...

...
...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Jesus ensina como ser amigo




Objetivo:

  • Compreender a importância de expressar, em gestos concretos, o respeito pelos outros, para ser amigo de Jesus.

Ambiente:

  • Imagem de Jesus
  • Bíblia
  • Vela

Recursos:

  • Dois grandes elásticos;
  • Gravuras ou desenhos dos personagens principais da história;
  • Gravura de uma criança.



1. Acolhida e Oração Inicial


  • Acolher a turma com simpatia e bom humor.
  • Cantar a música nº 1 do CD do Livro Jesus, nosso salvador, do Pe. Orione Silva, ou outra à escolha, que tenha a ver com o tema.
  • Rezar uns pelos outros, suplicando a Jesus, paz e alegria para os colegas. Colocar a mão no ombro da pessoa ao lado e repetir juntos: Ó Jesus, Filho de Deus Pai, o Senhor veio ao mundo para trazer paz e alegria a todos os corações. Olhe com amor para todos nós, especialmente para este colega, e dê a ele sua salvação, toda paz e alegria que ele tanto deseja. Ilumine sua vida e faça-o feliz. Amém! 
  • Abraçar os colegas e desejar-lhes a paz de Jesus.
  • Cantar música apropriada. 


2. Dinâmica


  • Formar duas filas com a mesma quantidade de crianças (se for número ímpar, uma criança da fila menor participa duas vezes). Os primeiros de cada fila recebem um elástico e terão que passá-lo pelo corpo, da cabeça aos pés, em seguida, entregarão o elástico para a criança de trás, que faz o mesmo e assim por diante. Vence a fila que terminar primeiro.
  • Nesta dinâmica, as crianças ficam torcendo para que seus colegas sejam rápidos, mas pode haver discussão por parte de alguns, pois algumas crianças são mais "lentas" e acabam "atrapalhando" o grupo. O catequista deve aproveitar para trabalhar sobre o ritmo diferente de cada um e sobre o respeito de um pelo outro.
  • Convidá-los a ouvir a história  de Carlos, um menino que não sabia respeitar seus coleguinhas.


3. História: "Carlos, o amigo de todos".



Carlos morava em um prédio com muitos apartamentos. Era briguento e xingava todo mundo. As brincadeiras dele eram: riscar carro, andar de skate em lugares proibidos, estragar plantas, jogar água pela janela, apertar todos os números do elevador. Quando Carlos agia assim, algumas crianças achavam graça e riam muito. Mas nem todas concordavam com o que Carlos fazia, pois o achavam mal educado.

Um dia, Carlos foi viajar e as crianças puderam finalmente se divertir tranquilamente no parquinho. E começaram a conversar sobre ele: "Será que um dia Carlos vai mudar?" Então Márcia teve uma ideia, e falou: "Quando Carlos fizer de novo essas brincadeiras de mau gosto, nós poderíamos não achar nenhuma graça. Assim ele aprenderia que estava agindo errado e mudaria de comportamento". Quando Carlos chegou de viagem fizeram como haviam combinado. Dito e feito. Carlos passou a perceber que seu comportamento não agradava a todos e mudou.

Um dia as crianças chamaram Carlos para ir ao salão de festas e ele entrou desconfiado. O salão estava todo enfeitado com balões, bem no alto havia uma grande faixa escrita: "Carlos, você é um menino muito especial, todos nós gostamos de você". Deram a ele de presente um certificado de síndico-mirim para que ele ajudasse a cuidar do prédio. Hoje, ninguém mais se lembra do antigo Carlos, todos gostam muito dele e ele é amigo de todos.


Conversando com a história:

Como agia Carlos? O que seus colegas achavam do comportamento dele?  Enquanto Carlos viajava, o que as crianças combinaram? O que aconteceu depois que Carlos mudou de comportamento? Refletir com os catequizandos sobre como eles se comportam junto com seus colegas.

Afirmar que as novas amizades de Carlos fizeram com que ele ganhasse novos amigos, tornando-se mais queridos por todos e, assim, também ser líder respeitado.

Fazer uma procissão levando a Bíblia, velas, a imagem de Jesus e a gravura de uma criança para que os catequizandos observem.

Após, escutar a Palavra de Deus.


4. Leitura: Jo 15, 9-17


"Vocês são meus amigos se fizerem o que eu estou mandando."


Conversando:


Deus não nos criou para a solidão, mas para o amor. Amor a ele, a nós mesmos, e ao próximo.

Nós, como filhos e filhas de Deus, somos chamados a viver em família e em comunidade. Somos criados por Deus e gerados por nossos pais para viver no amor, na comunhão, na partilha e na fraternidade. Jesus também precisou dos discípulos e amigos para formar uma comunidade e mostrar que sozinhos nada somos e nada podemos. Precisamos uns dos outros, porque queremos amar e ser amados.

Jesus quer muito ser nosso amigo. Para isso precisamos fazer o que Ele nos pede: respeitar e amar todas as pessoas.

Temos a capacidade e podemos, de hoje em diante, valorizar e respeitar mais as outras pessoas. Somos chamados e chamadas a amar mais quem está próximo de nós. Devemos: não colocar apelidos, não xingar, não brigar, ouvir o que o outro tem a nos dizer, colaborar com todos, ser gentil ... Assim devem ser nossas atitudes diante dos colegas da escola, da catequese, dos nossos pais, dos nossos irmãos e demais parentes.

Jesus quer ser nosso amigo, será que estamos sendo amigos de Jesus? O que precisamos fazer para sermos amigos de Jesus?

Precisamos amar como Jesus amou.







5. Atividades


  • Preparar uma cruz de papelão e estrelas de papel colorido de aproximadamente 5 cm, uma para cada catequizando.
  • Pedir aos catequizandos para que, em silêncio, pensar em uma atitude que possa fazer para ser amigo de Jesus. A seguir, escrevê-la na estrelinha.


6. Oração Final e encerramento


  • Cada catequizando, espontaneamente, vai até a cruz e lê a atitude que quer assumir com Jesus.
  • Motivar para que façam preces espontâneas, uns pelos outros.
  • O catequista poderá concluir, pedindo a Jesus para dar forças a cada um, a fim de cumprirem esses compromissos e atender seu mandamento que diz: "amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês."
  • Os catequizandos deverão levar a estrela para casa para lembrá-los do compromisso que assumiram com Jesus. O catequista poderá combinar com eles onde deverão colocar a estrela.










Fontes:


  • Bíblia Sagrada
  • Livro, Jesus, nosso salvador - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo

OBS:  Ao preparar este encontro, transcrevi conteúdo de livro que não possuo mais, em razão de alagamento decorrente de chuvas, em que perdi grande quantidade de material de catequese.  Estou repondo esse material e, tão logo adquira o referido livro, editarei para indicar o nome da obra e o nome do autor. 

3 comentários:

  1. Apreciei muito o conteúdo desse encontro.Será de grande ajuda!
    Com as orações,em Cristo, Irmã Evangelina

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmã! Obrigada! Que bom que esse material vai ser útil para o seu encontro!
    Fiquei muito honrada e feliz com a sua visita! Volte sempre!
    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir