...

...
...

terça-feira, 28 de abril de 2015

O Que é o Dízimo?


1. DÍZIMO  -  SENTIDO  DE COMUNIDADE  E DE PARTILHA 
  
O dízimo hoje:

Para entender o dízimo hoje é preciso ter em mente duas coisas fundamentais:
  • PRIMEIRO,  tudo o que somos e o que temos vem de Deus, nada é nosso, tudo nos é dado gratuitamente por Deus;
  •  SEGUNDO, é que nós pertencemos a uma comunidade, não vivemos sozinhos, participamos de uma comunidade e somos responsáveis por ela.
Assim, o dízimo, para nós dizimistas, assume os seguintes significados:
  • Culto de louvor a Deus.
  • O dízimo expressa nosso amor e fidelidade ao Pai. 
  • Reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus. Nada é nosso. Tudo o que “conquistamos” foi-nos dado por graça de Deus.
  • Comunhão com os irmãos. O que temos foi-nos dado para ser colocado  em comum para que cada um receba segundo as suas necessidades.
  • Dízimo é partilha. E partilhar não é dar o que nos sobra, mas dar o que o    outro precisa.
Por outro lado, para quem administra o dízimo, ele tem o significado de manutenção. É o que torna possível a vivências das três dimensões da ação evangelizadora da Igreja: DIMENSÃO RELIGIOSA, DIMENSÃO MISSIONÁRIA e DIMENSÃO SOCIAL.

A DIMENSÃO RELIGIOSA se refere à manutenção do templo, da liturgia e dos sacerdotes. É com o dízimo que são pagas todas as despesas relacionadas à igreja-templo: energia elétrica, água, telefone, impostos, reformas, etc. É com o dízimo também que são comprados todos os materiais de uso nas liturgias.

Você já parou para pensar o quanto se gasta para que aconteçam as missas em sua comunidade? São as hóstias, as velas, os folhetos, os livros de canto, as vestes litúrgicas, os objetos sagrados e alguns outros materiais.

Além disso, é com o dízimo também que são sustentados os padres da comunidade. Eles são servidores da Igreja e colocam toda a sua vida a serviço da comunidade. A comunidade tem o dever, então, de dar aos seus sacerdotes condições dignas de vida.

“Não sabeis que aqueles que desempenham funções sagradas vivem dos rendimentos do templo, e aqueles que servem ao altar têm parte no que é oferecido sobre o altar? Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” (1Cor 9,13-14).

A DIMENSÃO MISSIONÁRIA : a Igreja é chamada à missão, a anunciar o Evangelho aos quatro cantos do mundo. E essa ação missionária também requer investimentos. Nada é de graça. O dízimo tem o papel de financiar as atividades missionárias e de formação dentro da comunidade.

A DIMENSÃO SOCIAL: a  Igreja Católica fez uma opção preferencial pelos pobres. Tem o dever de promover e ajudar os que sofrem. É missão de todos nós. É com o dízimo que a comunidade pode realizar as obras de caridade e promoção humana, tão necessárias nos dias de hoje.

Você já tinha se dado conta do quanto o dízimo é necessário para o sustento de sua sua comunidade?

O que o dízimo não é:

Vimos, então, o que significa o dízimo, o que ele é e o que representa para para a comunidade. Mas, é preciso tomarmos cuidado com algumas ideias erradas que alguns ainda têm sobre o dízimo. Precisamos saber o que ele não é.
  • O DÍZIMO NÃO É IMPOSTO. A Igreja não cobra impostos de seus fiéis. Como vimos, devolver o dízimo não significa tirar 10% de tudo o que ganhamos. Dízimo é partilha, é ir ao encontro das necessidades da sua comunidade.
  • DÍZIMO NÃO É MENSALIDADE. Não podemos pensar no dízimo como uma mensalidade obrigatória para a participação na Igreja. Em um clube, é obrigatório o pagamento da mensalidade para que você possa entrar e se divertir nele. O não pagamento da mensalidade implica na perda do direito de utilizar o clube. Na Igreja, não existe mensalidade. A Igreja está aberta e sempre estará aberta à participação de todos. O Dízimo é uma oferta livre e espontânea. Sinal do nosso compromisso com Deus e com a comunidade.
  • DÍZIMO NÃO É INVESTIMENTO. Precisamos ter muito cuidado com uma ideia de dízimo como um investimento. “Vou dar o meu dízimo para que Deus me abençoe e me dê tudo o que quero”. Em muitos lugares as pessoas são enganadas com esse tipo de proposta: “Pague o seu dízimo e você verá o que Deus irá fazer em sua vida!”. E, assim, as pessoas dão tudo o que tem com o interesse de que Deus lhes dê um bom emprego, uma casa nova, um carro de luxo, etc.
Dízimo é ação de graças, é reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus. Nada é nosso.




2. O DÍZIMO E A SEMENTE

A SEMENTE: No mundo, somos um semeador. Não fujas da responsabilidade de semear. Não digas que trabalhar não é fácil, que o solo é duro, áspero, que chove pouco, que o sol queima, ou ainda que a semente não serve. Não é nossa função julgar o trabalho, a terra, o tempo, nossa missão é semear.

A SEMENTE ABUNDANTE: Um pensamento, um olhar, um sorriso, uma força de amor vinda do coração, um abraço, um copo d’água, um aperto de mão, um conselho, doação aos irmãos, o trabalho da comunidade, a caridade, a partilha; são sementes que germinam e se multiplicam rapidamente.

CUIDADO AO SEMEAR: Não semeeis descuidosamente, apenas para cumprir uma missão. Semeie com fé, amor, fidelidade, interesse, com atenção, com quem encontra nisso o motivo central do compromisso e felicidade!

A RECOMPENSA: E quando semeares, não pense: Quanto me dará? Quanto tempo demorará a colheita? Penses que não semeias para enriquecer, aguardando a multiplicação; semeias porque não pode ficar inativo, porque não podes viver sem se doar, porque não podes servir ao Reino de Deus, sem amar e partilhar com os irmãos!

A REFLEXÃO: Tua semente, pois, não cairá no vazio. Sem esperar qualquer recompensa, receberás recompensa; sem sonhar em riquezas, enriquecerás; sem almejar colheitas, teus bens se multiplicarão. E tudo porque semeias num Reino onde perder a vida é encontra-lá, doando e servindo aumentará ricamente a fé, fidelidade e o amor.

TU ÉS UM SEMEADOR: Semeies sempre, em todo terreno, a todo instante, a boa semente com amor; com interesse. Lance sua semente e mesmo que seja pequena ou pouco, ela faz diferença e é muito importante nas obras do Reino.

O DÍZIMO: Quando lançamos sua semente encontramos resistências e obstáculos na busca do partilhar nosso coração e os bens. Entretanto, à medida que se semeia, também se descobre seu sentido verdadeiro: O dizimo é uma promessa, um desafio, fonte de bênçãos e prosperidade (Mal 3,10-12). Associado a isso enraíza no coração do cristão a semente do desapego às coisas materiais e do apego as riquezas celestiais.

Concluindo

Diante de tudo isso, nos resta fazermos uma análise de nossa vida e pensarmos se estamos realmente comprometidos com a obra de Deus, comprometidos com a Igreja, comprometidos com nossa comunidade.

DÍZIMO É SINAL DE COMPROMISSO. É SINAL DE FIDELIDADE AO PROJETO DE DEUS. É sinal de responsabilidade pela comunidade em que eu participo.

Peçamos a Deus que nos ajude a entender melhor o significado do dízimo em nossa vida e nos dê a graça de fazermos essa maravilhosa experiência de ser um dizimista comprometido.

Recebei, Senhor, minha oferta!
Não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é uma contribuição, porque não precisais.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância representa, Senhor,
Meu reconhecimento, meu amor.
Pois, se tenho, é porque me destes.
Amém!


Fonte: Blog Catequese Jesus é Meu Amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário