...

...
...

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Coroação de Nossa Senhora das Graças - Festa da Padroeira 2014

Ela derrama graças para o mundo...! Que neste dia você possa abrir
 seu coração para recebê-las.




Com Maria, Senhora de Todos os Povos, seguimos Jesus, nossa Luz!

No dia 27 de novembro, comemoramos o dia da nossa Padroeira. Ensaiamos durante quase dois meses para a Coroação da imagem de Nossa Senhora,  que acontece sempre no encerramento da Festa, no final da missa celebrada nesse dia.

Todos os anos, a imagem coroada é sempre aquela que é levada pelos fiéis durante a procissão. Neste ano foi diferente. O padre providenciou para o dia, que a imagem grande, que fica no alto, descesse e ficasse aos pés da imagem de Jesus, que fica também no altar. Oficialmente, ficamos sabendo disso no dia da festa.  Já havia bordado um manto para a imagem pequena e tivemos que improvisar um manto maior para a imagem grande. Mas deu tudo certo, graças a Deus! Ficou tudo muito lindo! Muito mais do que imaginei ...



ROTEIRO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA  - 2014


1. ENTRADA DOS ANJOS - Música "Quando os Anjos Cantam Glória" - 
    Anjos de Resgate
  • Iniciada a música, dois anjos (um menino e uma menina) caminham bem devagar pelo corredor da igreja; 
  • Ao chegarem ao degrau que sobre para o altar, se posicionam um de cada lado, de frente um para o outro ou de frente para a assembléia.
  • No meio da música (no trecho que diz "se souberes receber Jesus, do seu peito surge uma luz") entram os demais anjos (em duplas) e sobem para o altar, passando entre os dois anjos que entraram primeiro. Esses dois anjos subirão, um de cada lado, seguindo os últimos.
  • Cada anjo leva em suas mãos um pandeirinho que acende uma luzinha e um cestinho com vários versículos. Os cestinhos eu preparei usando garrafas pet (abaixo eu ensino como fazer) e o pandeirinhos foram comprados numa loja popular no centro da Cidade (dessas que vendem produtos importados).

2. COREOGRAFIA COM AS MENINAS DO GRUPO DE DANÇA – Música 

    “Senhora de Todos os Povos” – Anjos de Resgate
  • Uma das adolescentes leva o manto e, a seguir, uma criança coroa a imagem de Nossa Senhora.
  • Momento do "Viva Nossa Senhora!" e das pétalas que serão ofertadas por um dos anjos (combinar antes).


3. A SEGUIR, OS ANJOS CANTAM COM O GRUPO DE CANTO - Música
    "Maria de Nazaré"
  • Terminada a música, apagam-se as luzes por alguns segundos.
  • Comentarista: "Neste momento os anjos vão fazer um passeio pela igreja. Vamos deixar que passem entre nós. Eles trazem nas cestinhas uma mensagem de Deus para cada um. Tente pegar o seu bilhetinho, sem parar o anjo. Se não conseguir, não fique triste! No final, procure um dos anjos e pegue a sua mensagem!"

3. ENCERRAMENTO - Música "Anjos de Deus"
  • Inicia-se a música, com as luzes apagadas, momento em que os anjos iniciam um passeio pela igreja, sacudindo seus pandeirinhos acesos, como se fosse o barulho de suas asas. Por onde passam, vão deixando que as pessoas peguem suas mensagens.
  • Os anjos retornam ao altar, onde realizam uma coreografia, até o final da música.     


Ficou muito lindo! 


Vídeo no youtube
Coroação de Nossa Senhora - Paróquia Nossa Senhora das Graças (Xerém) 2014 
https://www.youtube.com/watch?v=7eLqAxtf3zw

Último ensaio. Todos preparadíssimos e ansiosos para a chegada do grande dia! Pena que alguns, por motivos justificáveis, não puderam estar presentes. 




E aí, no dia 27 de novembro de 2014, ela desceu ...




É nós a coroamos, com todo amor, como os anjos fazem lá no céu ...




Desde quando tinha a idade dos meus anjinhos, eu olho pra ela, lá em cima, no meio das nuvens ... linda, majestosa, com esse olhar amoroso, nos recebendo de braços abertos. Nunca pensei que um dia eu a veria cá em baixo, no meio de nós, bem pertinho, e que poderia tocá-la. É muita felicidade! Obrigada, meu Deus, por ter colocado no coração de seus filhos tão linda inspiração! Obrigada a todos aqueles que tornaram isso possível! Como eu, sei que todos os irmãos de nossa Paróquia hoje estão em estado de graça. A imagem descer e ficar no nosso meio é sinal de que nossa Mãe do Céu está muito perto de nós, sempre intercedendo por cada filho junto ao nosso amado Jesus. Estou muito feliz! (dia 28.11.2014 - publicado por mim na minha página do facebook).



Ficou tudo muito lindo, Mãezinha! Obrigada, por mais uma vez, a Senhora ter me dado a honra de poder participar dessa linda festa!


Maria carregou no seu ventre a Salvação da Humanidade e foi eleita pelo povo de Deus como a Mãe de todos nós, de todos os povos - sem distinção de cor, raça ou crença. Ela é a poderosa Intercessora nossa junto a Deus.

Nós a reconhecemos com os seus diversos nomes: Nossa Senhora das Graças, Maria de Nazaré, Santa Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe Rainha, Santíssima Virgem, Nossa Senhora de Fátima - entre muitos outros nomes.

Maria é o símbolo da PAZ!


Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!



Tem anjos voando neste lugar ...




Ainda no Salão Paroquial, nos preparando para o momento da Coroação:











Entrada dos anjos.










































Coreografia realizada pelas jovens do Grupo de Dança da nossa Paróquia.



































Momento da Coroação:































Apagam-se as luzes. Os anjos com os pandeirinhos acesos, iniciam o passeio pela igreja. Nosso pároco, Padre Vanildo, faz a animação. Toda a Igreja participa desse momento, cantando alegremente a música "Anjos de Deus". Muita emoção!




































Depois do passeio pela igreja, os anjos retornam ao altar, onde realizam uma coreografia no altar (momento lindo, com toda a Igreja cantando com muita alegria, com a animação do nosso pároco,  a música "Quando os anjos cantam".



















































Como contei, o manto que bordei para a imagem pequena não foi usado (foto 1).


(foto 1)

Os galhos com folhas foram comprados em loja que vende flores artificiais (foto 2). Usei spray com tinta dourada opaca nas folhinhas, nas cestinhas feitas de garrafa pet e nas cestinhas de vime. As folhinhas eu usei nas coroas dos anjos e nas cestinhas (fotos 3, 5, 6 e 7). 

(foto 2)

(foto 3)

Com garrafas pet preparei as cestinhas que os anjos levaram com as mensagens (fotos 4 a 6). A parte de baixo é usada para a cesta. Na parte do meio (a lisa), recortei, no sentido circular, as tiras para as alças (foto 4). 

(foto 4)

As cestinhas foram decoradas com as folhinhas e com botões de rosas dourados também comprados em lojas de flores artificiais (fotos 5 a 8).

(foto 5)

As cestinhas de vime foram usadas para as lembrancinhas e para as pétalas de rosas (fotos 6 e 7).

(foto 6)

(foto 7)





Nenhum comentário:

Postar um comentário