...

...
...

segunda-feira, 7 de março de 2022

Sacramento da Crisma (Confirmação do Batismo)




SACRAMENTO DA CRISMA

Iniciando o nosso encontro, mostrei para as crianças no nosso "relógio litúrgico", que na próxima semana passaremos para um novo tempo: o Tempo da Quaresma. Vimos o que é a Quaresma, quando tem início e quando termina, e o significado das cinzas na celebração da Quarta-feira de Cinzas.

Terminada a explicação, antes de adentrar no tema de hoje, convidei as crianças a fazer um exercício de respirar fundo, contando de um a dez, depois soltar o ar devagarinho, contando até dez, enquanto pouco a pouco vamos relaxando.

A seguir, falei da importância do ar em nossa vida; sem o ar nós não vivemos e, relembrando o nosso encontro passado, relacionamos a água do batismo com o ar (sopro) que nos vem por força do Espírito Santo em nós.

Dando seguimento disse: Como vimos em nossos encontros anteriores, o Batismo é o Sacramento que nos faz Igreja, que a partir deste Sacramento somos chamados a participar, atuar, evangelizar, enfim, assumir o nosso papel de cristão na Igreja e no mundo. O Batismo apaga o pecado original e, através dos pais e padrinhos, leva o batizado à conversão e à busca de Deus.

Feita a introdução, passamos a refletir sobre o Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação.

O Sacramento da Crisma confirma o batismo com a força do Espírito Santo, dom de Deus, simbolizada no óleo da Crisma. Por meio deste Sacramento, a Igreja confirma a pessoa crismada como testemunha de Cristo, comprometida a fazer o que Jesus fez, difundindo e defendendo a fé.

Leitura: Isaías 61,1-3

Partilha:

- O que significa ser ungido pelo Espírito Santo?

- Qual a missão do profeta?

- No Novo Testamento reaparece esse texto. Quem se lembra onde? Vamos conferir: Lucas 4,14-22

1. O Evangelho narra a ação do Espírito Santo na vida de Jesus, conforme já estava prometido pelos profetas.

2. Na passagem vemos Jesus que vai visitar seu próprio povo e ali apresenta sua missão.

3. Com a Crisma, o jovem é chamado a despertar e assumir sua missão na comunidade e na sociedade. É para isso que ele recebe a força e graça do Espírito Santo.

4. A missão de Jesus e de todo batizado ungido pelo Espírito Santo é de anunciar uma Boa notícia aos pobres, iluminar os caminhos dos que estão cegos e libertar quem está oprimido Só assim ele anuncia que o "ano da graça de Deus" chegou e seu Reino está entre nós.

5. O "hoje" que Jesus proclama também nós somos chamados a proclamar e assumir. Hoje somos nós que devemos assumir, com a graça e o dom do Espírito Santo, a missão de tornar presente e atuante o Reino de Deus entre nós.

Na Crisma somos ungidos pelo Espírito de Deus para vivermos com alegria e força os dons de Deus que são sua marca: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Ciência, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.

Em seguida, inspirados pelo Espírito Santo, rezamos a oração que proclama sua presença e ação entre nós, pedindo a Ele que nos ilumine e que suscite em nossos corações o desejo de sermos como Jesus.

"Ó Espirito Santo, amor do Pai e do Filho. Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, naquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensina-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
Amém!"
(Convidei cada criança a acender uma vela correspondente a um dom do Espírito Santo, e em seguida, voltar para seu lugar).

Encerramos com um Pai-Nosso.













































































Lembrancinhas...














Todos convidados para a Missa da Quarta-Feira de Cinzas, que será celebrada na próxima semana.









Nenhum comentário:

Postar um comentário