...

...
...

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Abraão - O Amigo de Deus




Hoje tivemos o nosso primeiro encontro do ano. Estava com muita saudade da minha turminha, dos meus anjinhos!
Foi muita boa a catequese de hoje! Falamos de Abraão, homem obediente e cheio de fé, escolhido por Deus para ser o pai do povo eleito, de onde nasceu o Salvador Jesus.
Durante as férias, preparei com carinho este encontro. Pesquisei, estudei, fiz os cartazes. Mas, ontem, surgiu uma certa insegurança. Fiquei pensando se saberia expor tudo o que havia programado para falar com as crianças, de uma maneira que eles entendessem (quando isso acontece, sempre lembro das palavras do Senhor a Moisés: "Vai, que eu estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer" (Ex 4,12); e a Jeremias: "Eu ponho minhas palavras na tua boca" (Jr 1,9).
Iniciei o encontro com alegria (não antes de ir até ao Sacrário, pedir ao Senhor, sabedoria divina!). E, assim, com o auxílio do Espírito Santo, tudo se desenrolou maravilhosamente bem!  As crianças, muito interessadas, participaram ativamente, e, no final, tive a certeza de que entenderam tudo direitinho! E eu, mais uma vez, fazendo uma auto-avaliação, muito satisfeita com a evolução do meu aprendizado. Tenho notado que, ao passar o que estudei para as crianças, as coisas clareiam, e acabo entendendo mais e até descobrindo alguns pontos (detalhes) que não havia percebido. Como tenho aprendido ensinando! 
Como é bom falar das coisas de Deus para os pequeninos!  
Obrigada, meu Deus, pelo dia de hoje!






Objetivos:

  • Reconhecer Abraão como o pai do povo de Israel;
  • Apresentar o conceito de aliança como compromisso de amor entre Deus e Abraão e, através de Abraão, com todo o povo de Israel;
  • Suscitar o desejo de imitar a fé, a obediência e a confiança de Abrão diante da vontade de Deus.


Ambiente: 

  • Forre a mesa com toalha branca; em seu centro, coloque um crucifixo e uma flor. Deu um lado, coloque uma Bíblia; de outro, uma vela e apenas o Novo Testamento. Faça dois círculos com material chamativo, como, por exemplo, papel crepom. Coloque um na Bíblia e o outro na vela e no Novo Testamento. Enquanto prepara o ambiente, cantar a música nº 21 do CD do Livro Somos Povo de Deus, do Pe. Orione Silva, ou outra à escolha.







1. Acolhida e Oração Inicial


  • Receber a turma carinhosamente, dando atenção a todas as crianças.
  • Disponha as cadeiras em semicírculo.
  • Enquanto prepara o ambiente, cantar a música nº 21 do CD do Livro Somos Povo de Deus, do Pe. Orione Silva, ou outra à escolha.
  • A seguir, dar as mãos, fazendo uma roda. Fazer silêncio.
  • O catequista motiva a oração, dizendo: Este ó nosso primeiro encontro neste ano. É uma alegria muito grande para nós começar nossa catequese assim unidos e permanecer unidos o ano todo. Vamos, então, rezar, pedindo a Deus que nos venha abençoar.
  • Repetir juntos: Ó Deus de amor, nós estamos reunidos para começar mais um ano de catequese. Durante este ano, nós vamos aprender muitas coisas boas para a nossa vida. Por isso, nós pedimos que o Senhor venha nos abençoar, para que tudo corra bem em nossa catequese. E nós prometemos também fazer um grande esforço para aprender tudo o que o Senhor deseja nos ensinar durante este ano. Amém!"


2. Motivação


  • Convidar a turma a se sentar.  Pedir que as crianças localizem na Bíblia o Salmo 1 - Os dois caminhos. Pedir que leiam, cada versículo, na seguinte ordem:

Meninas:

Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos
Não para no caminho dos pecadores,
Nem se assenta na roda dos zombadores.


Meninos:

Pelo contrário, seu prazer está na lei de Deus,
E medita sua lei, dia e noite.


Meninas:

Ele é como árvore plantada junto d'água corrente:
Dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham.
Tudo o que ele faz é bem-sucedido.


Meninos:

Não são assim os injustos! Não são assim!
Pelo contrário, são como palhas que o vento arrebata ...


Meninas:

Por isso os injustos não ficarão de pé no julgamento,
Nem os pecadores na assembléia dos justos.


Todos:

Porque o Senhor Deus conhece o caminho dos justos,
Enquanto o caminho dos injustos perece.



Em seguida, com os catequizandos, reflita um pouco sobre a mensagem:

  • Quem são os injustos no mundo de hoje?
  • Quem são os justos?
  • O que acontece com os ímpios?
  • E com os justos?
  • Qual o caminho que queremos seguir?


3. Desenvolvendo o Tema



Já sabemos muitas coisas sobre Jesus - o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos ensinar as coisas bonitas de Deus. Mas, sabemos que muito antes de Jesus nascer, já existia um povo que tinha sede de Deus e sonhava com uma vida melhor. Neste ano, nós vamos conhecer mais um pouco da história desse povo, que viveu antes de Cristo. Essa história começa com Abraão.

  • Acenda a vela e convide os catequizandos a observar a mesa. Em seguida, explique as alianças que Deus fez com a humanidade.

Muitas vezes e de muitos modos, Deus revelou seu amor às pessoas, nas maravilhas da natureza, cuidando de toda a humanidade e falando ao seu povo eleito, os judeus.

Durante muito tempo as pessoas foram transmitindo umas às outras como Deus se manifestava. Faziam isso de forma oral, isto é, através de conversas nas famílias e nos grupos. Depois de alguns séculos, homens guiados pelo Espírito Santo, começaram a escrever a Palavra de Deus, deixando registrada, de outra forma, a revelação que Deus fazia aos homens e a experiência que eles faziam d'Ele. No início, escreviam em folhas de uma planta chamada papiro, ou em rolos de pele de carneiro. Com o passar do tempo, esses rolos foram reunidos e formaram a Sagrada  Escritura ou Bíblia Sagrada, coleção de livros que contém a Palavra de Deus, isto é, a carta de amor e sabedoria que Deus dirige aos homens de todas as épocas.


Na Bíblia temos duas coleções de Livros Sagrados:

Antigo Testamento ou Antiga Aliança, feita antes do nascimento de Jesus. São quarenta e seis livros que contam como Deus preparou os homens para receberem seu Filho Jesus, nosso Salvador.

Novo Testamento ou Nova Aliança, feita com os homens através de Jesus. São vinte e sete livros que nos falam da vida e da boa-nova de Jesus Cristo, de sua morte e ressurreição e de como viveram os primeiros cristãos. Jesus  é o centro da Bíblia.

A Bíblia nos apresenta como o plano de Deus se desenvolveu através da História, que, por isso, se chamou História da Salvação.


Para conversar com os catequizandos:

  • Nosso Deus não é um Deus que fica tranquilo, trancado no céu, bem sossegado, sem ligar para a nossa vida e nossos problemas.
  • Deus nos criou para vivermos felizes e unidos a Ele. Nosso Deus vive entre nós.
  • Nem sempre o homem caminha com Deus; às vezes prefere agir sozinho.
  • A Bíblia conta a história do encontro e dos desencontros do homem com Deus.
  • A Bíblia é o livro que conta a nossa história.
  • Deus escolheu pessoas para realizar os seus planos. Tudo isso foi uma longa caminhada, que durou muito tempo.
  • Deus queria viver a própria vida do homem, sentir o que ele sente, chorar, rir, brincar, comer, trabalhar ... como homem e junto os homens.
  • A seguir, mostrar aos catequizandos uma "aliança" de casamento.
  • Deixar que eles falem o que entendem sobre a aliança, o que ela significa.
  • Explicar aos catequizandos que, assim como duas pessoas se casam, se comprometem a unir as suas vidas e caminhar juntas (o uso da aliança é sinal deste compromisso), Deus também fez uma Aliança com seu povo para caminhar com Ele.


    Vamos ver como aconteceu esta Aliança:


Após o pecado de Adão e Eva, Deus não abandonou a humanidade, mas prometeu um Salvador. Este Salvador nasceu de um povo especial, formado por Deus.

A Bíblia nos conta que Deus fez uma aliança com um homem chamado Abraão. Este homem foi chamado por Deus a sair de sua terra para que seus filhos formassem um povo numeroso. Assim começa a história do povo de Israel: Abraão aceitou o convite, o chamado de Deus, e caminhou com a sua família até a Terra Prometida.

Neste ano, nós vamos conhecer um pouco mais da história desse povo, que viveu antes de Cristo. Como disse, essa história começa com Abraão.


- Quem foi Abraão?

Abraão era caldeu, vivia na cidade de Ur, na Caldéia (hoje é a região do Iraque), quando foi chamado por Deus, por volta de 1850 a.C. Em Ur, prestava-se culto aos deuses do céu; as divindades eram identificadas com os astros. Cada cidade, e até cada família, tinha seu deus protetor. Abraão já tinha idade avançada, mas não tinha filho, pois sua mulher Sara era estéril.


- O que Deus pede a Abraão?

Deus pede a Abraão que creia n'Ele, Deus único e verdadeiro. Pede também que deixe sua terra, rompendo com a civilização das ricas cidades comerciais, a fim de se encaminhar em direção à Terra que lhe prometera.


- Qual a promessa que Deus fez a Abraão?

  • Uma descendência numerosa;
  • Uma nova terra onde viverá o povo de Deus.

- Que significado tem essa passagem (Gn 12,1-9) para nós, hoje?

  • Saber que Abraão é o nosso Pai na fé, Pai dos crentes;
  • O grande descendente de Abraão é Jesus, o Filho de Deus;
  • Hoje, o novo povo de Deus é a Igreja;
  • Como Abraão, devemos responder ao plano de Deus com fé, obediência e amor.

Vamos conhecer um pouco sobre a vida de Abraão hoje.



4. História

Gn 12,1-5

Há muitos e muitos anos, numa terra distante daqui, vivia um homem sonhador que se chamava Abraão. Ele tinha uma esposa que se chamava Sara. Os dois estavam bem envelhecidos, mas não possuíam filhos.



Abraão e Sara viviam com seus parentes. Era um povo pobre, que ganhava a vida criando ovelhas. Eles viviam num país que até era bastante rico. Havia muitas pessoas bem de vida. Mas Abraão e seus parentes viviam com dificuldades, principalmente porque não tinham terra com fartura para criar suas ovelhas. E criar ovelhas gasta muita terra, para fazer pastagens.
Então, aquele povo não tinha lugar fixo. Vivia aqui e ali, à procura de terras melhores para abrigar o rebanho. Quando acabava a pastagem num lugar, eles levavam o rebanho para outro. E assim iam vivendo.
Muitos deles, mesmo não estando satisfeitos com aquela vida, acabavam aceitando as coisas do jeito que eram. E pensavam assim: "A vida está difícil, mas é assim mesmo. Pobre não tem vez, a gente tem de aceitar e se conformar."
Mas Abraão era um homem sonhador. Ele não se conformava e vivia pensando em buscar uma vida melhor. Abraão conversava com Sara e dizia que tinha uma grande vontade de melhorar de vida e encontrar uma terra melhor para criar o rebanho.
Naquele tempo, as pessoas não conheciam a Deus. Ninguém distinguia a voz de Deus e não sabia ver os sinais de sua presença no meio do mundo.  Sem conhecer Deus direito, as pessoas adoravam o sol, a lua, as estrelas - achando que essas coisas eram deuses e tinham poderes especiais.
Mas Abraão, mesmo vivendo no meio de um povo que adorava vários deuses, sentiu-se chamado por um deus diferente. Ele entendeu que havia um Deus único e poderoso, que queria se dar a conhecer ao povo. Abraão sentiu que esse Deus único ia guiá-lo em busca de uma vida melhor. E com a bênção de Deus, Abraão haveria de formar um grande povo - um povo que acreditasse no Deus verdadeiro e o amasse de verdade: o povo de Deus. Então, Abraão sentiu no seu coração que Deus o mandava buscar uma vida melhor, dizendo-lhe: "Sai da tua terra e vai para onde te mostrarei".
Abraão ficou sabendo que lá  pras bandas de Canaã havia uma terra muito fértil, perto de um grande rio, chamado Jordão: terra boa, com muita água, lugar ideal para quem vive de criar ovelhas. E Abrão começou a falar em se mudar para a terra de Canaã que, de ser tão boa, ficou conhecida como Terra Prometida.
As pessoas comentavam com Abraão: "Deixa disso. Mudar para longe é muito difícil. Você tem coragem de partir sozinho para um lugar tão distante?" Mas Abraão tinha fé e dizia: "Deus quer o melhor para nós. Se eu deixar este lugar e sair em busca de uma vida melhor, eu sei que Deus vai me abençoar. Vou encontrar essa Terra Prometida. Lá criarei meu rebanho e formarei um povo numeroso, com a bênção de Deus".
Deus, então, aprovou a fé e a coragem de Abraão e abençoou o seu sonho, prometendo que o acompanharia e ajudaria, para que tudo desse certo.
Abraão juntou suas coisas e partiu em viagem, juntamente com sua esposa e alguns parentes, inclusive um sobrinho, chamado Ló. Foram todos em busca de uma nova terra e uma vida melhor. E Deus foi guiando Abraão e sua comitiva naquela longa viagem.
Deus gostou da atitude Abraão, porque ele não se acomodou. Tinha um sonho, queria uma vida melhor e foi à luta. Abraão ficou conhecido como o pai da fé, porque foi o primeiro a acreditar no Deus único e ir atrás do seu sonho, confiando na ajuda de Deus.



Partilha:

  • Como se chamava o homem sonhador de nossa história? E sua esposa? E seu sobrinho?
  • Como era a vida de Abraão junto de seus parentes? Eram pobres ou ricos? Em que eles trabalhavam? Qual era a maior dificuldade deles?
  • O que muitas pessoas daquele povo pensava pensavam diante das dificuldades?
  • Qual era a grande vontade, o grande sonho de Abraão?
  • Para onde Abraão resolveu se mudar?
  • O que as pessoas acharam da ideia dele?
  • Abraão desanimou por isso? O que ele fez?
  • O sonho de Abraão de buscar uma vida melhor agradava a Deus?
  • O que a gente aprende com essa história?


Gn 13; 14;1-16; 21,1-8


Abraão tinha saído em viagem, com sua esposa e alguns parentes, à procura de um lugar melhor para viver. A viagem era difícil e cansativa. Como não havia carros, eles andavam a pé mesmo. à noite, armavam uma barraca e descansavam. No dia seguinte, prosseguiam o caminho.
Depois de muitos dias, chegaram à região de Canaã. A terra era mesmo muito boa e fértil. Parecia um lugar bom de se viver e trabalhar. A primeira coisa que Abraão fez ao chegar foi agradecer a Deus. Ele construiu um altar e rezou, juntamente com sua família. Depois, era preciso encontrar um lugar para se fixar e criar o rebanho.
Naquela terra já moravam alguns povos. E era muito comum eles brigarem entre si por causa de terra. Cada um queria ficar com o melhor pedaço de chão. Abraão possuía muitas ovelhas. Ló também tinha um rebanho numeroso. Os dois não podiam, então, ficar morando no mesmo lugar. Cada um precisava escolher o seu terreno.
Abraão, vendo como era feio aquele costume dos pastores a agricultores de se desentenderem por causa de terra, disse ao seu sobrinho Ló: "Eu queria que não houvesse discórdia entre você e eu, pois somos parentes. Aqui há muita terra. Você pode escolher a sua, depois eu escolho a minha. Se você for para a direita, eu vou para a esquerda. Se você for para a esquerda, eu vou para a direita."




Ló ergueu a vista e, examinando cuidadosamente, gostou da terra que ficava às margens do rio Jordão. Era uma terra plena e com fartura de água.  Então, ele reuniu seu rebanho e foi ocupar aquela planície de terra boa.
Abraão, então, foi na outra direção, mais para o lado das montanhas de Canaã. E fixou-se ali com seu rebanho. A terra não era boa. Mas abraão estava feliz por poder repartir a terra sem brigas. Ele não quis o melhor para si, mas deixou seu sobrinho escolher.
Deus gostou muito daquele jeito de Abraão, pois ele soube repartir a terra com os outros, sem ficar querendo tudo de bom só para si. Deus abençoou Abraão e prometeu ajudá-lo a construir um grande povo.
O tempo ia passando. Ló viu crescer o seu rebanho às margens do rio Jordão. Abraão ia cuidando de sua vida nas montanhas de Canaã, do outro lado. Deus o abençoava, de modo que seus negócios prosperavam. Abraão agia em tudo com muita bondade de coração e muita fé em Deus.
Mas, um dia, houve uma grande revolta nas terras em que Ló trabalhava com sua família. Os proprietários das terras - que eram muitos - ficaram revoltados com um rei forte e poderoso que morava ali por perto e vivia explorando o povo. Esse rei fazia os proprietários de terra pagarem altas quantias de dinheiro para continuarem morando na região. Isso era um abuso. Aquele rei estava desrespeitando os direitos do povo, só porque era mais forte e mais rico.
Então, os donos da terra se uniram e foram reclamar com o rei. Mas o rei achou aquilo um desaforo e resolveu fazer uma guerra contra os donos da terra.
Aquele rei explorador reuniu seus soldados. Os soldados pegaram armas e foram atacar os donos da terra. E houve uma guerra feia. Como os soldados eram mais fortes e estavam, eles prenderam os donos da terra e os levam como prisioneiros para o palácio do rei. Até Ló foi preso.
Alguém, então, foi correndo contar a Abraão o que estava acontecendo. Ao saber da história, Abraão ficou chateado e pensou: "Que desaforo esse rei invadir nossa terra com essa violência e prender nossa gente! Isso não pode ficar desse jeito!".
Abraão era um homem justo. Por isso, não concordava de modo algum com as atitudes daquele rei injusto e explorador. Resolveu, então, fazer alguma coisa. Reuniu seus empregados e toda a gente que trabalhava com ele, e foram juntos atrás daquele rei. Eles se organizaram e partiram para a luta. E, quando encontraram o rei, houve briga mesmo. Mas conseguiram libertar os prisioneiros e trazê-los de volta para suas terras. E aquele rei explorador nunca mais mexeu com os donas da terra.
Abraão voltou feliz para suas terras. E todo o povo ficou satisfeito de ver que Abraão era um homem justo.
Abraão já tinha conquistado muitas coisas, depois de sair de sua terra. Tinha conquistado uma terra melhor, uma vida melhor. Seu rebanho tinha crescido. As pessoas o respeitavam como um homem de bem e de paz, um homem de fé em Deus. Só faltava uma coisa. Ele e Sara não tinham filhos. Que coisa! Estavam juntos havia tanto tempo! Já nem eram tão novos. Mas  o grande sonho deles era ter filhos, ao menos um, se possível fosse. Sara vivia pensando nisso.  Queria ser mãe. Abraão também pensava nisso e pedia a Deus que os ajudasse. Para que a alegria fosse completa, era preciso ter um filho.
Um dia, Abraão recebeu uma visita muito importante. Três homens passavam pela estrada, em pleno calor do dia. Abraão os convidou para chegar e serviu a eles um bom lanche. Eles comeram e descansaram. Depois perguntaram por Sara, esposa de Abraão.  Ela estava dentro de casa, arrumando as coisas. Os homens disseram a Abraão: "Você nos acolheu muito bem. Deus há de retribuir. Daqui a um ano, passaremos aqui e sua esposa já terá um filho". Sara ouviu lá de dentro e deu risada. Ela já havia quase perdido a esperança de ter filhos. Mas Abraão confiava em Deus e acreditou naquela promessa.




Não demorou muito e Sara ficou esperando um filho. Foi uma alegria geral. Quando a criança nasceu, Abraão deu-lhe o nome de Isaac, que significa "motivo de alegria". Quando o menino tinha oito dias de vida, Abraão o consagrou a Deus. Era um garoto muito saudável e querido. E todo o povo festejou o nascimento daquele menino tão esperado por Sara e Abraão. 
Aquela criança completou a alegria de Abraão e Sara. Sara era uma mãe muito cuidadosa. E Abraão era um pai excelente. Ele tratava seu filho com todo o carinho. Com isso, Abraão conquistou todas as coisas com que havia sonhado; terra boa, povo unido, fé no coração e um filho. Era tudo o que ele desejava. Por isso, ele ficou muito feliz e agradeceu a Deus.





Partilha:

  • Como Abraão dividiu as terras conquistadas com o seu sobrinho Ló? Ele ficou com o melhor para si?
  • Como Abraão agiu, quando um rei injusto atacou Ló e outros trabalhadores daquelas terras?
  • Por que o povo gostava de Abraão?
  • Qual era o sonho que Abraão ainda queria realizar?
  • Que nome Abraão e Sara deram ao seu filho?
  • O que significa o nome Isaac?
  • Quais as grandes conquistas de Abraão?
  • Será que valeu a pena ele ter saído de sua terra e lutado por uma vida melhor?

  

Conclusão:


Abraão tinha um sonho. Queria ter uma vida melhor. Queria se mudar com sua família para uma terra boa, para um lugar bom de se viver. Ele então se esforçou, foi à luta e partiu em viagem. E Deus abençoou a iniciativa de Abraão. É muito importante a gente ter bons sonhos, querer coisas melhores. Deus sempre abençoa nossos esforços, se agente quer melhorar na vida e luta para isso. Assim começa a história do povo de Deus - uma história de muitos sonhos, muitas lutas e muitas conquistas. Tudo isso aconteceu muitos e muitos anos antes de Jesus nascer.
Abrão morava num país onde muitos adoravam deuses falsos, mas ele era bom e conheceu e adorou o único Deus verdadeiro. Deus prometeu que lhe daria um filho, mesmo em sua velhice. Desse filho surgiria o povo eleito de Deus, no qual nasceria o Salvador do mundo, Jesus. Prometeu também que este povo teria uma terra boa para se viver.
Obediente e cheio de fé, Abraão põe-se a caminho da terra prometida, levando sua mulher Sara, seu sobrinho Ló, seus empregados e seus animais.
Deus fez com Abrão uma aliança, um compromisso de amor. A Bíblia nos diz: "Faço Aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que Eu seja  o Teu Deus e o Deus de tua prosperidade." (Gn 17,57).
Deus celebra a Aliança, pois quer estar com seu povo, caminhar com ele e ser o seu Deus. O povo de Deus começou a se formar por volta de 1850 a.C, há quase 4 mil anos. Com a família de Abraão e Sara, inicia-se uma grande nação, um grande povo: o povo de Deus.
Abrão acreditou em Deus e Deus o abençoou. Por ter acreditado nele, Abrão teve seu nome mudado para Abraão, que significa Pai de muitos povos. Com a família de Abraão e Sara, inicia-se uma grande nação, um grande povo: o povo de Deus.




Naquela época, eram constantes as migrações dos caldeus, rumo ao norte da Mesopotâmia. Essa situação foi vivida por muitas outras famílias. Abraão, homem justo e cheio de fé, foi escolhido por Deus para selar uma aliança. Com Sara, teve um filho, Isaac, que se casou com Rebeca, com quem teve dois filhos: Esaú e Jacó.
Jacó, chamado depois Israel, teve duas esposas e também se relacionou com duas escravas. Fazia parte da cultura daquela época ter mais de uma mulher para gerar muitos filhos filhos e garantir a descendência.



  JACÓ e LIA               JACÓ e ZELFA                      JACÓ  e                       JACÓ e BALA
   (6 filhos)                (escrava de Lia)                    RAQUEL                        (escrava de
                                      2 filhos                          (2 filhos)                           Raquel)
                                                                                                                  2 filhos
______________________________________________________________________________

   Rubem                           Gad                               José                                Dan
   Simeão                           Aser                               Benjamim                       Neftali
   Levi
   Judá
   Issacar
   Zabulon
_______________________________________________________________________________



Seus doze filhos deram nome às doze tribos de Israel. Surge um povo novo, o povo de Israel. Seus líderes foram chamados de patriarcas (Abraão, Isaac, Jacó) e de matriarcas (Sara, Raquel, Lia). Recebemos deles a fé no Deus vivo. Não é um Deus de gesso ou madeira, mas sim, aquele que caminha junto com seu povo, porque o ama e quer o seu bem.
Abraão, Isaac e Jacó são os patriarcas, isto é, os primeiros pais do povo de Israel.
Abraão foi chamado por Deus para ser o Pai do Povo Escolhido, de onde nasceu o Salvador Jesus. Deus fez uma aliança de amor com Abraão e, por ele, com todos os seus descendentes.



5. Oração Final e Encerramento


  • Refletir e cantar uma música que fale do Povo de Deus.
  • Fazer uma celebração da Aliança. Apresentar um símbolo da Aliança, como: anel, papel com algum escrito ("palavra de honra, eu prometo, de verdade ...").
  • Colocar  esses símbolos em cima de uma Bíblia aberta, prometendo fidelidade a Deus.
  • Motivar: Deus prometeu a Abraão uma grande descendência. Ele foi o pai de um Povo - O povo de Israel. Depois de muitos séculos, deste povo nasceu Jesus de Nazaré. Isto nos revela que muitos séculos antes Deus já estava preparando os caminhos para vir morar em nosso meio! Vamos fazer as nossas preces agradecendo e pedindo a Deus para nos ajudar a nos manter fiéis a ele.

C - Senhor, Abraão ouviu a sua voz.

T - Ajude-nos a ouvir o que o Senhor deseja para a nossa vida!


C - Senhor, Abraão recebeu uma promessa e acreditou.

T - Ajude-nos a acreditar nas suas promessas!


C - Abraão foi o pai de uma grande nação na qual nasceu Jesus

T - Obrigado, Senhor, porque fazemos parte deste povo, pois somos irmãos e amigos de Jesus!


C - Senhor, muitas pessoas deixam a sua terra e vão  para lugares distantes.

T - Ajude essas pessoas em seu caminho e também aqueles que não têm onde morar!


C -As famílias precisam ser como a família de Abraão.

T - Ajude nossos familiares a serem amigos e amigas de Jesus!


C - As caminhadas e as procissões têm o sentido de fazer-nos experimentar que somos povo da aliança a caminho da casa do Pai, por isso ele nos protege e está conosco sempre. Lembremo-nos de que, na celebração eucarística, acontecem três procissões: entrada dos ministros, apresentação dos dons do pão e do vinho e comunhão.

T - O Senhor nosso Deus é o único Senhor,
portanto amarás o Senhor teu Deus
com todo o teu coração e com toda a tua alma.
Senhor, abençoa nosso desejo de caminhar contigo.
Ajuda-nos a te procurar sempre.
Que o teu olhar esteja sempre voltado para nossa família,
assim como nós estaremos voltados para vós. Amém!

  • De mãos dadas, rezar a oração que Jesus nos ensinou.












 Fontes:


  • Bíblia Sagrada
  • Livro do Catequista - Fé - Vida - Comunidade (Paulus)
  • Livro Somos Filhos de Deus - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo( com trechos transcritos da obra).
  • Livro Iniciação à Eucaristia (Nucap)
  • Livro Que alegria encontrei Jesus! (Arquidiocese do Rio de Janeiro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário