...

...
...

sábado, 26 de outubro de 2013

Vaso nas Mãos do Oleiro



Na minha Bíblia, na contracapa, anoto todas as passagens em que são mencionados os anjos e as que relatam sobre sonhos e visões. São assuntos que me encantam! 

No último encontro de Catequese, falei para os pequeninos sobre os anjos. Disse às crianças que os anjos são criaturas que "trabalham" como mensageiros entre Deus e os homens. Expliquei que, além dos anjos, existem também os arcanjos, que são anjos de ordem superior, isto é, no céu, os arcanjos estão acima dos anjos. Falei do anjo da guarda, que tem uma missão especial, que é a de tomar conta de todas as pessoas, afastando-as do mal e conduzindo-as ao bem. Expliquei cada frase, para que entendessem bem a oração do anjo da guarda. Apresentei-lhes os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, falando um pouco sobre cada um e, por fim, contei-lhes a história de Tobias e o Anjo Rafael.

Estudando, para falar com as crianças sobre esse tema, descobri que os anjos são mencionados mais de trezentas vezes na Bíblia. 

Agora, sobre o segundo tema, há algo nos  sonhos e visões que despertam em mim um estranho fascínio. Não tenho feito isso ultimamente, mas costumo anotar alguns sonhos e ficar observando o que Deus quer me dizer. Não são todos os sonhos, porque alguns eu sinto que não querem dizer nada, mas os que são significantes, eu percebo logo que acordo. 

Sempre tive muita curiosidade sobre esse assunto e tenho procurado saber mais sobre sonhos e visões, pois são coisas comuns e também extraordinárias em nossas vidas. Tenho um livro muito interessante, que faz uma análise bíblica de como Deus fala por meio de sonhos e visões, cujo título é "Tudo Sobre Sonhos", de James Ryles.  Hoje eu me lembrei desse livro, não pelo tema em si, mas por causa de um texto que o autor copiou em sua obra, que me toca profundamente e que vou transcrever. Mas antes quero contar como me veio à lembrança o dito poema.

Estava lembrando de momentos tão difíceis que vivi, no início desse ano, em que jamais perguntei por que Deus procedia assim, pois entendi que aquelas coisas ruins, que me humilhavam, pondo à prova minha fraqueza, ao mesmo tempo, fortaleciam a minha alma com o poder purificador do amor de Deus.  Sempre tive a certeza de que Deus não havia me abandonado e que, sobrevivendo às tempestades de provações e tribulações, me tornaria um ser melhor e mais fortalecido. Hoje, graças a Deus, me sinto mais forte e menos apegada às coisas materiais. 

Muitas vezes são necessárias situações difíceis para nos moldar, porque estamos secos e endurecidos; é preciso quebrar tudo e voltar a ser barro,  para então nos tornarmos vasos de bênçãos. 

O profeta Jeremias foi chamado a descer à casa do oleiro para receber uma mensagem de Deus para a nação de Judá (Jr 18,1-6). Ali ele viu o oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado nas mãos, mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo. Esse episódio encerra algumas preciosas lições:
1. Deus não desiste de você, mesmo quando você falha em cumprir seu propósito (Jr 18,4). 
2. Deus não faz apenas remendos em sua vida; ele faz de você um vaso novo (Jr 18,4). 
3. Deus não faz de você um vaso segundo o seu querer, mas um vaso segundo o seu propósito soberano (Jr 18,4).



Abaixo o poema muito lindo, que explica direitinho o que Deus faz com os seus escolhidos:

O homem que Deus escolhe

Quando Deus quer disciplinar um homem,
e quebrantar um homem, e habilitar um homem;
Quando Deus quer moldar um homem
para que use o que tem de melhor;
Quando Ele deseja de todo o coração
tornar o homem grandioso e ousado
de tal modo que o mundo fique admirado -
Veja o que Ele faz,
veja como o faz!
Como Ele aperfeiçoa sem compaixão
a quem Ele escolhe, como se fosse o maior!
Como Ele o martela, como o machuca,
e com poderosos golpes o cutuca,
dobrando-o,
modelando-o,
num vaso de barro que somente Deus entende.
O seu aflito coração chora
e levantando as mãos, implora!
Deus dobra, não quebra jamais
quando retira algo do homem.
Muito Ele usa a quem tem amor.
O Senhor tem um alvo que não se compreende,
mas tudo o que faz leva o homem
a experimentar o seu grande esplendor!
Deus sabe o que faz!

                                                                                            (Anônimo)




O apóstolo Paulo resumiu: "Como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações"  (1Ts 2,4). Em outras palavras, Deus nos põe à prova, depois ele confia em nós, para então nos confiar o evangelho.

"Pois como o barro na mão do oleiro, assim estás
vós em minha mão, casa de Israel."
(Jr 18,6b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário