Objetivos:
- Recordar a história de João Batista, aquele que veio antes para preparar o coração do povo para acolher Jesus;
- Explicar qual era a missão de Jesus e quando iniciou.
Ambiente:
- Bíblia
- Flores
- Símbolos do Batismo (água, óleo, roupa branca, vela acesa)
1. Acolhida
- Convidar as crianças para fazer silêncio e rezar.
- De mãos dadas, repetir: Ó Deus de amor, mais uma vez nos reunimos e queremos pedir que o Senhor nos ajude a viver unido. Assim, juntos, queremos estar também bem pertinho do Senhor, para que a nossa vida seja abençoada pela sua presença. Venha ficar conosco, ó Deus de amor! Amém!
2. Motivação
Antes de Jesus começar a sua missão, alguém preparou o povo para receber o Salvador. Como vimos no nosso último encontro, essa pessoa foi João Batista, primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias.
As histórias de João Batista e a história de Jesus se desenvolveram praticamente ao mesmo tempo. Vamos relembrar como isso aconteceu?
No sexto mês de gravidez de Isabel, Deus enviou o Anjo Gabriel à cidade de Nazaré para levar um recado a uma jovem chamada Maria, que iria se casar com um descendente de Davi, chamado José. Quando Maria deu seu "sim " a Deus para ser a mãe de Jesus, ela recebeu a notícia de que sua prima Isabel, que tinha idade avançada também estava esperando um filho. Vocês sabem o que Maria fez quando soube que sua prima também seria mãe? Maria se aprontou e foi com pressa para uma idade da Judéia, na região montanhosa. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu dentro dela e, Isabel, cheia do Espírito Santo, falou bem alto: "Você é a mais abençoada de todas as mulheres! E a criança que você vai ter é também a mais abençoada! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro de mim! Você é feliz por acreditar que vai acontecer o que o Senhor disse!" Maria louvou o Senhor com o Magnificat.
Maria ficou por aproximadamente três meses com sua prima Isabel. Certamente, nesse período, elas sonharam juntas com seus filhos, vivendo a espera na amizade, com gestos concretos de ajuda, fraternidade e oração.
Jesus e João eram quase da mesma idade, mas cresceram longe um do outro. Eles pouco se encontravam. Quase não se conheciam. Quando José morreu, Jesus já era moço. Ficou morando com sua mãe, na casa de Nazaré.
João já era moço também. E morava num lugar deserto. Nesse lugar havia montanhas. O rio Jordão passava ali perto. João levava uma vida sem conforto. Ele se vestia de pele de camelos e se alimentava com gafanhotos e mel. João amava muito a Deus. Ele era um santo homem. Um dia Deus falou com João, lá no deserto: "João, você foi escolhido, para dar uma boa notícia. Mas vá falando pouco a pouco. Vá dizendo ao povo: o Messias já chegou. O Salvador dos homens já está no meio de nós. Jesus já veio à terra. Até agora quase ninguém sabe disso. Mas, daqui a pouco, Jesus vai ficar conhecido. Ele vai ensinar a todos o caminho do céu".
Estava chegando a hora de Jesus ficar conhecido. O primo João devia ir avisando o povo. Ele era precursor de Jesus. Precursor quer dizer: quem vai na frente anunciando. João começou seu trabalho com muito amor. Saiu de sua tenda, lá do alto. E procurou ficar sempre nas margens do rio Jordão. Por aí, passavam muitas pessoas. Eram viajantes que vinham de vários lugares. João batizava as pessoas no rio Jordão. Recomendava a todos que não cometessem pecados. E dizia: - A gente não deve pensar só em gozar a vida. Deve também fazer algum sacrifício, por amor a Deus.
Aos trinta anos, Jesus deixou a casa de Nazaré. Começou a viajar. Agora, Jesus queria ir ao encontro do primo. Ele sabia de tudo quanto João fazia, lá no deserto. Lá no deserto, João começou o seu trabalho. E, pouco a pouco, ia falando de Jesus. João batizava os viajantes no Rio Jordão. E dizia: - Vão se preparando. Depois de mim virá o Salvador. O Salvador vai chegar logo.
João Batista falava a verdade. Jesus até já estava no meio do povo. Tinha vindo com outros viajantes. Mas, esses viajantes não conheciam Jesus. Um dia, Jesus chegou ao rio Jordão. Chegou com outros viajantes. Ele aproximou-se de João Batista e disse: - Eu também quero ser batizado.João Batista olhou firme para aquele viajante. Ele reconheceu-o no mesmo instante. Era Jesus, o Salvador. Então, João Batista, perplexo, falou: - Como?! Eu vou batizar o Senhor? Não, isso não. Eu é que deve ser batizado pelo Senhor. Para mim isso é que está certo.Mas, Jesus insistiu: - Faça o que eu estou pedindo. Mesmo que você não entenda. João ficou calado. Obedeceu. Assim, Jesus foi batizado.
Conversando com a turma:
Todos os parentes de Jesus moravam em Nazaré? Isabel e Zacarias moravam em Nazaré? Quem era Isabel? Como era o nome do filho de Isabel e Zacarias? Grau era o grau de parentesco entre João e Jesus? Por que João e Jesus cresceram distante um do outro? Qual era o nome do pai adotivo de Jesus? Qual era a profissão de José? E a de Jesus? Jesus é o Filho de Deus, mas ninguém sabia disso; qual era o apelido que muitos davam a ele? O que aconteceu quando José morreu? Quando José morreu, Jesus já era moço e ficou morando com sua mãe na casa de Nazaré. E João, que também já era moço, onde morava? Como ele se vestia e como se alimentava? O que fazia João no deserto? Por que seu apelido era Batista? Como era João Batista? O que respondia João quando lhe perguntavam se ele era o Salvador prometido de Deus? Quando Maria ouviu as notícias que chegaram a Nazaré, a respeito de Jesus, qual foi a sua atitude? Qual foi a reação de Maria quando Jesus pediu para falar-lhe? Com quantos anos Jesus deixou a casa de Nazaré para viajar? Jesus foi ao encontro do primo; o que aconteceu quando Jesus chegou ao rio Jordão? O que Jesus disse a João Batista? O que João Batista respondeu ao reconhecer Jesus? E Jesus, o que disse a João Batista depois de sua resposta? João batizou Jesus?
Vamos ver agora o que aconteceu no momento em que Jesus batizado:
3. Leitura: Lc 3,21-22
"Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado".
Partilha:
- O que aconteceu quando Jesus estava em oração, depois de ser batizado por João Batista?
- Como o Espírito Santo desceu sobre Ele?
- O que dizia a voz que veio do céu?
- De quem era essa voz?
4. Desenvolvendo o Tema
Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista (mostrar no mapa). Deus Pai disse a todas as pessoas que lá estavam que Jesus é o seu Filho muito amado. Nesta ocasião, Jesus inicia a sua missão: anunciar que Deus Pai ama todas as pessoas e todas as coisas criadas.
Assim como Jesus, nós também somos muito amados por Deus. Aquela frase bonita que Deus disse no dia do batismo de Jesus vale para nós também. Nós somos os seus filhos amados em quem ele põe todo o seu carinho e seu afeto. A partir do nosso batismo, nós assumimos este compromisso de viver como filhos queridos de Deus, buscando sempre o que é bom e deixando para trás o que não presta, pois, agora, também nós estamos cheios do Espírito Santo de Deus, que é sua força em nosso coração. Pelo Batismo, estamos bem unidos a Jesus e nada pode nos separar dele.
Na época de Jesus era costume o Batismo por imersão, isto é, as pessoas eram mergulhadas na água para serem batizadas. Hoje, o modo é diferente: derrama-se água na cabeça de quem é batizado.
Depois do seu batismo, Jesus foi para o deserto. Ali ficou sozinho, rezando por quarenta dias. No deserto, foi tentado por uma anjo mau. Ele resistiu e mandou que o anjo mau fosse para bem longe. E na mesma hora, muitos anjos bons se aproximaram para prestar serviços a Jesus.
Depois daqueles quarenta dias, Jesus saiu do deserto e voltou para o meio do povo. Jesus ensinava os mandamentos da Lei de Deus, explicava também os livros santos, contava lindas estórias que ensinavam a fazer o bem. Dizia que todos nós somos irmãos. Jesus fazia o bem sem olhar a quem. Assim ia dando ótimas lições. O povo não sabia bem quem era Jesus, mas gostava de ouvir os ensinamentos. Todos ficavam horas e horas, perto daquele Mestre. Como era bom ficar perto de Jesus!
5. Atividades
- Convidar as crianças para recordar o dia em que foram batizadas. Perguntar se já viram uma criança sendo batizada e se sabem como se faz hoje o batismo. Explicar como é feito o batismo. Não é preciso entrar em detalhes. Basta mostrar como se derrama água na cabeça da criança.
- Explicar o sentido do batismo: Fomos batizados para receber Jesus em nosso coração, para sermos puros e de bom coração, cheios de alegria e de fé em Jesus.
- Colocar, diante da turma, uma vasilha com água e um ramo para aspergir. Cada criança vai à frente e o catequista asperge água em sua cabeça, para recordar o dia em que foram batizadas.
- Enquanto isso, cantar música apropriada.
- Se houver criança não batizada na turma, seja também aspergida com as demais. Só estamos fazendo um ritual, sem caráter sacramental. Não vale discriminar ninguém.
6. Oração Final e Encerramento
- Convidar a turma a agradecer a Deus, que ama a cada um de nós. Erguer as mãos para o alto e rezar com o catequista: Ó Deus de amor, nós estamos felizes porque sabemos que o Senhor nos ama e nos quer bem. Nós somos seus filhos queridos e queremos viver sempre unidos a Jesus. Amém!
- Rezar a oração que Jesus nos ensinou.
- Motivar a turma para o próximo encontro.
Fontes:
- Bíblia Sagrada
- Catecismo da Igreja Católica
- Livro Conhecendo Jesus (Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo)
Obrigado
ResponderExcluirObrigada pela visita Isa!
ExcluirVolte sempre!
Abraço fraterno!
Amei esse encontro.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigada! Feliz com a sua visita.
Volte sempre! Beijos!