...

...
...

quarta-feira, 24 de maio de 2023

A Bíblia é a Palavra de Deus!




Nesta semana as crianças receberam a Bíblia na Celebração de Adesão a Cristo, com a participação de seus familiares.

Hoje, depois de rezarmos uma dezena do Santo Terço, convidei a turma para ler, ouvir, pensar e conversar sobre um livro que não é um livro qualquer, é um livro muito especial: a Bíblia Sagrada.
Antes de apresentar a Bíblia para as crianças, sempre pergunto o que vem junto com o carro, com os eletrodomésticos, e alguns outros objetos novos que a gente compra, para que a gente saiba como funciona? Ele responderam que é o manual. Então, disse-lhes que ao nascer, devia vir junto com a gente, o nosso manual: a Bíblia. É a Bíblia que fala da nossa origem, da história dos nossos antepassados, do que somos feito e de como devemos funcionar. A Bíblia é o nosso manual. Depois dessa analogia, passei a desenvolver o tema.

A Bíblia fala a história de um povo escolhido por Deus. Quem era o povo da Bíblia?

O povo da Bíblia era o povo hebreu. Ele vivia na Palestina, onde fica o Estado de Israel. Este povo era diferente porque acreditava em um só Deus, enquanto os outros acreditavam em ídolos e em vários deuses. Por isso eles eram o Povo de Deus. Outra coisa que os tornava diferentes era a força de sua fé. Ele sabiam que Deus estava com eles, o que era o amor de Deus que os ajudava a vencer os inimigos e superar os momentos difíceis. A fé desse povo nos faz pensar: será que sabemos também confiar em Deus? Será que sabemos o que é confiar em Deus? Sabemos, por exemplo que se deve confiar em Deus? O que vocês acham? Quem é o povo de Deus hoje?

O que é a Bíblia?

A Bíblia não é como qualquer outro livro que nos temos e colocamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela Deus fala às pessoas. A Bíblia nos orienta, nos mostra o caminho de Deus e nos ensina a viver conforme o seu desejo. A Bíblia foi escrita por diferentes autores, em diferentes épocas. É chamada de Sagrada porque foi inspirada por Deus. Ela é composta por vários livros organizados em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

O Antigo Testamento nos conta a história do povo hebreu e nos fala de suas lutas, suas vitórias, seus reis, seus profetas, seus guerreiros e sobretudo, de seu amor a Deus. O Antigo Testamento possui quarenta e seis livros.

O Novo Testamento conta a história de Jesus Cristo e o que os apóstolos fizeram no início da fundação da Igreja. A vida de Jesus está nos Quatro Evangelhos, escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. A palavra Evangelho significa boa notícia. As coisas que os apóstolos fizeram para espalhar para todo o mundo as boas notícias estão nas Cartas e nos Atos dos Apóstolos. O Novo Testamento possui vinte e sete livros.

Por que a Bíblia é importante da para nós?

Ressaltando que a Bíblia é uma história do amor de Deus por nós, passei a explicar a importância da Bíblia para nós.

Encerrando, rezamos juntos alguns versículos do Salmo 118.
























































































Preparei essas lembrancinhas para o dia das mães... Fiz um tercinho para cada mãe. 














3 comentários:

  1. Tudo muito lindo, a simplicidade encanta quem admira detalhes. Talvez eu também seja um admirador de detalhes...

    ResponderExcluir