...

...
...

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Jesus é a nossa esperança!

(Encenação com a turma anterior no encontro "Jesus aparece aos discípulos no caminho de Emaús") 


Hoje o nosso encontro foi tão tão legal, que quando lembrei de tirar foto do grupo, quase todos já tinham ido embora. 😍

Depois da acolhida, convidei as crianças para a oração. Fizemos o sinal da Cruz e, em seguida, motivei: Jesus ressuscitou e está vivo junto de nós. Vamos convidá-lo a vir reinar em nossa vida, conduzindo-nos também à vitória sobre todo o mal.

Em seguida, convidei cada criança para falar o que Jesus ressuscitado traz para nós. Assim: Jesus ressuscitado me traz a paz. Ou: Jesus ressuscitado me traz  força para vencer as dificuldades. Ou ainda: Jesus ressuscitado traz alegria para as nossas famílias etc.

Depois de ouvir o que cada criança falou, cantamos: "Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã..."

A seguir, rezamos juntos: Obrigada Jesus, por sua presença que nos fortalece e nos dá vitória sobre todo mal. Nós confiamos no Senhor e colocamos nossa vida em suas mãos. Amém!

Terminada a oração, perguntei aos catequizandos: O que significa a palavra esperança? Quais os motivos que eles têm para ter esperança e os que os fazem perder a esperança? Em nossos dias, é importante ter esperança? Por que? O que pode tirar nossa esperança hoje? E o que pode nos trazer esperança? Depois de ouvir as crianças, passamos para a leitura da passagem bíblica: Isaías 52,7-12

A esperança sempre esteve presente no povo de Jesus, desde o Antigo Testamento, quando viveu o profeta Isaías. O texto que lemos foi escrito mais ou menos 500 anos antes de Cristo e já anunciava a Boa Nova que Jesus iria trazer com sua vida e com suas palavras. O profeta Isaías fala a um povo que estava desanimado, abatido e triste, mas ele fala de esperança porque Deus consolou seu povo e mostrou sua força. Mesmo em momentos de dificuldade e sofrimento o povo nunca perdia a esperança, pois sua força estava em Deus, seu sustento.

Deus nunca abandonou o seu povo. Durante muito tempo Deus preparou o seu povo para a vinda do Messias.

Maria recebe o chamado de Deus através do Anjo Gabriel para ser mãe de Jesus e logo depois vai depressa ao encontro de sua prima Isabel que era idosa e também estava grávida. O encontro entre estas duas mães já antecipava a realização da esperança que celebramos sempre por ocasião do Natal.

Jesus nasce, cresce e se torna adulto. Depois de batizado por João Batista inicia a sua missão.

Como vimos na Semana Santa, Jesus realmente morreu na cruz. Mas a história dele não termina com a morte. Ele ressuscitou. Vimos que as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus foram as mulheres.

Em seguida, narrei a passagem bíblica: Lucas 24,13-35, onde vimos a reação que os discípulos tiveram quando perceberam que Jesus estava vivo. O texto que vimos mostra a aparição de Jesus aos discípulos de Emaús.

Depois da partilha do que lemos, convidei a turma para entender a mudança que ocorreu na vida dos discípulos, depois que perceberam e acreditaram que Jesus estava mesmo vivo. Comparamos como estavam os dois discípulos antes e depois de reconhecer Jesus ressuscitado. Para isso, reparti com a turma vários emojis, para que eles identificassem com as carinhas o que se passava no coração dos discípulos antes da ressurreição e depois da ressurreição.

Separados os emojis, vimos como eram os discípulos antes de compreender que Jesus estava vivo e o que mudou na vida deles, quando experimentaram a presença do Cristo vivo.

Concluindo: A nossa grande esperança está no fato de Jesus de Nazaré ter voltado dos mortos, vencendo a morte, garantindo-nos ser o Messias e tornando-se o primeiro a passar pelo que todos nós passaremos um dia. Nossa futura ressurreição só será possível porque a dele foi.

Encerrando, louvamos a Deus por ter ressuscitado a Jesus Cristo e por ter dado ao seu Filho a vitória contra o pecado, a condenação e à morte eterna; e pedimos a Deus que nos ajude a viver com essa viva lembrança de esperança que a sua própria ressurreição nos traz.

Convidei a turma a rezar pelas pessoas que estão vivendo momentos difíceis e que precisam acreditar na vitória.

De mãos dadas, rezamos o Pai Nosso.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário