

11. A superpopulação urbana é um problema ambiental? Por quê?

12. O que você pensa sobre pássaros em gaiolas?

13. O que você pensa sobre consumismo?

14. Como você se sente quando vê pessoas com má postura ambiental?

15.  Qual o lugar que você mais gosta de estar? Por quê?

16. Pra você, quais as diferenças entre viver em um ambiente urbano (cidade) e um ambiente rural (campo)?

17. Para você, por que é tão difícil mudar hábitos e atitudes?
18. Você acha que a catequese ajuda com o meio ambiente?

19. Você se preocupa com o meio ambiente? Por quê?

20. Se Jesus Cristo voltasse hoje, o que diria sobre o mundo criado por Deus e dado a nós para cuidar?



Hoje conhecemos os seis biomas brasileiros. Vimos como são são admiráveis as obras de Deus! Precisamos prestar mais atenção nelas, pois Deus criou tudo o que temos porque nos ama, não se arrepende de ter nos criado e não nos abandona. Ele colocou uma responsabilidade em nossas mãos: "Cuidar e guardar a criação" com toda sua diversidade de biomas. Devemos corresponder a esse amor de Deus.

Para encerrar, rezamos a oração da CF 2017. Depois convidei os catequizandos a pegarem um pouco de água na jarra e beberem. Enquanto isso, ouvimos novamente o Hino da CF 2017.




Fonte:

Encontros Catequéticos para Crianças e Adolescentes - CNBB




REGISTRAMOS ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO










































































































































































































































Ontem foi meu aniversário... Então, com a ajuda de uma mãe, 
 eles me aprontaram essa! rsrs
























Teve até cartinhas de amor! rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário