Hoje o nosso encontro foi na igreja. Recordamos todos os acontecimentos da Semana Santa.
Jesus havia sido sepultado na tarde de uma sexta-feira. Tudo foi feito na maior pressa, pois no sábado não se podia fazer nada. A lei proibia fazer qualquer coisa. Então não deu tempo de embalsamar o corpo como era o costume daquela época.
Sábado foi um dia vazio, de silêncio... Imaginem como os discípulos estavam se sentindo! Jesus era a esperança e agora ele não estava mais com eles! Sentiam-se confusos e desiludidos...Tudo aquilo pelo que havia esperado se fora. Quando Jesus reapareceu ao terceiro dia, toda a esperança voltou rapidamente!
E hoje, nós cristãos, como vivemos o Sábado Santo?
"Vive-se hoje a sensação de grande vazio, que não é tanto o vazio da ausência, mas o vazio da espera; uma espera que logo será premiada com a presença do Senhor ressuscitado, embora ainda velado, pois só o veremos quando nos encontrarmos face a face com ele ."
Na noite deste sábado, a nossa Igreja celebra a Vigília Pascal, onde se comemora a vitória da vida sobre a morte. Jesus ressuscitou! É a noite da libertação, da vida nova!
No final do nosso encontro, fiz um momento de reflexão e vigília com as crianças. Deixei-os à vontade no silêncio de seus coraçõezinhos.
Lembrancinhas de Páscoa que preparei para os meus catequizandos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário