Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Vamos ver o que aconteceu com Jesus no deserto...
Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista. Deus Pai disse a todas as pessoas que lá estavam que Jesus é o seu Filho muito amado. Nesta ocasião, Jesus inicia a sua missão: anunciar que Deus Pai ama todas as pessoas e todas as coisas criadas.
Na época de Jesus era costume o Batismo por imersão, isto é, as pessoas eram mergulhadas na água para serem batizadas. Hoje, o modo é diferente: derrama-se água na cabeça de quem é batizado.
Depois do seu batismo, Jesus foi para o deserto. Ali ficou sozinho, rezando por quarenta dias. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome. No deserto, foi tentado por um anjo mau. Ele resistiu e mandou que o anjo mau fosse para bem longe. E na mesma hora, muitos anjos bons se aproximaram para prestar serviços a Jesus.
Encenação do texto bíblico: Lucas 4,1-13
JESUS VENCE AS TENTAÇÕES
Narrador: Sabe quando dá aquela vontade de fazer uma coisa errada? Hum, às vezes é uma verdadeira tentação, não é mesmo. Colar na prova, pegar uma coisa que não é nossa, ser mal educado com alguém... A vida é cheia de tentações e armadilhas. Até mesmo Jesus sofreu tentações, sabia? Na história de hoje, Jesus nos ensina que é importante resistir às tentações. Jesus mostra que devemos fazer sempre as escolhas certas e nos afastarmos do mal. Então vamos ver:
(Entra Jesus)
Narrador: O Espírito Santo levou Jesus ao deserto. Lá Jesus jejuou durante 40 dias e 40 noites, e depois disso sentiu fome. Foi então que o mal se aproveitou, se aproximou e disse a Jesus:
(Entra o mal e se aproxima de Jesus).
Mal – Se tu és filho de Deus, manda que essa pedra se torne pão.
Jesus – Está escrito, nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus!
(O Mal vai na frente e Jesus vai atrás. Chegam ao cenário da torre mais alta).
Narrador: O mal estava tentando Jesus. Mas Jesus resistiu. Então o mal levou Jesus à torre mais alta da Cidade Alta. E disse assim:
Mal – Se tu és filho de Deus te jogue daqui pra baixo. Porque está escrito que Deus mandará anjos para te salvar.
Jesus – Também esta escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!
Narrador: Vocês viram? Jesus não caiu na conversa do mal. Mas o mal não desistiu. E tentou Jesus de novo (O mal leva Jesus ao cenário do monte mais alto da terra, onde se vê todos os reinos da Terra. E disse a Jesus:
Mal – Todos esses reinos serão teus. Basta você se ajoelhar diante de mim e me adorar.
Jesus – Está escrito. Você vai adorar ao Senhor teu Deus e somente a ele servirá. Vá embora daqui!
Narrador – O Mal ficou muito bravo e despareceu.
(O mal sai. Sugestão: Ele some na fumaça de uma máquina de neblina).
Narrador: Jesus venceu o mal e todas as suas tentações. E nessa hora os anjos de Deus se aproximaram e serviram a Jesus.
(Música – Entram anjos com bandejas de frutas e pão, e um jarro de água para servir Jesus).
Jesus resistiu a todas as tentações. Não quis riquezas e nem poder. Preferiu ficar no caminho de Deus. E nós? Será que nós também estamos resistindo às tentações no nosso caminho. Mas precisamos ser fortes como Jesus. Precisamos resistir à tentação de fazer coisas erradas. Daí Jesus ficará feliz conosco e nós entraremos no Reino dos Céus.
(Música e fim).
Obs: Você poderá encenar esse texto ou contá-lo utilizando bonecos.
Fonte: tvcriançacatólica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário