...

...
...

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Festa da Ascensão do Senhor


Nosso encontro de hoje:
ASCENSÃO DO SENHOR

Hoje iniciamos o nosso encontro com a oração de Invocação ao Espírito Santo, depois rezamos uma dezena do Santo Terço. Neste mês estamos rezando toda semana um mistério gozoso do terço Mariano.

Após a oração inicial, perguntei às crianças se elas já estavam sabendo da festa que vai ter na Igreja neste domingo. Não?! Então vamos ficar bem quietinhos e prestar bastante a atenção que eu vou contar tudo! Pra começar, já fiquem sabendo que tá todo mundo convocado para participar e que, no final, todos terão uma missão para cumprir.

Mas, que festa é essa afinal? É a Festa da Ascensão do Senhor! Neste domingo, toda a Igreja celebra o fato de que Jesus, depois de enfrentar - e vencer - a morte na Cruz, tendo ressuscitado, assumiu seu lugar no Céu, ao lado de Deus Pai.

Já ouvimos falar que Nossa Senhora foi levada aos céus na Festa da Assunção. Mas com Jesus foi diferente e, por isso, sua festa celebra a ASCENSÃO. Jesus, sendo expressão filial de Deus, subiu aos Céus por graça e força próprias.

No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao Céu 40 dias após a sua ressurreição.

Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na Terra entre seus discípulos durante 40 dias, período em que os instruiu sobre o Reino de Deus. Seu último momento de vida humana termina com sua subida aos céus e sua passagem para mundo divino. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1,9-10 da seguinte maneira:

"Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, a vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia."

Vem desse acontecimento a passagem da oração do Credo que diz "Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai". A partir de ascensão, a presença de Jesus entre os homens se fez sob a forma de sacramento e na figura do outro.


Antes de voltar para junto do Pai, Cristo promete enviar o Espírito Santo para amparar seus discípulos na tarefa de distribuir a palavra de Deus ao mundo. E essa promessa é cumprida, tendo acontecido no dia de Pentecostes.

Vocês sabem o que é Pentecostes?
Não tendo mais Jesus com eles, os apóstolos e seus seguidores, estando Maria também presente ali, ficavam todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar do que haviam conhecido, ouvido e testemunhado sobre Jesus, mas faltava-lhes ânimo, motivação para que isso acontecesse.
Acontece que um dia, enquanto estavam orando, veio um vento muito forte que abriu as janelas e entrou pela casa trazendo línguas de fogo que vinham do céu e a todos tocavam despertando-os, motivando-os a falar de Jesus para todos.

Ali aconteceu o Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa. Mas isso será assunto para o nosso próximo encontro...

Encerramos, rezando um Pai-Nosso e a oração do Anjo da Guarda.

























































































































































quarta-feira, 24 de maio de 2023

A Bíblia é a Palavra de Deus!




Nesta semana as crianças receberam a Bíblia na Celebração de Adesão a Cristo, com a participação de seus familiares.

Hoje, depois de rezarmos uma dezena do Santo Terço, convidei a turma para ler, ouvir, pensar e conversar sobre um livro que não é um livro qualquer, é um livro muito especial: a Bíblia Sagrada.
Antes de apresentar a Bíblia para as crianças, sempre pergunto o que vem junto com o carro, com os eletrodomésticos, e alguns outros objetos novos que a gente compra, para que a gente saiba como funciona? Ele responderam que é o manual. Então, disse-lhes que ao nascer, devia vir junto com a gente, o nosso manual: a Bíblia. É a Bíblia que fala da nossa origem, da história dos nossos antepassados, do que somos feito e de como devemos funcionar. A Bíblia é o nosso manual. Depois dessa analogia, passei a desenvolver o tema.

A Bíblia fala a história de um povo escolhido por Deus. Quem era o povo da Bíblia?

O povo da Bíblia era o povo hebreu. Ele vivia na Palestina, onde fica o Estado de Israel. Este povo era diferente porque acreditava em um só Deus, enquanto os outros acreditavam em ídolos e em vários deuses. Por isso eles eram o Povo de Deus. Outra coisa que os tornava diferentes era a força de sua fé. Ele sabiam que Deus estava com eles, o que era o amor de Deus que os ajudava a vencer os inimigos e superar os momentos difíceis. A fé desse povo nos faz pensar: será que sabemos também confiar em Deus? Será que sabemos o que é confiar em Deus? Sabemos, por exemplo que se deve confiar em Deus? O que vocês acham? Quem é o povo de Deus hoje?

O que é a Bíblia?

A Bíblia não é como qualquer outro livro que nos temos e colocamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela Deus fala às pessoas. A Bíblia nos orienta, nos mostra o caminho de Deus e nos ensina a viver conforme o seu desejo. A Bíblia foi escrita por diferentes autores, em diferentes épocas. É chamada de Sagrada porque foi inspirada por Deus. Ela é composta por vários livros organizados em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

O Antigo Testamento nos conta a história do povo hebreu e nos fala de suas lutas, suas vitórias, seus reis, seus profetas, seus guerreiros e sobretudo, de seu amor a Deus. O Antigo Testamento possui quarenta e seis livros.

O Novo Testamento conta a história de Jesus Cristo e o que os apóstolos fizeram no início da fundação da Igreja. A vida de Jesus está nos Quatro Evangelhos, escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. A palavra Evangelho significa boa notícia. As coisas que os apóstolos fizeram para espalhar para todo o mundo as boas notícias estão nas Cartas e nos Atos dos Apóstolos. O Novo Testamento possui vinte e sete livros.

Por que a Bíblia é importante da para nós?

Ressaltando que a Bíblia é uma história do amor de Deus por nós, passei a explicar a importância da Bíblia para nós.

Encerrando, rezamos juntos alguns versículos do Salmo 118.
























































































Preparei essas lembrancinhas para o dia das mães... Fiz um tercinho para cada mãe.