...

...
...

domingo, 1 de maio de 2022

Sacramento da Unção, também conhecido como Unção dos Enfermos

 


Iniciamos o nosso encontro rezando em dois coros o Salmo 103/102. Terminada a oração, relembramos o nosso encontro passado, quando falamos sobre o Sacramento da Reconciliação, também chamado de Penitência ou Confissão.

Os Sacramentos da Confissão e da Unção são chamados Sacramentos de Cura, porque renovam a presença de Deus nos momentos em que passamos pelas fraquezas, seja do pecado, seja da doença ou da velhice. Esses momentos são também de grande importância em nossa vida. Não porque sejam bons momentos, mas porque fazem parte da vida e a gente precisa aprender a lidar com eles, contando com a força de Deus.

O nosso tema de hoje foi o segundo Sacramento da Cura: o da Unção, também conhecido como Unção dos Enfermos. Este Sacramento nos convida a refletir sobre a doença e o sofrimento em nossa vida Quando ficamos doentes sentimos muito nossa fraqueza e nossos limites, mas temos que encontrar o que é essencial: a presença de Deus em nossa vida.

Leitura: João 9, 1-41

No Evangelho que conhecemos hoje, encontramos Jesus que toca e unge com amor um homem cego de nascença. A partir da atitude de Jesus e do cego, vemos os efeitos da graça de Deus na vida de uma pessoa e compreendemos que nem sempre a doença é para a morte, ou é castigo, pode ser também para a glória de Deus.

A cura do cego é um exemplo do que acontece aos doentes quando são ungidos com fé no Sacramento da Unção dos Enfermos. Mesmo quando não são curados, renovam sua fé e na fé encontram a força para enfrentar os sofrimentos e as dificuldades.

Jesus se comove com os sofrimentos das pessoas e por eles dá a sua própria vida. Por sua paixão e morte na Cruz, ele deu um novo sentido ao sofrimento, que de agora em diante pode nos aproximar dele e nos unir à sua paixão redentora.
Se Jesus esteve tão perto das pessoas doentes, o que ele espera de nós é que também possamos estar perto de quem sofre. É por isso que a Igreja crê e confessa que existe entre os Sacramentos um destinado a confortar aqueles que estão provados pela dor.

Que a palavra de Jesus neste evangelho e a nova atitude de fé deste homem que era cego de nascença nos ajude a ver os enfermos com os olhos de Jesus e a servi-los com amor.

Os sacramentos são de grande importância. Mas é bom lembrar que visitar os doentes e idosos e apoiá-los é tarefa de toda pessoa de fé. Então, até as crianças podem visitar os doentes da comunidade e lhes agraciarem com sua amável companhia.
A Bíblia diz que onde houver um enfermo, a comunidade de fé precisa estar presente, o apoiando. (Tiago 5,13-15)

Esse texto nos mostra que, desde o começo da Igreja havia o costume de visitar os doentes e rezar por eles. Quem atravessa uma enfermidade precisa de um carinho todo especial. A Igreja expressa esse carinho aos doentes especialmente por meio do Sacramento da Unção dos Enfermos.

No momento das atividades, sorteei algumas frases com o grupo, para que cada um comentasse a frase, e fizemos depois um debate sobre os temas suscitados.

Encerrando, convidei a turma para rezar por todas as pessoas doentes e fragilizadas.

Finalizamos com o Pai-Nosso.


Encontros sobre o mesmo assunto (com roteiro):
https://mgathe.blogspot.com/2016/09/sacramento-da-uncao-dos-enfermos.html
https://mgathe.blogspot.com/2018/12/segundo-sacramento-da-cura-uncao-dos.html





































Nenhum comentário:

Postar um comentário