...

...
...

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Primeira Eucaristia: Como comungar?



Meus catequizandos, e eu também, estamos bem animados, ansiosos por esse momento tão importante na vida deles e na minha! 


Essa é a minha primeira turminha, portanto,  os preparativos para o grande dia são novidades pra mim. Estamos agendando reunião com os pais dos catequizandos  para acertarmos todos os detalhes.   


Neste encontro falamos mais profundamente sobre o Sacramento da Eucaristia. Quase no final, reservei um momento para as crianças falarem sobre suas dúvidas.

Depois,  tivemos momentos de desconcentração: Ceamos juntos, brincamos, batemos muito papo, tiramos fotos, que postei no meu face e no blog. 

Foi muito legal! 

Tudo sobre o nosso encontro, descrevo abaixo:



Está chegando o grande dia!


Motivar: Nós estamos nos aproximando do dia da primeira Comunhão. Vocês vão receber o sacramento da Eucaristia pela primeira vez.  Isso é muito importante. E sempre que estamos às vésperas de um momento importante, precisamos parar um pouco para pensar, para rezar, para preparar nosso coração para este momento. Hoje, vamos entender melhor o sentido e a beleza da Eucaristia e refletir sobre a importância desse  sacramento em nossa vida.

Com isso, percebemos duas coisas muito importantes:
  • A Comunhão é para quem quer ser discípulo de Jesus.
  • A Comunhão não é uma festa para receber a hóstia pela primeira vez. É um compromisso de viver a vida em união com Jesus.

(Conversar um pouco com a turma sobre esses dois itens acima. Ver o que eles acham disso. Deixar que eles falem).

Foi para ficar sempre conosco que Jesus nos deixou o sacramento da Eucaristia, a Comunhão. "Sacramento" quer dizer "sinal": sinal de união do discípulo com o mestre, sinal do amor de Jesus por nós que não quer nos deixar sozinhos. "Eucaristia" quer dizer "ação de graças", ou seja, a alegria do discípulo que agradece a Deus por poder viver unido a Jesus (Frisar bem esses conceitos).

Os sinais são muito importantes. Eles tocam fundo o nosso coração. Uma rosa, por exemplo, pode ser só um flor lá no jardim. Mas, quando ofertada por alguém que ama, é sinal do amor entre as duas pessoas. Um abraço, por exemplo, pode ser só um formalidade. Mas, se acontece entre duas pessoas que se amam e que estavam distantes, ele é sinal de uma grande amizade. E assim vai: um presente pode ser sinal de gratidão, um gesto comum pode ser um sinal especial. Assim, a Eucaristia é sinal da união com Jesus, sinal de seu grande amor por nós e de sua presença nos fortalecendo.

"Agora vejamos: como comungar?

 - A maneira como nos acercamos da Eucaristia e a recebemos - lembremo-nos que não estamos a receber uma coisa, um pedacinho de pão - é clara demonstração de nossa fé. 

Dois profundos sentimentos invadem nosso coração. O primeiro é o de nossa profunda indignidade. Qual criatura, por mais santa que seja, é merecedora de receber o Senhor, nosso Deus? O segundo é o sentimento de alegria e gratidão, uma vez que o próprio Deus quis se entregar a nós, como alimento, para nos comunicar sua Vida, nutrindo-nos como a filhos queridos. 

Famintos, estendemos nossas mãos ao Senhor - "Como os olhos dos escravos olham para a mão de sua senhora" - e abrimos a boca como pequeno pelicano para receber o bocado do Corpo e da Vida do "Pio Pelicano", Jesus Cristo. Como os servos sedentos, aproximamo-nos para nos abeberarmos da Fonte da Vida. 

Discípulos amados, recostamos nossa cabeça no peito de Jesus, como conviva alegre a receber os bocados do verdadeiro Maná descido do céu. (...) 

Nossa presença na Missa deve ser total: corpo, coração, alma. Aquele que bem recebe a comunhão certamente se empenhará em acolher o Espírito de Cristo que nos congrega na Igreja, Corpo de Cristo. "

(Fonte: Liturgia em Foco - Escrito por Dom Paulo Francisco Machado).
http://www.santuarioperpetuosocorro.org.br/



"Você come o Corpo de Cristo, mas é Ele que lhe assimila" - Santo Agostinho 




Comungar o pão e o vinho tem a finalidade de nos tornar unidos em Cristo. "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele" (Jo 6,56), assim como os ramos estão unidos à videira. Uma vez que fomos alimentados por Cristo com o Pão Eucarístico, sejamos transformados por ele num só corpo.

Quando nos reunimos em assembléia para para celebrar a Eucaristia, o sacerdote pede ao Espírito Santo para transformar o pão e o vinho no corpo e no sangue de Cristo e, logo em seguida, pede, novamente, para ele transformar o povo que celebra (assembléia litúrgica) no Corpo de Cristo.

Assim, rezamos na Oração Eucarística II: Concedei que alimentando-nos com o corpo e o sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. E respondemos; Fazei de nós um só corpo e um só espírito.

O Batismo se realiza na Eucaristia. Se formamos o Corpo de Cristo pelo Batismo, a Eucaristia nos alimenta e fortalece com o sacrifício de Cristo, para que vivamos sempre em comunhão, unidos em uma só fé, um só Senhor. Para tanto, precisamos permanecer unidos nele, como galhos à árvore ou os ramos ao tronco da videira.

A videira possui um tronco largo e, a cada ano, produz ramos compridos em que brotam muitos cachos de uva. Cristo é o tronco, nós somos os ramos. Desse modo, formamos sua Igreja. A seiva que vem do tronco e alimenta os ramos é o Espírito de Cristo, que nos fortalece para produzir os frutos. Portanto, para isso, precisamos estar estreitamente unidos a Cristo. Isso ocorre pela Eucaristia. Quais frutos Cristo espera de nós?


Conversa em grupo:

  • Que cuidados precisamos ter para receber bem e devotamente Jesus na Eucaristia?
  • Que frutos a Sagrada Comunhão produz em nossas vidas?

Assim como o alimento fortalece nosso corpo, previne doenças e nos ajuda a crescer e viver melhor, a Eucaristia fortalece nossa vida espiritual, as graças de Deus que recebemos no Batismo.

Também, quando vamos a uma festa, procuramos nos preparar bem. Do mesmo modo, precisamos estar preparados e prontos para receber Jesus na Sagrada Comunhão, procurando ...

  •  acreditar na presença de Jesus na Eucaristia;
  • estar em estado e graça, isto é, sem pecado mortal;
  • guardar uma hora de jejum antes de comungar.  Água e remédios não quebram o jejum.


Através da Santa Comunhão recebemos todas as graças e bênçãos do céu, antecipando a vida eterna que teremos junto a Deus.

A Eucaristia é o sacramento que fortalece a nossa fé e nos faz crescer espiritualmente, especialmente na união com Deus, com os irmãos e irmãs.

A Sagrada Comunhão produz muitos frutos na nossa vida, quando a recebemos bem preparados:

  • aumenta a nossa união com Cristo;
  • apaga os pecados veniais;
  • preserva dos pecados mortais;
  • realiza a união, na Igreja, com todos os filhos e filhas de Deus;
  • compromete a nossa vida com os irmãos mais necessitados.




Esclarecendo questões:


Talvez a turma tenha dúvidas sobre estes assuntos. Eis alguns pontos que costumam gerar dúvidas:

  • É importante falar das questões mais práticas: procissão para receber a comunhão, posição das mãos, silêncio ... É o momento de falar do respeito e da seriedade deste momento e de qualquer celebração da missa, orientando para que se comportem dignamente dentro da Igreja.
  • A Comunhão pode ser recebida na boca ou na mão. O mais comum atualmente é receber na mão. Coloque a mão esquerda por cima da mão direita. O padre colocará a hóstia na sua mão esquerda. Com a mão direita, você pega a hóstia e a coloca na boca, ainda diante do padre ou do ministro. Não saia carregando a hóstia pela igreja a fora. Nem pegue a hóstia diretamente da mão do padre. Estenda a sua mão, e o padre colocará nela a hóstia. Isso evita que a hóstia caia no chão. Se a Comunhão for dada em duas espécies (o corpo e o sangue de Cristo), o padre vai pegar a hóstia e molhar no cálice. Nesse caso, o costume é receber a Comunhão na boca, porque não tem como pegar a hóstia molhada. Diga "amém" e abra a boca. O padre ou  ministro colocará a hóstia diretamente em sua boca.
  • "E se a hóstia grudar no céu da boca?" Não tem problema. Isso pode acontecer. Aja com naturalidade e retire a hóstia com a língua. Melhor do que enfiar o dedo na boca.
  • "E se a hóstia cair no chão?" Se isso acontecer, o padre pegará a hóstia e lhe dará outra. Se a hóstia cair, não é porque a pessoa tenha pecados. É porque, na hora de comungar, às vezes, a mão do padre tremeu ou você não estendeu a mão direito. É comum acontecer, por causa da pressa de comungar. Mas não é sinal de pecado.
  • "E se o padre me der duas hóstias coladas uma na outra?" Comungue as duas, não tem problema. Acontece que as hóstias podem colar uma na outra e não tem como separar. Então, comungue as duas, sem problema.
  • "Posso mastigar a hóstia?" Em geral, a hóstia se derrete facilmente na boca. Mas se a boca estiver seca, ela pode agarrar. Você pode mastigar e engolir, como faz com os alimentos. Mas faça isso discretamente. Não fique mascando, como se fosse chiclete. (Aliás, por falar nisso, nunca se deve participar da celebração mascando chiclete. É uma falta de educação imensa. Ao entrar na igreja, jogue a bala ou chiclete fora).
  • "O que faço depois da comunhão?" Volte para o seu lugar e continue antando. Depois do canto, haverá um momento de oração para agradecer a Deus. Não se deve comungar e ir para a Capela do Santíssimo, até porque, nesse momento, o Santíssimo não está na capela. Também não parece bom comungar e ficar ajoelhado rezando, quando todos estão cantando. O certo é comungar, voltar para o lugar e continuar cantando. Pode ficar assentado mesmo. Depois se faz o momento de oração em silêncio.
  • "O que faço se esquecer algum pecado na Confissão?" É comum esquecer pequenos pecados. Para evitar isso, você pode fazer uma lista por escrito. Mas na Confissão Deus perdoa também os pecados que foram esquecidos. Em geral, quando a gente esquece, é porque o pecado não tinha tanta importância assim. Se tiver esquecido um pecado e achar que é importante, pode voltar e dizer ao padre o que esqueceu. O que não pode é deixar de contar alguma coisa, quando está lembrando, por causa de medo, vergonha ou outra razão. Omitir um pecado, sem esquecimento, é um erro grave. Não precisa ter vergonha. Conte tudo, abra o seu coração, como se estivesse diante do próprio Jesus que acolhe e aconselha a todos.
  • "Toda vez que for comungar eu preciso me confessar antes?" Não. A gente comunga toda vez que participar da celebração da Eucaristia. E só precisa se confessar quando tiver um pecado mais grave. Depois da primeira Comunhão, deve-se comungar sempre. Se tiver cometido apenas pequenos pecados, pode comungar também. Se cometer um pecado mais grave, então procure a Confissão de novo para pedir perdão e renovar o propósito  de vencer as fraquezas.
  • Ao procurar a Confissão novamente, o padre vai perguntar quanto tempo tem que você não se confessa. Tente se lembrar disso antes, O padre quer saber disso para avaliar se você está pecando muito em pouco tempo ou se, tendo passado muito tempo sem se confessar, você tem apenas pecados leves. Isso ajuda a entender como anda a sua vida espiritual, se você precisa para superar algum pecado que venha se repetindo muito. Ao falar do tempo, seja claro: diga quantos meses ou anos você se confessou pela última vez. Procure evitar a expressões vagas, como: "Tem um tempão que não me confesso!" O padre não saberá o que é um tempão ou um tempinho.
  • "Preciso me confessar todo ano?" A Igreja aconselha a fazer a Confissão dos pecados ao menos uma vez por ano. Mas isso se você tiver pecados mais graves. É bom confessar uma vez por ano, ao menos. Mas se você conseguir passar o ano todo sem pecado, ou até mais, não está obrigado a se confessar de novo. Pode continuar comungando.
  • "Se eu estiver com pecado grave, posso comungar?" Não. Nesse caso, procure antes a Confissão, para depois comungar. Pode falar com o padre que você deseja se confessar. Ele vai encontrar um momento para atender você.
  • "A Catequese acaba depois da primeira Comunhão?" Não! Vamos guardar com muito carinho que a Comunhão não é o fim da catequese. Ao contrário, ao comungarmos, assumimos um compromisso com Jesus, Passamos a ter a obrigação de comungar sempre. Todo domingo ou em toda celebração. A Igreja diz que a gente deve participar da missa todo domingo, ou ao menos uma vez na semana. Para quem mora longe, às vezes só é possível participar da missa uma vez por mês. Na falta da missa, se houver celebração na comunidade, deve-se participar e comungar também. Também a catequese continua. Não acaba depois da primeira Comunhão. A gente continua porque tem muita coisa ainda para aprender.








Fonte:
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Liturgia em Foco - Dom Paulo Francisco Machado).
  • Livro somos Igreja do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo


8 comentários: