...

...
...

sábado, 15 de abril de 2017

Vivenciando o Tríduo Pascal com as Crianças da Catequese



Hoje, um encontro diferente, ao ar livre; foi muito bom!!!

Em pé, fizemos um momento de silêncio. Depois, convidei as crianças a colocar a mão no ombro do colega da direita e rezar para que ele seja fiel. Pedi que repetissem comigo: Jesus, abençoe este meu irmão, para que ele seja sempre corajoso e forte, para que ele não desista de seguir seus ensinamentos, mesmo quando isso for difícil. Dê a ele sua luz e sua força, e ajude-o a superar suas dores e sofrimentos. Amém!

Em seguida, pedi para as crianças sentarem cada uma em seus lugares e aguardassem com muita atenção, pois o nosso encontro seria muito especial.

No sábado passado, falamos sobre o Domingo de Ramos, a Quinta e a Sexta-Feira Santas.

Vamos relembrar! 



(Fonte: Blog Encontros de Catequese)

DOMINGOS DE RAMOS

No domingo participamos da celebração do Domingo de Ramos. Levamos folhas de palmeira para a procissão e cantamos "Hosana ao Filho de Davi!", lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Perguntei quem participou da procissão e da missa (alguns estavam comigo naquele dia, mas outros podiam ter participado em outra comunidade).  Pedi que contassem para os coleguinhas o que viram e qual foi o Evangelho daquele domingo. 

Depois que todos falaram, passei a explicar...

Jesus, com trinta anos, foi batizado por João Batista, foi para o deserto, entrou na sinagoga e disse  que era o Messias esperado. Começou a ensinar o povo, fez muitos milagres... Ensinou a amar, a perdoar, a repartir. Uma multidão o seguia. Convidou os apóstolos para segui-lo. Passou três anos ensinando a todos, até que chegou a hora de sua Paixão e Morte. Então ele foi para Jerusalém, onde tudo iria acontecer. Quando entrou na cidade, montado em um jumentinho, foi recebido como Rei, aclamado com cantos e com ramos e palmeiras. Muita gente o acompanhou com alegria e cantavam "Hosana ao Filho de Davi". Os chefes e poderosos ficaram com medo de perder o poder e começaram a planejar um modo de prender Jesus. O povo recebe Jesus como um Rei poderoso, libertador, mas quando Ele é preso e condenado, este mesmo povo o abandona. Não sabiam que Jesus veio nos libertar do mal, do pecado e nos dar vida eterna.

(Rezamos o Pai-Nosso).


QUINTA-FEIRA SANTA

Celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Jesus sabia que ia morrer e quis celebrar sua última refeição com seus amigos. Esta Ceia foi uma celebração muito bonita e significou muito. Nessa noite, Jesus oferece a Deus seu corpo e sangue. Jesus abençoa o pão e o vinho e o entrega a seus amigos, dizendo: "Tomai e comei, isto é o meu Corpo; Tomai e bebei, isto é o meu Sangue. E sempre que fizerem isto, fazei-o em minha memória." Este foi o jeito que Jesus encontrou para ficar sempre junto de nós. Nessa noite aconteceu a primeira missa, hoje o sacerdote faz o mesmo gesto de Jesus. Nesta Ceia, Jesus lava os pés dos Apóstolos. Ele, sendo Mestre e Senhor, lavou os pés dos seus amigos. Com esse gesto, Jesus nos ensina que devemos ser humildes e estar sempre prontos para servir. Ele nos deixou um mandamento novo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

(Rezamos o Pai-Nosso). 


SEXTA-FEIRA SANTA

Revivemos o sofrimento e a morte de Jesus. Jesus é traído por um de seus amigos, é entregue aos soldados que O levam para ser julgado. Jesus é condenado, humilhado, torturado, sofre as piores dores e por fim é pregado numa cruz e, mesmo antes de morrer, perdoou a todos. Tudo isso por amor a cada um de nós. Jesus aceitou morrer na cruz para que tenhamos vida eterna.

É um dia de oração e silêncio. Nós cristãos, fazemos procissão com Cristo morto, a Via-Sacra (Caminho Sagrado), nos confessamos, fazemos silêncio e jejum. É um dia especial. O sofrimento de Jesus é lembrado pelo povo como sofrimento de todos. São as cruzes que os oprimidos, os pobres, os abandonados e os marginalizados carregam.

Neste dia não se celebra nenhuma MISSA, mas é distribuída a Eucarístia, que significa a certeza da presença de Cristo vivo e solidário em nosso sofrimento.



(Rezamos o Pai-Nosso).



Jesus está morto. Seu corpo é retirado da cruz e colocado na sepultura, onde fica por três dias. Jesus morre na sexta-feira e ressuscita no domingo. 

Então perguntei às crianças? E no sábado, o que aconteceu? Por que ninguém foi até o túmulo de Jesus? (Deixei que falassem).


SÁBADO SANTO 

Jesus havia sido sepultado na tarde de uma sexta-feira. Tudo foi feito na maior pressa, pois no sábado não se podia fazer nada. A lei proibia fazer qualquer coisa. Então nem deu tempo de embalsamar o corpo como era o costume daquela época. 

Sábado foi um dia vazio, de silêncio...  Imaginem como os discípulos estavam se sentindo! Jesus era a esperança e agora ele não estava mais com eles! Sentiam-se confusos e desiludidos... Tudo aquilo pelo que havia esperado se fora. Quando Jesus reapareceu ao terceiro dia, toda a esperança voltou rapidamente! (Lembramos como se sentiam os discípulos de Emaús, ao voltar para casa, depois da morte de Jesus).

E hoje, nós cristãos, como vivemos o Sábado Santo?

"Vive-se hoje a sensação de grande vazio, que não é tanto o vazio da ausência, mas o vazio da espera; uma espera que logo será premiada com a presença do Senhor ressuscitado, embora ainda velado, pois só o veremos quando nos encontrarmos face a face com ele."

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição (Circ 73)."

Na noite deste sábado, nossa Igreja celebra a VIGÍLIA PASCAL, onde se comemora a vitória da vida sobre a morte! Jesus Ressuscitou! É a noite da libertação, da vida nova! Essa vigília se realiza em quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. É o fim das trevas, da escuridão e da morte. Acontece a bênção do fogo, onde se acende o Círio Pascal. Nele estão gravados uma cruz e as letras Alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, simbolizando que Cristo é o principio e o fim de todas as coisas. O Círio representa Cristo Ressuscitado, que é a luz, e é acesa durante todas as celebrações litúrgicas até a festa de Pentecostes, quando se encerra o tempo Pascal.

(Nesse momento, rezamos o Creio).

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO 

Páscoa significa passagem; passagem da morte para a vida. Ele voltou a viver, Jesus Ressuscitou!

"No domingo , de madrugada, as mulheres foram ao túmulo. Não encontraram o Corpo de Jesus e ficaram assustadas. Um jovem com roupas brilhantes disse: - Porque vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui: Ressuscitou."

(Rezamos o Santo Anjo)

Cristo ressuscitou! Olhem para a cruz... Ele morreu... mas RESSUSCITOU! A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Cristo é o nosso Senhor! Jesus está vivo e em nosso meio! O importante é isso! Os ovos ficam em segundo plano! Podemos comer chocolate... É uma delícia, né? Mas sempre lembrando que a PÁSCOA é JESUS!

FELIZ PÁSCOA!!!



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário