...

...
...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Igreja: Povo de Deus



Objetivos:


  • Compreender que na Igreja nos reunimos como filhos de Deus;
  • Entender que a Igreja somos nós, os Filhos de Deus.


Recursos:

  • Tijolinhos feitos com caixinhas de papel (pode ser embalagens de sucos, cobertas com papel na cor de tijolo)  para confeccionar uma maquete de Igreja. Obs: Podemos, na montagem, usar um tijolinho em pé para fazer a torre, colocar telhado, cruz, sinos, vitrais, etc.  Enfim, usar a criatividade!);
  • Colocar em cada tijolinho o nome de uma criança.


Ambiente:

  • Crucifixo
  • Bíblia
  • Vela
  • Flores


1. Acolhida e Oração Inicial


  • Receber a turma com entusiasmo. Iniciar o encontro cantando a música "Reunidos Aqui"  (CD do Padre Marcelo Rossi), fazendo a coreografia:
Reunidos aqui, só pra louvar o Senhor (mãos para o alto)
Novamente aqui, em união (segurar as mãos dos colegas)
Ago bom vai acontecer (sinal positivo)
Algo bom Deus tem  para nós (apontar para o céu)
Reunidos aqui, vou abraçar os irmãos (abraçar os colegas)
  • Sossegar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz
  • Convidar a turma para invocar a força do Espírito Santo. Erguer as mãos e rezar a oração ao Espírito Santo.
  • Colocar a mão no ombro do companheiro e rezar pedindo que o Espírito Santo o ilumine e o fortaleça. Pode-se repetir com o catequista: "Venha, Espírito Santo, iluminar esse meu colega. Que ele se sinta fortalecido pela sua presença e animado pela sua força. Que ele se torne, sempre mais, um verdadeiro cristão, comprometido com o reino de Jesus. Amém!"
  • Fazer preces espontâneas, pedindo a Deus o que for mais necessário para sermos verdadeiros cristãos. A resposta pode ser: "Fortaleça, Senhor, nossa fé e nosso amor". Algumas preces:
         - "Venha nos dar, Senhor, coragem e força para nos comprometermos com Jesus."
         - "Venha afastar de nós o medo e o desânimo de seguir Jesus.
         - "Jesus, coloque em nosso coração mais entusiasmo para servir aos nossos irmãos".
  • Cantar a música nº 2 do CD do Livro Somos Igreja, do Pe. Orione Silva ou outra à escolha.
  • A seguir, cada criança receberá um tijolinho para que, juntos, montem a maquete da Igreja. O catequista os auxiliam na montagem com os tijolinhos e completa com os detalhes.


2. Desenvolvendo o tema


Em encontro anterior, nós vimos que Jesus, quarenta dias após a Ressurreição, depois de ter aparecido diversas vezes a seus apóstolos e a muitas outras pessoas, foi para o Monte das Oliveiras; que chegando lá, abençoou os apóstolos, distanciou-se deles, elevando-se aos céus.

Vimos  também  que,  antes  de  Jesus  ir  para  o  Céu,  ele deixou seus apóstolos na Terra disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (Mc 16,15). Jesus prometeu, também, que enviaria o seu Espírito Santo para ficar conosco; ele nos ajudaria a entender tudo o que ele nos ensinou.

Cinquenta dias, após a Páscoa, estando os apóstolos reunidos em oração, juntamente com Maria, a Mãe de Jesus, a promessa d'Ele se cumpriu: o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos. O Espírito Santo veio sobre os apóstolos em forma de vento e de línguas de fogo. Era o dia de Pentecostes!



A partir daí os apóstolos perderam o medo e começaram a pregar o Evangelho a todos os povos. Então se diz que a vinda do Espírito Santo marcou o início da Igreja.

Os apóstolos obedeceram a Jesus e foram anunciando o amor e a bondade em muitos lugares. Assim sendo, muitos puderam conhecer a palavra de Jesus e todos que a conheceram e aceitaram começaram a viver um novo tipo de vida: O AMOR COMO LEI MAIOR.





Vamos ler, nos Atos dos Apóstolos, como isso se deu:


3. Leitura: At 2,42-47 


(Ajudar a turma a localizar o texto na Bíblia).


"Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Apossava-se de todos o temor, e pelos apóstolos realizam-se numerosos prodígios e sinais. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade  de cada um. Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que eram salvas." 


Partilha:

  • Como Lucas, autor desse texto, descreve a vida nas primeiras comunidades cristãs?
  • Quais as qualidades que mais se destacam?
  • Como os cristãos viviam?
  • O número de cristãos crescia ou diminuía?

Vamos continuar entendendo como surgiu nossa Igreja. Depois que Jesus ressuscitou, os discípulos perceberam que não estavam sozinhos. Uma força especial estava com eles: o Espírito Santo. Então, eles saíram pelo mundo pregando a Palavra de Deus, anunciando a todos que Jesus estava vivo e que era possível construir o seu Reino. Começaram por Jerusalém, mas não ficaram somente lá. Foram levando a pregação para outros lugares , atingindo mais pessoas.



Por onde os apóstolos passavam, anunciavam a boa-nova de Cristo. As pessoas que acolhiam a pregavam e aceitavam Jesus começavam a sentir o desejo de se unirem. Surgiram assim as comunidades cristãs. Eram grupos de seguidores de Cristo, unidos pela mesma fé e pelo compromisso do seguimento de Jesus. Afinal, um dos pedidos de Jesus foi que seus seguidores vivessem sempre em clima de profunda união. A necessidade de se unirem para cultivar e celebrar a fé fez surgirem as comunidades cristãs. 

Nessas comunidades, os cristãos cultivavam muitos costumes que são destacados por Lucas no texto que lemos hoje. Não vamos pensar, porém, que tudo fosse uma perfeição. Onde está o ser humano, aí existem também imperfeições, problemas, egoísmo. Mas Lucas destacou algumas qualidades que continuam sendo importantes para a Igreja até os dias de hoje. Vamos ver quais são?
  • Perseverança nos ensinamentos dos apóstolos.
  • Perseverança na comunhão fraterna.
  • Perseverança na fração do pão.
  • Perseverança nas orações.
  • Temor do Senhor.
  • Numerosos prodígios e sinais.
  • Alegria e simplicidade de coração.

Assim viviam as primeiras comunidades. Alegres, cultivavam a união, a fraternidade, a partilha, a fé. E cresciam sempre mais, porque outras pessoas vinham se juntar aos cristãos. Havia dificuldades? Com certeza. Mas os cristãos procuravam enfrentar e vencer com coragem as dificuldades que iam surgindo.


4. Atividades:


  • Fazer um debate sobre a vida comunitária na Igreja hoje. Que qualidades precisamos cultivar para que nossas comunidades eclesiais sejam mais unidas hoje?
  • Que desafios precisamos enfrentar e vencer, para sermos fiéis à nossa fé cristã?
  • Fazer um painel com as sugestões, destacando as qualidades e desafios.
  • Comentar o painel e motivar a turma e cultivar as qualidades lembradas.

Conclusão:

Certamente as primeiras comunidades passaram por muitos problemas. É só continuar lendo os Atos dos Apóstolos e a gente vai ver um monte de coisas ruins acontecendo. Mas não importa. Lucas olha com otimismo para sua comunidade e vê tudo de bom e belo que nela há. E ele acredita que, pela força de Jesus ressuscitado, tudo vai ficar ainda melhor.

E o conjunto de pessoas, lideradas pelos apóstolos, formaram a Igreja - Comunidade dos Filhos de Deus, que até hoje continua divulgando a Palavra de Deus e levando os homens à salvação. Hoje, a Igreja continua e nós nos sentimos felizes de fazer parte dela.

Nos reunimos nas Comunidades para rezar e partilhar o que temos, assim como os primeiros cristãos, como vimos na leitura dos Atos dos Apóstolos. Muitas pessoas participam da Igreja e exercem ministérios e serviços diferentes: catequistas, ministros da Palavra, coordenadores, grupos de cantos, padres, bispos, Papa, freiras etc. Todos devem estar a serviço do bem comum e principalmente dos irmãos mais necessitados, a exemplo de Jesus Cristo. A Igreja deve ser missionária.

Foi Deus quem nos chamou. Por isso, como batizados, queremos estar sempre ao lado de Deus, nunca nos separando dele.

E para estamos unidos a ele, temos de estar unidos com nossos irmãos, pois, como somos uma grande família, temos de nos amar. Deus é o Pai e todos somos iguais como irmãos.





Conversando sobre o assunto:

1. Qual a ordem de Jesus aos seus discípulos antes de ir para o Céu?
2. O que é a Igreja?
3. Igreja é uma família. Quem é o Pai e quem são os filhos?


5. Nosso compromisso


Como já aprendemos, a Igreja somos todos nós, filhos de Deus. A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou. Para que isto aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo, a que nos coloquemos a serviço da comunidade.

A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. Não confundir Igreja com a casa que é o local onde a gente se reúne. Ali é igreja (com i minúsculo), templo.

Todos os cristãos batizados formam a Igreja. Nela, todos somos iguais em dignidade. Porém, cada pessoa realiza uma função diferente. 

