...

...
...

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Não Sejas Incrédulo!



"Felizes os que creram sem terem visto".


Depois da sua ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos por um período de quarenta dias, falando-lhes acerca do Reino de Deus (Atos 1,1-3).

No encontro passado, vimos como Jesus apareceu a dois discípulos, os discípulos de Emaús. Mas não foi só essa vez que Jesus apareceu. Para que ninguém pense que isso é coisa de maluco que anda vendo fantasmas por aí, é bom lembrar que a ressurreição foi uma experiência feita por muita gente. Não foi invenção de alguns. Jesus apareceu muitas vezes para seus amigos, dando a todos a certeza de que estava vivo. Isso era necessário, porque de fato não era muito fácil entender que Jesus ressuscitado. Hoje ouvimos outra história bonita sobre as aparições de Jesus.

História: Jo 20, 19-29

Nessa passagem bíblica, vimos que na tarde do domingo da ressurreição os discípulos estavam todos reunidos, com portas e janelas fechadas, um pouco com medo. Só faltava Tomé. De repente, sem que ninguém abrisse portas e janelas, Jesus apareceu entre eles. Cumprimentou-os e foi logo dizendo: "A paz esteja com vocês!"

Os discípulos se alegraram e, pelo jeito de falar, logo reconheceram que era Jesus. Jesus ficou um bom tempo com eles, conversando, dando-lhes muito conselhos e explicando-lhes muita coisa. Depois desapareceu.

Os discípulos, felizes da vida, foram logo contar a Tomé o que havia acontecido, mas Tomé ficou com dificuldade de acreditar. Ele não tinha visto porque não tinha ido à reunião daquele domingo.
No domingo seguinte, os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar, de portas e janelas fechadas. E dessa vez Tomé estava com eles. De repente, sem que ninguém abrisse as portas ou janelas, Jesus apareceu no meio deles. Desejou-lhes a paz, virou-se para Tomé e disse: "Veja só, Tomé, aqui estou eu, vivo, em pessoa. Olhe bem pra mim e veja como eu estou vivo. Não fique pensando que estou morto. De fato, eu morri, mas já ressuscitei. Venci a morte e agora não sofro mais. Agora você está vendo. Só faltava você para acreditar ".

Tomé ficou muito feliz ao ver que Jesus, de fato estava vivo. Ele, então, disse: "Meu Senhor e meu Deus!"

E Jesus disse aos discípulos: "Vocês acreditaram em minha ressurreição porque me viram. Muitos serão felizes, porque, mesmo sem me ver, hão de acreditar em mim. Depois de ver que eu estou vivo, eu quero que vocês contem essa boa notícia para todo mundo, para que todos saibam que eu venci a morte".

Então, Jesus se despediu dos discípulos e desapareceu. E todos, até Tomé, se alegraram porque tiveram a certeza de que Jesus estava de fato vivo. E muita gente acreditou e passou a seguir os ensinamentos de Cristo. Foi assim que surgiu a Igreja de Jesus.

Depois da partilha, disse-lhes: E assim Jesus apareceu a todos os seus discípulos. Não ficou ninguém sem ver Jesus ressuscitado. Isso era muito importante. Eles acreditaram e saíram contando para todo mundo.
A notícia correu o mundo todo, até chegar a nós. E hoje, se sabemos de todas essas coisas que aconteceram com Jesus, é porque os seus discípulos foram contando esses casos de geração em geração. Nós aprendemos isso para guardar em nosso coração e para contar às futuras gerações todas as coisas grandiosas que Deus fez por meio do se Filho Jesus, que veio ao mundo para nós mostrar que Deus existe e nos ama muito.

Encerrando, rezamos juntos, de mãos erguidas:

"Ó Jesus, fique sempre presente junto de nós, em toda a nossa vida, em todos os momentos. Fique conosco, quando estivermos em casa. Venha nos acompanhar, quando formos à escola. Fique junto de nós, quando estivermos brincando, rezando, ou descansando. Nós acreditamos que o Senhor está vivo e sempre presente em nossa vida. Amém!"


































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário