...

...
...

quarta-feira, 23 de março de 2022

A alegria de Deus é que ninguém se perca, por isso oferece a graça da reconciliação e perdão.


Hoje, dia de São José, iniciamos o nosso encontro lembrando a história desse grande santo. Já falei em outras ocasiões que tenho um amor profundo por São José. Eu admiro a sua vida, a sua humildade, a sua forma tão linda de amar. Sou devota e fã ardorosa desse santo e, muita agradecida a ele, por ter cuidado com tanto carinho do nosso adorado Jesus, e de Maria, nossa amada Mãezinha do Céu. São José, é exemplo de fidelidade a Deus, modelo de pai e esposo.

São José é o chefe da Sagrada Família e intercessor de todas as famílias cristãs; é o Patrono dos operários e trabalhadores; é o Patrono Universal da Igreja e protetor do Corpo Místico de Cristo; é o Padroeiro da boa morte e das almas atribuladas.

Em seguida, vimos no nosso "caminho quaresmal" que amanhã será o terceiro domingo da Quaresma. Falamos também um pouco sobre a Campanha da Fraternidade e, depois de rezarmos com confiança entregando nossa vida nas mãos de Deus, rezamos a Oração da campanha deste ano.


SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Terminada a oração, convidei as crianças a observar os galhos que estão colocados no centro da nossa sala e conversamos sobre eles.

💋 Por que um galho está seco e o outro verde?
💋 O que faz um galho ficar seco?
💋 E nós, podemos também ser galhos verdes ou secos? Quando estamos verdes?
Quando secamos?

💁 Depois de conversar sobre o que "seca" nossa vida e o que "alimenta" nossa vida para ela ficar verdinha, convidei as crianças a voltarem os seus olhos para os dois galhos. Pedi que, em silêncio, escrevessem na tirinha com o desenho das mãozinhas apostas as coisas que nos fazem secar: nossos pecados, nossa falta de amor para com Deus e os irmãos; e na tirinha com o desenho da maçã, escrevessem os frutos que queremos produzir. Depois colocamos as tirinhas nas árvores: faltas e pecados no galho seco e os frutos na árvore verdinha.


Vimos no encontro passado que os Sacramentos de Cura são: o Sacramento da Reconciliação e o Sacramento da Unção dos Enfermos. O tema do nosso encontro de hoje é o Sacramento da Reconciliação, também chamado Confissão ou Penitência.

Este Sacramento é um convite de Jesus a pedir perdão por nossos pecados e a nos reconciliar com Ele e com as pessoas.
Mediante o Sacramento da Reconciliação, nós nos aproximamos do Ministro de Cristo - o padre - em atitude de humildade para confessar o amor e a bondade de Deus sobre nós e nossas pequenas ou grandes infidelidades a este amor e bondade.




O evangelho de hoje nos ajuda a refletir como este Sacramento é importante para fortalecer a comunhão da comunidade.


Leitura: Mateus 18, 12-22

Jesus está ensinando os discípulos como é a vida em comunidade e recorda que muitas vezes nós erramos, nos afastamos dos irmãos. Ele explica, então, qual é o caminho para retomar a comunhão e viver o perdão. Vimos, passo a passo, como Jesus nos convida a viver o sacramento do perdão:

1. Ele começa a falar de ovelhas. Uma parábola para as pessoas compreenderem como são queridas por Deus como são suas ovelhas. Para o pastor cada ovelha é tão importante que ele deixa noventa e nove nos morros para buscar aquela que se perdeu do grupo.

2. A alegria de Deus é que ninguém se perca, por isso oferece a graça de reconciliação e perdão.

3. Depois Jesus continua ensinando-nos o que significa o perdão: ele ensina a viver a correção fraterna e isso nos mostra que junto com o perdão deve haver também o desejo de mudança e conversão.

4. Ele diz também que "se dois ou três estiverem reunidos em seu nome ele estará presente". Isso significa que no Sacramento da Reconciliação, entre nós e o padre a quem confessamos nosso pecado, o próprio Jesus se faz presente concedendo-nos a graça do perdão.

5. Finalmente, Simão Pedro pergunta quantas vezes deve perdoar. Jesus então diz que o perdão é sem limites, portanto, todas as vezes que erramos, Deus nos dá uma nova chance e nos convida também a dar uma nova chance ao irmão que errou.
6. A partir deste evangelho, vimos o que é necessário para uma boa confissão.

💭Recordar as vezes que nos afastamos de Deus fazendo só o que nos interessa. Fazemos isso quando agimos com desobediência, inveja, ciúme, gula, raiva...

😢Cair em si, ou seja, assumir que estamos errados e que precisamos melhorar. Desejar voltar para Deus e ter coragem de pedir perdão, confessando nossos pecados.

🙌 Receber a graça da absolvição, ou seja, do perdão de Deus e da Igreja que nos vem pelo sacerdote.

🙇 Assumir um gesto concreto de penitência que o padre nos sugere.

😇 Desejar não mais pecar.



  • Em oração, respondendo à Palavra de hoje, voltando os olhos para os dois galhos, pedimos a Deus perdão por nossas faltas e pecados, e que a partir do perdão, que o Senhor nos dê a graça de sermos como o galho verde que produz frutos bons.
  • Rezamos juntos o Ato de Contrição.
  • E finalizando, rezamos o Salmo 32/31, alternando o versículo em dois coros.
  • No final, convidei cada um, se desejasse, a repetir o versículo que mais gostou.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém!























































Nenhum comentário:

Postar um comentário