Em uma casa cada um tem o seu papel. O pai trabalha;  a mãe cozinha, cuida da casa (muito embora, nos tempos de hoje, muitas mães, além do trabalho de casa, ainda trabalham fora); os filhos estudam e assim por diante. Hoje vemos a necessidade do pai também participar dos afazeres do lar, assim como, os filhos também podem ajudar em pequenas tarefas domésticas.

Na grande família de Deus também é assim; todo o mundo tem de trabalhar. Daí temos o Papa, os bispos, os padres, os religiosos, os catequistas e demais leigos. Cada um usa o dom que Deus lhe deu. Um dá catequese, outro canta, outro ajuda na Missa, participa do grupo de jovens, de círculos bíblicos etc (aproveitar para relembrar os dons do Espírito Santo). E mesmo as crianças podem fazer muitas coisas na Igreja.

Devemos ir à missa todos os domingos e, quando não pudermos, em algum dia da semana. 

Mas não podemos ir à missa somente por ir ou para ficar fazendo bagunça. Não! Temos que participar da missa!

  • Devemos rezar com toda a Igreja;
  • Cantar com bastante alegria;
  • Prestar atenção nas leituras;
  • Ouvir o que o padre fala;
  • Levar uma mensagem para vivermos durante a semana.

Além da Missa, temos que participar da Catequese, dos encontros e de tudo o mais que Jesus através da sua Igreja nos oferece.

Perguntar:

  • Na Igreja se trabalha? Como?
  • O que você faz na Igreja?
  • Qual o nome de nossa Diocese? E da nossa Paróquia?
  • Você sabe o nome do Papa atual e do Bispo de nossa Diocese? Como se chamam os padres de nossa Paróquia?
  • Vai vai à Missa todos os domingos? Se não vai, prometa a Jesus que nunca mais vai faltar.

- Agora, cada um vai resolver as atividades da folha,  para ver se entendeu direitinho tudo que ouviu hoje.

                                  (Folha de atividades no final da página).



6. Oração Final e Encerramento


  • Convidar as criança para nos aproximarmos da maquete e, em silêncio, de mãos dadas, pensarmos nos nossos irmãos de comunidade.
  • Rezar juntos, repetindo com o catequista: "Senhor, que entre nós cresça o amor e a união. Que vivendo em comunidade, mostremos para o mundo a força do Evangelho. Amém!"
  • Canta a música "Fico Feliz".

Fico feliz em vir em sua casa
Erguer minha voz e cantar
Fico feliz em vir em tua casa
Erguer minhas mãos e adorar
Bendito é o nome do Senhor
Bendito é o nome do Senhor
Bendito é o nome do Senhor
Pra sempre.









A T I V I D A D E S


1. Para responder:

a) Como se chama a sua Diocese? E o Bispo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Como se chama a sua Paróquia? E o Padre?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Como se chama a sua comunidade?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) Você conhece algumas pessoas que trabalham na Comunidade? Como se chamam?

_______________________________________________________________________________




2. Jesus enviou seus discípulos para anunciar sua Palavra a todo o mundo. As pessoas que acolhiam a Palavram começavam a fazer parte da Igreja, pois aceitavam ser batizadas. Jesus disse: "Ide por todo o MUNDO e ANUNCIAI o EVANGELHO para toda a HUMANIDADE. Aquele que CRER e for BATIZADO será SALVO. E eu ESTAREI com vocês até o fim dos SÉCULOS. Descubra no "Caça-Palavras", as palavras que estão em negrito:


       M  E  V  A  N  G  E  L  H  O  F  R  D  D  B  X  S  W  Z

       A  G  E  Q  E   S  T  A  R  E   I  M  U  B  A  Y  C  B  M

       P   I  M  R  F   A  S   F  H  J  K  L  S  B  T  Z  Q  E   T

       U  O  U  L  A   G  D  A  X  H  U  M A  N  I   D  A  D  E

       H  A  N  U  N   C   I  A  I   J   U  J  L  H  Z  R  D  W A

       C  V   D  N  J   R  U W O  K   M  I  V  N  A  H  B  Y  G

       V  T   O  C  R   E  X  S  É  C   U  L  O  S  D  F  G  H  J 

       K   L   P  O  T   R  Y T  R  E  W  Q  A  X  O V  B  N  N













Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Livro do Catequista Fé - Vida - Comunidade (Paulus)
  • Livro Somos Igreja - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo





2 comentários:

  1. Amei, será meu primeiro encontro como catequista, estou um pouco nervosa, mas o seu material ja me mostrou um norte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Não fique nervosa, vai dar tudo certo! Jesus te ensinará como deve anunciar! Volte pra me contar! rs
      Beijos!

      Excluir