...

...
...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Entrevista com a Mãe do Salvador



Hoje encontrei nos meus guardados, uma filmadora antiga, e lembrei de um encontro, na Pré- Catequese, em que falei para aos pequeninos sobre a nossa Mãezinha do Céu.
A ideia surgiu depois da leitura de um texto num Livro de Catequese da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cuja atividade eram perguntas em forma de entrevista à Nossa Senhora. Fiquei pensando, como seria legal fazer uma encenação com essa entrevista, então combinei com a turma que faríamos naquele dia um programa de televisão e que teríamos uma convidada muito importante.





Escolhi uma menina para representar a repórter,  um menino para ser o câmera-man e outro para ser o fotógrafo.

Quando estavam todos preparados para o início do "programa", anunciei a entrevistada. Uma menina, vestida de Maria, entrou e sentou-se numa cadeira que estava em lugar de destaque. Um menino fingia estar filmando tudo e o outro, fingia fotografar (pena que não fotografamos de verdade).  O restante da turma era a plateia.

Aí a repórter começou a entrevistar a nossa convidada especial:


REPÓRTER:
- Meu nome é Kailane e participo da Catequese na Paróquia Nossa Senhora das Graças. A Senhora poderia responder a algumas perguntas?

MÃE DO SALVADOR:
- Sim, com muito carinho.

REPÓRTER:
- Como se chama?

MÃE DO SALVADOR:
- Maria.

REPÓRTER:
- Só Maria?

MÃE DO SALVADOR:
- Sim, mas se quiser pode me chamar de Maria de Nazaré ou de algum outro nome com que o povo de Deus gosta de me chamar. Embora sendo uma só pessoa, os meus filhos me chamam de muitas formas carinhosas.

REPÓRTER:
- A Senhora é a mesma Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Virgem de Guadalupe e Nossa Senhora das Dores?

MÃE DO SALVADOR:
- Isso mesmo. Me chamam também de Virgem Santíssima,  Nossa Senhora do Rosário, Imaculada Conceição ...

REPÓRTER:
- Por que Imaculada Conceição?

MÃE DO SALVADOR:
- Porque, pela vontade de Deus, eu nasci sem pecado, pura de coração, para que pudesse ser a Mãe  de Jesus.

REPÓRTER:
- Em que lugar viveu?

MÃE DO SALVADOR:
- Em Nazaré, na Galiléia.

REPÓRTER:
- Como se chamavam seus pais?

MÃE DO SALVADOR:
- Ana e Joaquim.

REPÓRTER:
- Como se chamava seu noivo, que foi escolhido para ser pai adotivo do Filho de Deus, nosso Salvador?

MÃE DO SALVADOR:
- Meu noivo era um homem muito bom, chamado José, um carpinteiro.

REPÓRTER:
- Qual foi o melhor presente que a Senhora recebeu de Deus?

MÃE DO SALVADOR:
- Ter sido a escolhida para ser mãe do Filho de Deus, que se fez homem, para trazer a esperança e salvação para todos os homens. 

REPÓRTER:
- Nossa Senhora das Graças é a nossa Padroeira. É a Senhora também?

MÃE DO SALVADOR:
- Sim. Um dia o Anjo de Deus me chamou "cheia de Graça" e eu tenho muitas graças para derramar sobre todos os meus filhos aqui na terra, mas é preciso que eles me peçam.

REPÓRTER:
- Ah ... Então foi a Senhora que apareceu para a Santa Catarina Labouré?!

MÃE DO SALVADOR:
- Sim. Isso aconteceu na França, na Congregação das Filhas da Caridade.

REPÓRTER:
- É esse o tema do nosso encontro de hoje. Nós estamos curiosos para saber como isso aconteceu, pois nesse mês vamos comemorar o seu dia, porque a Senhora é a Padroeira da nossa Paróquia. Foi muito bom conhecer um pouco de sua vida. Nós queremos lhe agradecer por ter dito sim a Deus e ter nos dado o Salvador. E agradecemos a Jesus por nos ter dado a Senhora como nossa Mãe.  Fica aqui conosco, junto com Jesus, e nos faça companhia!

MÃE DO SALVADOR:
- Com muito prazer!

REPÓRTER:
- Obrigada, Mãe querida! 

CATEQUISTA:
- Todos juntos, vamos cantar: "Tudo com Jesus, nada sem Maria! ... "


Ao final, rezar:  Ave-Maria ....



Depois contei para eles a história da aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário