...

...
...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

João Batista veio preparar a vinda de Jesus



Objetivo:

  • Conhecer a história de João Batista, primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias;
  • Reconhecer João Batista, como o escolhido de Deus para preparar o caminhar de Jesus e torná-lo conhecido e amado pelo povo.


Ambiente:
  • Bíblia
  • Vela 
  • Flores
  • Imagem de São João Batista



1. Acolhida

  • Acolher a turma com muita simpatia. Cantar música animada, à escolha.
  • Convidar as crianças para fazer silêncio e rezar.
  • De mãos dadas, repetir: Ó Deus de amor, mais uma vez nos reunimos e queremos pedir que o Senhor nos ajude a viver unidos. Assim, juntos, queremos estar também bem pertinho do Senhor, para que a nossa vida seja abençoada pela sua presença. Venha ficar conosco, ó Deus de amor. Amém!


2. Motivação

Conforme vimos no encontro anterior, durante muito tempo, Deus foi preparando o seu povo para receber Jesus, o Salvador. Deus foi preparando o seu povo para a vinda do Messias. Chamou algumas pessoas, que se tornaram suas amigas, para que falassem em seu nome.  Deus fez Aliança com os patriarcas: a Abraão prometeu uma descendência maior que as estrelas do céu! Através de Moisés, libertou o povo do cativeiro do Egito e deu a sua Lei!

 Dentre esses amigos, alguns foram Profetas que falavam em nome de Deus e anunciavam a vinda do Salvador. Depois dos patriarcas, Deus enviou os profetas para anunciarem sua palavra ao povo. Vejamos alguns exemplos de profecias: 
  • Profeta Isaías: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará com o nome de Emanuel, que quer dizer Deus Conosco." (Is 7,14). "Um menino nos nasceu ...  E Ele se chama: Conselheiro Admirável, Deus Forte, Príncipe da Paz." (Is 9,5).
  • Profeta Malaquias: "Mas sobre vós, que temeis o Meu Nome, se levantará o Sol da Justiça que traz a salvação em seus raios." (Ml 3,20).

Esses amigos de Deus, além de anunciar a vinda do Salvador, incentivavam as pessoas a mudarem os corações, reencontrando o caminho do amor de Deus.

  • Profeta Jeremias: "Escutai minha voz: serei vosso Deus e vós sereis o meu povo; segui sempre o caminho que vos indicar, a fim de que sejais felizes." (Jr 7,23).

Deus cumpriu a promessa de enviar seu Filho ao mundo para nos salvar. Após uma longa preparação de seu povo, Deus escolhe uma virgem chamada Maria e envia o Anjo Gabriel para anunciar que ela seria a Mãe do Salvador, conforme já vimos em encontro anterior.


Perguntar às crianças:
  • Quando vamos receber uma pessoa muito importante e muito querida em nossa cidade, o que devemos fazer? (Deixar que falem).

Dizer aos catequizandos que, antes de Jesus começar a sua missão, alguém preparou o povo para receber o Salvador. Esta pessoa foi João Batista, primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias. Lembrá-los das palavras do Anjo Gabriel, quando falou do filho que Isabel esperava e da atitude de Maria ao saber que sua prima também esperava um filho.

Hoje nós vamos saber mais sobre João Batista.

Para as famílias do povo da Bíblia, os filhos eram uma bênção. Quando não tinham filhos, sentiam-se desprezadas pela sociedade e esquecidas por Deus. Zacarias, sacerdote do templo há muitos anos, e sua esposa Isabel, prima da mãe de Jesus, viviam na condição das famílias sem filhos. Quando ficaram idosos perderam a esperança de terem seu herdeiro, seu filho. Mas, para Deus nada é impossível. Vejam só: Isabel engravidou!

Vamos conhecer a história do nascimento do filho de Zacarias e Isabel?



3. Leitura

    1º Momento: LC 1, 5-56 - Anúncio do nascimento de Jesus

    2º Momento: Lc 1, 57-64 - Nasce João Batista

    3º Momento: Lc 1, 67-80 - O cântico de Zacarias


Comentar:


Duas histórias se desenvolvem praticamente ao mesmo tempo: a história de João Batista e a história de Jesus. Vejam vocês: no sexto mês de gravidez de Isabel, Deus enviou  o Anjo Gabriel à cidade de Nazaré para levar um recado a uma jovem chamada  Maria, que iria se casar com um descendente de Davi, chamado José.  Quando Maria  deu  seu "sim " a Deus para ser a mãe de Jesus, ela  recebeu  a notícia de que sua prima  Isabel,  que  tinha idade avançada também estava esperando um filho.  Vocês  sabem o que Maria fez quando soube que sua prima também seria mãe?   Maria  se aprontou e foi com pressa para uma idade da Judéia, na região montanhosa. Entrou na casa de Zacarias  e  cumprimentou Isabel. Quando ouviu a saudação de Maria,  a  criança se mexeu dentro dela  e,   Isabel, cheia do Espírito Santo, falou bem alto: "Você é a mais abençoada de todas as mulheres!   E a criança   que você vai ter é também a mais abençoada!  Quem sou eu para que a  mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que ouvi você me cumprimentar,  a  criança  ficou alegre  e   se mexeu  dentro  de   mim!   Você é feliz por acreditar que vai acontecer o que o  Senhor disse!" Maria louvou o Senhor com o Magnificat.



Maria ficou por aproximadamente três meses com sua prima Isabel. Certamente, nesse período, elas sonharam juntas com seus filhos, vivendo a espera na amizade, com gestos concretos de ajuda, fraternidade e oração.





JESUS E O PRIMO JOÃO


Jesus e João  eram quase da mesma idade, mas cresceram longe um do outro. Eles pouco se encontravam. Quase não se conheciam. Quando José morreu, Jesus já era moço. Ficou morando com sua mãe, na casa de Nazaré.

João já era moço também. E morava num lugar deserto. Nesse lugar havia montanhas. O rio Jordão passava ali perto. João levava uma vida sem conforto. Ele se vestia de pele de camelos e se alimentava com gafanhotos e mel. João amava muito a Deus. Ele era um santo homem. Um dia Deus falou com João, lá no deserto: "João, você foi escolhido, para dar uma boa notícia. Mas vá falando pouco a pouco. Vá dizendo ao povo: o Messias já chegou. O Salvador dos homens já está no meio de nós. Jesus já veio à terra. Até agora quase ninguém sabe disso. Mas, daqui a pouco, Jesus vai ficar conhecido. Ele vai ensinar a todos o caminho do céu".

Estava chegando a hora de Jesus ficar conhecido. O primo João devia ir avisando o povo. Ele era precursor de Jesus. Precursor quer dizer: quem vai na frente anunciando. João começou seu trabalho com muito amor. Saiu de sua tenda, lá do alto. E procurou ficar sempre nas margens do rio Jordão. Por aí, passavam muitas pessoas. Eram viajantes que vinham de vários lugares. João batizava as pessoas no rio Jordão. Recomendava a todos que não cometessem pecados. E dizia: - A gente não deve pensar só em gozar a vida. Deve também fazer algum sacrifício, por amor a Deus.






QUEM É ESSE JOÃO BATISTA?


João era um homem santo. Esse homem santo batizava no rio Jordão. Por isso, seu apelido era Batista. Muitas pessoas perguntavam a João Batista: - O Senhor é o Salvador prometido por Deus?  E João respondia: - Não, não sou. O Salvador é Deus todo-poderoso. Eu tenho só um pouquinho de poder. Foi Deus quem me deu esse poder. Eu fui escolhido para dizer que Jesus já chegou! Sim. O Salvador já está entre nós. Mas, quase ninguém conhece ainda Jesus.


NOTÍCIAS IMPORTANTES

Certo dia, chegaram a Nazaré notícias importantes. Todos falavam do homem do Rio Jordão:
- Ele batiza no rio Jordão.
- Dizem que é um profeta!
- Ele manda só fazer o bem aos outros.
- Mas é enérgico, bravo!

Maria ouvia esses comentários bem quietinha. E pensava sozinha: - Está chegando a hora... João já está moço. E Jesus também. Penso que Jesus vai começar uma vida nova. E, para isso, precisa sair de casa.
- Mãe, eu preciso falar com a senhora...
- Falar o que, meu filho? Já sei. Já adivinhei tudo. Sei que meu filho precisa sair de casa. É Deus quem pede isso. Chegou a sua hora, meu Jesus! A hora de ensinar a todos os caminho do céu. Deixa a oficina de carpinteiro. Deus quer assim. Pode ir, meu filho.

Aos trinta anos, Jesus deixou a casa de Nazaré. Começou a viajar. Agora, Jesus queria ir ao encontro do primo. Ele sabia de tudo quanto João fazia, lá no deserto. Lá no deserto, João começou o seu trabalho. E, pouco a pouco, ia falando de Jesus. João batizava os viajantes no Rio Jordão. E dizia: - Vão se preparando. Depois de mim virá o Salvador. O Salvador vai chegar logo.


João Batista falava a verdade. Jesus até já estava no meio do povo. Tinha vindo com outros viajantes. Mas, esses viajantes não conheciam Jesus. Um dia, Jesus chegou ao rio Jordão. Chegou com outros viajantes. Ele aproximou-se de João Batista e disse: - Eu também quero ser batizado. João Batista olhou firme para aquele viajante.  Ele reconheceu-o no mesmo instante. Era Jesus, o Salvador. Então, João Batista, perplexo, falou:   - Como?! Eu vou batizar o Senhor? Não, isso não. Eu é que deve ser batizado pelo Senhor. Para mim isso é que está certo. Mas, Jesus insistiu: - Faça o que eu estou pedindo. Mesmo que você não entenda. João ficou calado. Obedeceu. 



E assim, Jesus foi batizado.



Jesus falou assim sobre João Batista: "Dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior do que João".  Por que João Batista é tão grande assim? O povo ficou admirado com a sua vida simples, com a palavra de verdade que falou sem medo, por ele ser cheio de Deus. Ele não tinha medo de reclamar contra Herodes por ter sido amasiado com a cunhada. E por isso o rei decidiu a sua morte. Ora, no aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou perante a plateia e agradou a Herodes. Por isso, ele se obrigou com juramento a dar-lhe tudo o que pedisse. Incitada por sua mãe, ela lhe disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João, o Batista".  O rei ficou triste; mas por causa do seu juramento e dos convidados, ordenou que se cumprisse o que prometera e mandou decapitar João na prisão (Mt 14,6-10).






Conclusão:


Encontramos João Batista adulto, pregando no deserto da Judéia: "Convertei-vos, o Reino dos Céus está perto!" A voz de João ecoava nas pedras duras do deserto e exigia a conversão do coração (mudança de vida). Para João, o Batismo era sinal de conversão a Deus e mudança de vida. João sempre falou diante de todos com coragem e sinceridade e a muitos aconselhava a viver em fraternidade e justiça (Lc 3,10-15). Aos fariseus, João dizia que eles não pensassem que estavam salvos só porque eram descendentes de Abraão: "Produzam fruto que dê testemunho da vossa conversão" (Mt 3,8). Segundo João, o homem bom é assim mesmo, ele produz bom fruto. Enquanto vivemos os festejos tradicionais, de fogueira, fogos, balões, danças, brincadeiras e comidas típicas, nós não devemos nos esquecer o essencial: a figura admirável do Batista.

Você sabe de quem João Batista falava? Era de Jesus que ele falava. João Batista preparou o caminho para Jesus fazer a sua pregação. Ele era um homem de coragem, não tinha medo de falar a verdade. Foi por isso que criticou a rainha, que fazia coisas erradas. Furiosa, a rainha ordenou que João fosse preso e tivesse a cabeça cortada. João morreu, mas denunciou as coisas que iam contra a Lei de Deus. Ele foi um dos maiores profetas.


5. Atividades

  • O catequista prepara um cartaz com o desenho de um caminho, com o título "Preparando os caminhos do Senhor". Nesse caminho, escrever várias palavras que significam dificuldades em nossa caminhada (desânimo, tristeza, desamor, etc). 
  • Deverá preparar também flores de papel colorido,  onde as crianças escreverão virtudes contrárias aos obstáculos que estão escritos no cartaz. 
  • Colar as flores no cartaz (pode ser às margens do caminho ou onde der mais sentido). 


5. Oração Final e Encerramento

  • Iniciar a celebração conversando sobre os obstáculos que encontramos em nossa caminhada de fé e o que devemos fazer para superá-los.
  • Através de uma oração espontânea, o catequizando (ou o grupo) de catequizandos apresentará a virtude escrita por ele que será colocada no quadro, pedindo a Deus a força necessária para vivê-la.
  • Cada participante do grupo lê uma frase abaixo. No final de cada frase, todos juntos dizem: João Batista, nos ensina a buscar a verdade.
        - Neste Brasil de tantas injustiças ...

         João Batista, nos ensina a buscar a verdade. 

         - Diante dos mentirosos e daqueles que tenham nos iludir... 

         João Batista, nos ensina a buscar a verdade. 

          - No meio das pessoas que estão longe de Deus...

         João Batista, nos ensina a buscar a verdade.

          -  Na nossa catequese e nas lições que aprendemos...

         João Batista, nos ensina a buscar a verdade. 








Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Livro do Catequista - Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • O Evangelho de Jesus narrado para as crianças (Paulinas)
  • Livro Conhecendo Jesus ( Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)
  • Livro Anuncio uma grande alegria (Arquidiocese do Rio de Janeiro)

13 comentários:

  1. muito bem trabalhada essa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucéli! Feliz com a sua visita!
      Volte sempre! Abraço faterno!

      Excluir
  2. Amei essa matéria! Peço p usá-la amanhã com as criancas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ilka! Fico feliz por esse post estar sendo útil pra você. Que o seu encontro tenha sido um sucesso! Obrigada pela visita! Volte sempre! Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Sou visitante assídua, sempre tendo boas ideias após ler seus posts!
    Aprendo muito com você e uso muito de suas postagens!
    Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Tudo bem Dicássia? Obrigada pela sua visita e pela mensagem carinhosa! Que bom que as minhas postagens têm te ajudado! É uma alegria compartilhar com os colegas catequistas as minhas experiências na Catequese. Volte sempre! Que Deus continue abençoando muito a sua caminhada! Bjss

      Excluir
  5. Oi Boa tarde muito obrigada pela matéria 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita!
      Volte sempre!
      Um abração! Paz e bem!!!

      Excluir
  6. Muito bom usarei em minha catequese on line esse ano kkkk Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Samara!!! Muito sucesso na sua live!
      Obrigada pela visita! Volte sempre
      Forte abraço! Paz e bem!!!

      Excluir
  7. Sou grato por você compartilhar conosco esse material muito rico, Deus abençoe seu ministério. Seu material ajudou na preparação do meu, gratidão sempre.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Idê, sou catequista, agradeço por esse encontro, vou realizá-los com minhas crianças. Muito obrigado! Perfeito. Deus os abençoe!

    ResponderExcluir