...

...
...

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jesus fala do Reino de Deus por meio de Parábolas






Objetivo:

  • Refletir  sobre as Parábolas: a metodologia catequética de Jesus.

Ambiente: 

  • Imagem do Bom Pastor
  • Bíblia
  • Vela

Recursos:

  • Uma caixa com vários objetos que simbolizam as parábolas.
  • Canetas coloridas e folhas para desenho para cada catequizando.
  • Envelopes contendo o nome da parábola a ser estudada e as citações bíblicas.


1. Acolhida e Oração Inicial:

  • Receber  a turma conforme o costume. Fazer momento de animação, cantando músicas apropriadas.
  • Colocar no centro da sala a caixa com os objetos que simbolizam as parábolas.
  • Iniciar relembrando o nosso último encontro:

Aos pouquinhos estamos conhecendo Jesus. A vida de Jesus - seu amor, sua tolerância e carinho com todos - nos ensina um novo jeito de viver. É o jeito do Reino de Jesus. Vimos no encontro anterior um discurso muito bonito de Jesus. Quem lembra como é conhecido esse discurso de Jesus? O que quer dizer Bem-Aventurança?  Nesse discurso, conhecido como Sermão da Montanha ou Discurso das Bem-Aventuranças, Jesus nos ensina algumas coisas importantes para a nossa felicidade. Bem-Aventurança quer dizer felicidade. A felicidade está na bondade, na simplicidade, na capacidade de perdoar, na busca da paz, na luta contra o  sofrimento. Nessas coisas, o povo encontra o caminho para ser feliz. Ser feliz não é só ter dinheiro, conforto e muitos bens materiais. Muita gente tem tudo isso e não é feliz. Jesus ensina o verdadeiro jeito de ser feliz. 


Podemos, agora, dizer que conhecemos o jeito de Jesus. Essa parte do Sermão da Montanha resume para nós o que é o Reino de Jesus. É algo que acontece quando se vive as bem-aventuranças. As bem-aventuranças podem ser um desafio. Mas ninguém duvida que vivê-las é infinitamente mais inteligente que se acomodar nas mal-aventuranças. Ainda que a gente não consiga pôr em prática todas essas atitudes de uma só vez, é melhor estar nesse caminho do que se acomodar para sempre. Jesus está aí revelando a nós o segredo de seu Reino. É um jeito novo de viver. E é só para pessoas que querem ser especiais. O mundo está cansado de pessoas vazias e iguais. As pessoas se tornam vulgares porque imitam o vazio da vida dos outros.

Portanto, existem dois modos bem distintos de viver a vida: um é o modo que Jesus nos ensinou e outro é o modo acomodado de ver as coisas, próprio de quem é egoísta e só pensa em si. Quem vive como Jesus viveu torna-se uma luz para este mundo, que vive nas trevas do egoísmo e da indiferença com o outro. Mas não foi assim que Jesus nos ensinou a fazer o bem e a iluminar o mundo com a nossa bondade.

  • Oração: Convidar os catequizandos a ficarem de pé e em círculo.

Catequista: Coloquemo-nos em atitude de oração (continua de forma bem tranquila). Sintamos a nossa respiração, inclinemos a cabeça para baixo, demo-nos as mãos e fechemos os olhos (alguns instantes de silêncio).

Leitor 1:  O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Um homem o acha e torna a esconder e, na sua alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo (Mt 13,44).

Leitor 2:  Senhor, é grande a nossa alegria, porque encontramos em vós o nosso verdadeiro tesouro. Queremos amar-vos acima de qualquer outra coisa. Vós sois a pessoa mais importantes de nossas vidas.

Leitor 1:  O Reino dos Céus é semelhante a um negociante que anda em busca de pérolas finas. Ao achar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e compra-a (Mt 13,45).

Leitor 2: Senhor, ainda não sois o bem maior de nossas vidas. Estamos presos a muitas coisas que nos impedem de amar-vos de verdade. Temos o coração apegado aos bens deste mundo. Preferimos outros divertimentos, que tantas vezes nos separam do vosso amor.

Catequista: Ó Deus, Pai de misericórdia, voltai o vosso olhar sobre nós, que queremos conhecer vosso Filho Jesus e descobrir o que ele nos ensinou. Ajudai-nos a ter um coração grande, capaz de amar, verdadeiramente, o nosso irmão e colaborar, sempre, com aqueles que precisam de nossa ajuda, que o Espírito Santo nos ilumine e nos fortaleça nesta decisão. Amém.



2. Motivação:


Vamos conhecer hoje algumas belas parábolas de Jesus. Parábolas são histórias que Jesus contava para ensinar ao povo coisas importantes. Em vez de falar de modo difícil, Jesus preferia contar histórias, pois, desta forma, o povo entendia com mais facilidade. De cada história, o povo aprendia algo importante para a vida. Assim, vamos fazer também nós. Vamos ouvir a parábola do semeador. É a história de alguém que sai pelos campos semeando coisas boas. Joga semente para todo lado. Vamos ver o que vai acontecer com as sementes. Esse semeador representa Jesus, que passou pelo mundo semeando o bem em todos os corações. Mas cada um acolheu os ensinamentos de Cristo de um modo.



3. História: (Mt 13, 1-23)


Certo dia, Jesus se sentou à beira de um lago e a multidão se amontoou ao redor dele. Todo mundo queria ouvir as coisas bonitas que ele costumava dizer. Então, Jesus contou para eles a seguinte história:

Era uma vez um semeador. Um dia, ele saiu semeando muitas sementes. Foi andando pelas estradas, pelos campos, por todo lado. E, por onde ele passava, jogava suas sementes.

Uma parte das sementes caiu na beira da estrada. Os passarinhos vieram voando e viram as sementes caídas ali, por cima da terra. Eles estavam famintos e, mais do que depressa, comeram as sementes. As sementes nem chegaram a nascer.

Outra parte das sementes caiu num terreno cheio de pedras. Havia mais pedra do que terra naquele campo. As sementes começaram a nascer, mas não criaram raízes, porque havia muita pedra. Então, veio o sol e queimou as plantinhas e elas não puderam crescer, pois o chão só tinha pedra. Foi assim que elas murcharam.

Outras sementes foram cair num lugar onde havia muito mato, muitos espinhos. As sementes nasceram e começaram a crescer. Mas o mato cresceu muito mais e sufocou as plantas. Elas não conseguiram crescer o bastante e logo, logo morreram.

 Por fim, algumas sementes caíram numa terra muito boa. Era uma terra bem preparada para fazer o plantio, sem pedras, sem matos, macia e bem fofinha, bem estercada e bem molhada. As sementes brotaram logo e foram crescendo, crescendo, crescendo até produzir muitos frutos.

Ouvindo o que Jesus dizia, os seus amigos lhe perguntaram o que ele queria com aquela história. Jesus lhes disse:

Esta semente que o semeador saiu a semear representa a minha palavra que é semeada no coração de vocês. Eu sou esse semeador. Planto minha palavra no coração de todos. Mas nem todos os corações deixam a palavra produzir frutos. Isso vai depender do coração de cada um.

Existe gente que não acolhe direito a minha palavra. Faz pouco caso dela e não recebe em seu coração. A palavra fica como as sementes que caíram na beira da estrada: nem chegaram a entrar na terra. Por isso, os pássaros as comeram. E não sobrou nada. quando a pessoa não acolhe direito  minha palavra, qualquer coisa desvia a sua atenção e a afasta de meus ensinamentos. É como o menino que estava começando a se interessar por minha palavra, tinha começado a frequentar a catequese, as os colegas o convidaram para fazer outras coisas e ele se afastou de mim.

Existe gente que tem o coração duro como pedra, como a terra dura em que as sementes caíram. Numa terra dura, a semente não cria raízes. Quando vem o sol, seca a plantinha. Também minha palavra não cria raízes num coração duro. Não se desenvolve. Quando ela começa a crescer, vem uma dificuldade e acaba com tudo. É como o menino que começou todo animado na catequese, ouvindo e praticando minha palavra, mas, depois, veio uma dificuldade qualquer e ele desanimou.

Existe gente que acolhe minha palavra com alegria. Mas não tem tempo para praticar meus ensinamentos. Está tão preocupado e envolvido com outras coisas, que essas coisas sufocam a minha palavra, como os espinhos sufocaram a plantinha que estava nascendo. É como a pessoa que começou animada na catequese, mas depois começou a fazer tanta coisa, a ter tantos compromissos, que esses outros compromissos tomaram todo o tempo. E a pessoa deixou de lado a minha palavra.

Por fim, existem aqueles que têm um coração bom. Esses acolhem a minha palavra e a praticam com alegria, de modo que ela produz muitos frutos em seu coração e em sua vida. Acontece, então, igualzinho aconteceu com as sementes que caíram em terra boa. Quando minha palavra encontra uma pessoa de bom coração, animada e disposta, então ela produz muitos frutos. E os frutos que ela produz são a alegria, a paz, o amor, a união, a bondade e muitos outros, dependendo do esforço de cada pessoa.


Partilha:
  • O que aconteceu com as sementes que caíram na beira da estrada?
  • O que aconteceu com as sementes que caíram no terreno cheio de pedras?
  • O que aconteceu com as sementes que caíram no meio dos espinhos?
  • O que aconteceu com as sementes que caíram em terra boa?
  • O que Jesus quer nos ensinar com isso?
  • Quando somos terra boa e fértil?
  • Quando somos espinhos e pedras?

4. Desenvolvendo o tema:


Acabamos de ouvir uma das mais belas parábolas de Jesus.

Essa história mostra um semeador diferente. Geralmente, quando alguém vai semear alguma coisa, primeiro escolhe uma terra boa, prepara um bom canteiro, aduba e, só depois, lança a semente. Na história, o semeador lança semente em todo tipo de terreno. É que esse semeador da história representa Jesus semeando sua palavra em todos os corações. E Jesus não semeia só nos corações mais bem preparados. Ele faz questão de lançar sementes no coração de todo mundo. Se a semente vai produzir fruto ou não, depende de como cada um vai cuidar da Palavra de Deus em sua vida. Jesus semeia, mas é a gente que cuida. Essa é a grande mensagem da parábola. Quem cuida bem colhe muitos frutos bons. Quem cuida mal deixa a fé morrer em seu coração. Por isso, é importante cada um de nós acolher, do melhor modo, a Palavra de Deus, que é lançada em nosso coração como a semente na terra.


Conclusão:

Jesus queria explicar realidades muito profundas, como o Reino de Deus, utilizava as parábolas, que são pequenas histórias que levam o ouvinte a refletir e decidir sobre o que é contado. É uma interatividade. Jesus usa muito a participação do público na sua pregação.

As parábola são proferidas para todos, mas somente quem tem fé, isto é, quem confia, consegue compreender sua mensagem. Jesus escolheu esse modo de transmitir os ensinamentos para que os tesouros do Reino sejam dados somente aos que abrem o coração para Deus entrar em sua vida.

É nosso papel descobrir o que está subentendido nas parábolas. Entretanto, Jesus revela o sentido delas somente aos que têm fé. É importante compararmos as situações de nossa vida com a maneira que Cristo nos ensina a viver, assim como fazermos uma analogia dos elementos utilizados nas parábolas com o que Jesus quis dizer. Por exemplo: semente de mostarda refere-se ao Reino; joio, as más ações; trigo, as boas ações.


5. Atividades:


Entregar um envelope para cada criança, que deve abri-lo e ler a parábola indicada. Em seguida, reconta-a com suas palavras e faz uma interpretação de sua mensagem.

Sugestões de parábolas:

       O semeador: Mt 13, 5-8
       O joio: Mt 13, 24-30
       O grão de mostarda: Mt 13, 31-32
       O fermento: Mt 13,33
       O tesouro escondido: Mt 13,44
       A pérola: Mt 13, 45-46
       A vela e o candelabro: Lc  11,33ss
       A rede: Mt 13, 47-50
       A semente: Mc 4, 26-29
       A dracma perdida: Lc 15, 8-10
       As dez moedas: Lc 19, 12-27
       A ovelha perdida: Lc 15, 4-7



  • Cada criança é convidada a pegar da caixa os objetos que simbolizam a parábola. Os outros vão ilustrá-la, lançando mão das canetas e cartolinas. Posteriormente, cada um contará a parábola para a turma, com suas próprias palavras e com apoio do cartaz que ilustra a história. O catequista ajuda a aprofundar o sentido da parábola.



O tesouro escondido.


6. Oração final e encerramento:


Leitor 1:  Disse Jesus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas suas ovelhas (Jo 10,11).

Leitor 2:  Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem. Eu dou a minha vida pela minhas ovelhas (Jo 10,14.15b).

Leitor 3:  Proclama Lc 15,4-7 (A ovelha perdida).

(Alguns instantes de silêncio).

Todos: O Senhor é o meu pastor, nada me falta, em verdes pastagens me faz repousar. Para as águas tranquilas me conduz e restaura minhas forças. Ele me guia por caminhos seguros. Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo (Sl 23, 1-4).

Catequista: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Catequista: Abençoe-vos o Deus todo Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

  •  Motivar a turma para o próximo encontro.



Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá
 a vida pelas suas ovelhas.  (
Jo 10,11)


Fontes:

Bíblia Sagrada
Livro do Catequista: Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
Livro Iniciação à Eucaristia (Nucap)
Livro Seguindo Jesus (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)

4 comentários:

  1. Que planejamento fantástico!!! Lindo o seu blog!!! Parabéns pelo seu trabalho de evangelização na net! Deus abençoe! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris, pela visita e pelas palavras de incentivo! Fiquei muito feliz! Beijos! Paz e bem! :)

      Excluir
  2. Novamente utilizarei de suas ideias para meu encontro de catequese. Muito obrigada e que Deus continue a te abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal, Ludmila! Fiquei muito feliz com a tua visita! Fique com Deus e que Ele continue abençoando a tua caminhada! <3

      Excluir