...

...
...

sábado, 24 de maio de 2014

Homenagem às Mães


No domingo, em que comemoramos o Dia das Mães, fizemos uma bela homenagem às mães de nossa Comunidade. Essa ideia copiei do livro "Caixa de Surpresas", de Rogério Bellini e Fernando Barreto, com algumas adaptações.  Deu um pouquinho de trabalho para preparar tudo, mas valeu a pena! Ficou muito legal!

Vou transcrever abaixo a sugestão dos autores e no final, vou contar como fizemos e postar algumas fotos.


Atividade:

  • "Receita de bolo para as mães"


Objetivo:

  • Aproveitar o sentido de festa para preparar um bolo diferente que alimentará nosso coração.

Recursos:
  • tigela;
  • colher;
  • papel sulfite;
  • fita crepe ou cola;
  • hidrocor;
  • embalagens de ingredientes para bolo: caixa de leite, pacote de farinha, pacote de açúcar, caixa de ovos, pote de margarina e lata de fermento.
  • bolo decorado;
  • velas de aniversário;
  • bonecas.

Confecção do material:

Recorte 12 faixas de papel sulfite e escreva com caneta hidrocor seis sentimentos (AFETO, CARINHO, AMOR, PROTEÇÃO, COMPREENSÃO e DEDICAÇÃO) e as seis intenções relacionadas abaixo, que utilizaremos para a oração da comunidade, de forma e expressar nossa gratidão pelas mães.
Fixe as faixas contendo os sentimentos na frente das embalagens e as intenções no verso, conforme a relação abaixo:

Caixa de leite: AFETO

Assim como o leite envolve toda a massa, que o afeto da nossa comunidade proteja e defenda todas as mães, principalmente as mais necessitadas - rezemos.

Pacote de farinha: CARINHO

Pedimos a Deus que as nossas comunidades acolham as mães excluídas da assistência pública e as integre com carinho ao plano da salvação, assim como a farinha com toda a sua maciez dá unidade à massa - rezemos.

Pacote de açúcar: AMOR

Que o nosso coração reflita a face de Cristo a todas as mães. Assim como o açúcar dá sabor à massa, que o nosso testemunho de amor ao próximo seja o gosto da nossa fé - rezemos.

Caixa de ovo: PROTEÇÃO

Assim como o ovo embala uma vida nova, que as nossas pastorais acolham e protejam as mães que colaboram com Deus na criação e que o calor humano seja ambiente propício para esta vida aconteça - rezemos.

Pote de margarina: COMPREENSÃO

A nossa religião deve acolher o diferente permitindo assim que a Palavra de Deus seja levada a todas as mães indistintamente. Assim como a manteiga se molda no recipiente, que a Palavra de Deus seja anunciada à mãe solteira, à mãe analfabeta, à mãe abandonada, à mãe desempregada, sempre com a palavra de esperança - rezemos.

Lata de fermento: DEDICAÇÃO

Muitas são as dificuldades, mas somente a perseverança e a dedicação farão com que o Reino de Deus aconteça. Assim como o fermento desaparece na massa, nós devemos desaparecer para que o Cristo se faça presença viva para todas as mães do Brasil - rezemos.




Desenvolvimento:

1º Momento:

  • No início da missa, antes do comentário, entraram as meninas com bonecas no colo, ao som de uma música de ninar. 







  • As meninas recitaram um texto em forma de jogral. As partes do texto foram fixadas nas bonecas, sendo que a última parte seria dita por todas juntas, o que não aconteceu devido os aplausos que vieram antes de terminar a apresentação (Bom, paciência, sabemos que essas coisas acontecem! rs).



  



            Eis as frases escolhidas:

       1. Estamos, hoje, celebrando com alegria o dia das mães. Mas, afinal
           de contas, o que é ser mãe e quem são elas?

       2. Mãe é aquela que nos coloca no coração de Deus, nos ensina a rezar,
           nos ensina a amar, nos ensina a ser bons, caridosos, amáveis para com
           os outros.

       3. Sua existência é em si um ato de amor.
           Gerar, cuidar, nutrir.
           Amar, amar, amar...
           Amar com um amor incondicional
           Que nada espera em troca.

       4. Ela tem capacidade de ouvir o silêncio.
          Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos
          incertos. Me fortalecer quando tudo ao meu redor parece ruir.
      5. Afeto desmedido e incontido. Mãe é um ser infinito.
          Tudo aquilo que sou e pretendo ser
          Devo ao anjo que Deus me deu.
       6. TODAS:

           E cada verso meu será para te dizer, mãe

           Que eu sempre vou te amar

           Por toda a minha vida!


2º momento:
  • Na oração da comunidade, o comentarista fez a introdução dizendo que neste dia seria preparado um bolo para as mães, e que contaria com a ajuda de algumas crianças para o preparo. Uma menina ficou de frente para a assembleia, com a tigela e a colher nas mãos. O comentarista dizia o ingrediente que seria usado no preparo do bolo, ou seja, o nome do sentimento e, em seguida, cada criança subia com sua embalagem e lia a intenção,  em forma de prece, simulando, a seguir, adicionar o ingrediente na tigela.
       








  • Ao  final  da  apresentação,  o  pároco  concluiu  com  a  oração,  e   antes do ofertório, a menina simulou mexer a massa  e  o comentarista  disse  à assembleia que o bolo seria colocado no forno.

3º Momento:

Depois dos avisos, as crianças apresentaram a música "Minha Mãe", do Balão Mágico. Cantaram lindamente! (Nesse momento pode ser apresentada uma coreografia, uma mensagem, uma poesia ou um canto).




Ao final, peguei na sacristia o bolo pronto e decorado com velas de aniversário e todos os participantes cantaram parabéns para as mães.






Havia entre as mães presentes uma grávida, e o padre a convidou para apagar as velinhas, representando todas as mães da comunidade.

  • Trouxemos mais dois bolos grandes, cortados em pedaços e embrulhados em papel alumínio, que foram distribuídos para toda a comunidade (os pedaços de bolo foram colocados em saquinhos, onde havia também um cartãozinho para as mães). 













































5 comentários:

  1. Que legal é a comunidade do padre Vanildo,eu sou aqui de Tijucas santa catarina e o padre Vanildo sempre que vem pra cá ele celebra em nossa capela são luiz gonzaga. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá Migas Conectadas!
    Fiquei muito feliz com a visita de vocês! Sim, o Padre Vanildo é o nosso Pároco e a nossa Comunidade é mesmo muito legal! Vocês já vieram aqui? Se não, venha nos visitar! Será um prazer enorme recebê-las em nossa Paróquia.
    Abraço fraterno!Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Maria Gatie! Adorei a tua apresentação do dia das mães , e vou fazer com os meus catequizamdos . Como fizeram o comentário para a entrada das meninas com as bonecas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Celso! Obrigada pela visita! Já faz tanto tempo... Mas lembro que as meninas entraram antes de todos, não havia iniciado a missa ainda. Não houve comentário para a entrada das meninas (elas entraram ao som de uma música de ninar). Depois que elas falaram o texto, foram para os seus lugares e aí houve a entrada do padre e dos demais, depois dos comentários de praxe, de acordo com a liturgia. Aí durante a missa, no momento das preces, elas retornaram, com os os outros textos (ingredientes do bolo). Nós fizemos tudo praticamente sem ensaiar. Mas é bom combinar tudo com o comentarista pra sair tudo certinho. Espero ter ajudado, meu irmão. Depois me conta como ficou sua apresentação, ok? Abraço fraterno. Paz e bem!

      Excluir
  4. queria uma dinamica para fazer na celebração em ação de graças. tipo, queria dar uma imagem de Maria mais nao queria fazer sorteio, algo que tocasse no coração das mães e sem saber alguma vá ate a comentarista receber a imagem. So nao sei como fazer

    ResponderExcluir