Após a acolhida e oração inicial, convidei as crianças para a encenação da passagem bíblica de Lucas 4,1-13, texto que narra o que aconteceu com Jesus no deserto, onde ficou sozinho, rezando por quarenta dias. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome. No deserto Jesus foi tentado por um anjo mau.
Depois daqueles quarenta dias, Jesus saiu do deserto e voltou para o meio do povo. Jesus era sempre acompanhado por muitas pessoas que acreditavam n'Ele e seguiam seus ensinamentos. Mas outros não queriam escutá-lo, não o aceitavam, não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus e por isso queriam matá-lo.
a) Entrada de Jesus em Jerusalém
O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, pouco dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde o Senhor passaria montado num jumentinho.
Ler o texto Lc 19,28-40
b) Última Ceia - Quinta-feira Santa
Jesus, um dia antes de sua morte na Cruz, pede aos apóstolos para preparar uma sala para celebrar com eles a Páscoa.
Ler o texto bíblico Jo 13,1-15
(Oração do Pai Nosso e passamos para o outro tema).
c) Morte de Jesus
Depois de ser preso, Jesus foi julgado e condenado à morte na cruz. Naquele tempo, havia esse terrível costume. Alguns crimes eram punidos com a morte na cruz. Jesus foi considerado criminoso e foi condenado à morte.
Li o texto Lc 23,33-46, que fala da crucificação de Jesus e relatei com cuidado o que aconteceu. Jesus foi pregado na cruz e condenado pelas mesmas pessoas que o acolheram na sua entrada em Jerusalém. Nesse momento, destaquei a paixão de Jesus por nós, seus filhos amados.
Depois da partilha da Palavra, convidei os catequizandos a pegar a cruz e deixei a imaginação deles falar mais alto. Pedi para passar de mão em mão, para que eles pudessem observar de perto o "sofrimento do amor" de Jesus por nós.
A seguir, rezamos a oração do Santo Anjo.
Após um minuto de silêncio, convidei a turma para agradecer a Jesus pelos seus ensinamentos.
De mãos erguidas, rezamos: Muito obrigado, ó Jesus, por todas as coisas que nos ensinou. Muito obrigado, por nos ensinar a amar e servir aos irmãos, vivendo unidos a todos e tratando a todos com bondade. Venha nos ajudar a praticar todos esses ensinamentos. Amém!
Encerrando, combinei com todos para participar da procissão de Domingo de Ramos.
Na próximo encontro, falaremos sobre o Sábado Santo e a Ressurreição de Jesus (Páscoa).
Ramos que preparei para as crianças levarem amanhã, para a procissão.
Agenda da Semana Santa
Nenhum comentário:
Postar um comentário