...

...
...

segunda-feira, 7 de março de 2022

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu."


SACRAMENTO DA EUCARISTIA


Iniciamos o nosso encontro lembrando que estamos no Tempo da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. A Quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até a Quinta-feira Santa, na missa da Santa Ceia.

Antes de adentrar no tema de hoje, falei para os catequizandos sobre a Campanha da Fraternidade, que é realizada na Quaresma. A cada ano, a Campanha da Fraternidade tem um tema, relacionado a um problema social, e um lema retirado do Evangelho, que indica o caminho para a transformação dessa realidade.

A Campanha da Fraternidade 2022, que teve início no dia 2 deste mês, trata sobre a Educação. O tema fala diretamente a todos os que, a exemplo de Dom Bosco, dedicam-se à missão de educar e evangelizar a juventude.

Não vou fazer um encontro para falar somente sobre a Campanha, mas vou estar sempre abordando o tema durante a Quaresma e também depois, pois embora a campanha seja realizada nesse tempo, ela não se restringe ao período quaresmal.

Em seguida, antes de anunciar o tema de hoje, convidei as crianças a comentar sobre o ambiente arrumado para uma refeição. Perguntei como são as refeições que fazem em casa, se sentam à mesa, se rezam antes e depois das refeições. Conversamos sobre o valor da refeição como lugar de encontro, de comunhão e de partilha, como lugar que alimenta a vida de família.

Passamos então para o tema deste encontro: a Eucaristia. O Sacramento da refeição que renova o sacrifício que Jesus fez por nós na cruz.

A palavra Eucaristia quer dizer "ação de graças". Em toda refeição somos chamados a agradecer a Deus pelo pão de cada dia que foi preparado com tanto carinho por muitas pessoas antes de chegar à nossa mesa.

Jesus escolheu o pão e o vinho como sinais sagrados de sua presença entre nós porque não podemos viver sem alimento e sem alegria, porque o pão é o alimento básico da maioria dos povos.

Fazer a Primeira Comunhão é se alimentar de Jesus para que assim como nosso corpo encontra forças no pão de cada dia, nossa fé possa ser alimentada no Pão da Vida que é o próprio Jesus.


Leitura: João 6,1-7; 6,51

Jesus estava num lugar deserto, ensinando para uma grande multidão. A um certo ponto falta pão e é um menino que apresenta cinco pães e dois peixes. Isso é pouco, mas Jesus recebe, abençoa, faz sentar a multidão e reparte o pão e os peixes para todos e ainda sobra doze cestos.

Logo depois Jesus se retira para a montanha para rezar, mas as pessoas vão atrás dele porque querem mais milagre. Ele então chama a atenção deste povo e diz que não é ao pão que eles devem buscar, mas a realização das obras de Deus.
Continuando suas palavras ele se apresenta dizendo: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida." (Jo 6,51).

Quando ele fala estas palavras, muitos começam a abandonar seu caminho e no final ficam somente os doze.

O texto que escutamos hoje sobre a Eucaristia é tirado do evangelho de João e nos mostra como Jesus deseja que todos sejamos saciados de nossa fome de pão e de nossa fome de Deus.

Quando estava próximo de sua morte, na última ceia, Jesus confirma as palavras e os gestos do momento da multiplicação dos pães e tomando o pão, dá graças ao Pai (Eucaristia), parte e dá aos discípulos dizendo: "Tomai e comei, isto é o meu corpo!" Depois faz o mesmo com o vinho dizendo: "Tomai e bebei, este é o cálice da Nova Aliança que é derramado para o perdão dos pecados."



"FAZEI ISTO PARA CELEBRAR A MINHA MEMÓRIA."


Trazendo este texto para nossa vida hoje e para nossa compreensão do Sacramento da Eucaristia, tiramos alguns ensinamentos:

❤ Jesus espera que partilhemos o pouco que temos para alimentar a fome de muita gente. Não podemos ser egoístas e gulosos.

❤ A refeição é o lugar sagrado em que sentimos a presença de Deus. Por isso em toda refeição devemos fazer uma oração no início e no final, agradecendo a Deus pelo pão de cada dia.

❤ Na comunhão nos alimentamos do próprio Jesus para aprender a viver como Ele viveu e a amar como Ele amou.

Ao realizar este gesto, nós renovamos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus e agradecemos a Deus Pai por ter enviado Jesus, seu Filho amado, para nos ensinar a amar, a partilhar e dar a vida uns pelos outros.
Encerrando, ao redor da mesa dos pães, convidei as crianças a agradecer espontaneamente pelo pão de cada dia. Concluímos a oração com o Pai-Nosso.

Pedir a bênção de Deus sobre o pão e partilhar entre todos em clima de oração e refeição.


Oração para a bênção
dos alimentos
Senhor, abençoa o precioso alimento que colocas na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o Vosso Corpo, que é Santíssimo, e o Vosso Sangue, que é Preciosíssimo, verdadeiros alimento e bebida que nos conduzem à vida eterna. E reserva, Senhor, um lugar no teu Reino para aqueles que morrem de fome e de sede em todo o mundo. E, antes da morte, os alimenta com teu Espírito para que tenham chance de salvação.
Amém!






































Lembrancinhas














Quaresma, tempo de caridade, oração e penitência. Para motivar à oração, preparei esse cartãozinho para meus catequizandos colocarem em sua caminha, computador, armário... onde acharem melhor, para que não esqueçam de rezar todos os dias.






















Um comentário: